quarta-feira, 1 de outubro de 2014

LANCHEIRA - Os malabarismos para montar uma lancheira saudável

Getty Images

Preparar a lancheira escolar definitivamente não é uma tarefa fácil. Principalmente quando você se preocupa em oferecer uma alimentação saudável e tenta fugir das tentações (e praticidades) industrializadas. Escolher os alimentos corretos, saber como armazená-los da maneira certa para que não percam seus nutrientes, fazer escolhas e substituições certeiras não é mole não. 

A escola dos meninos, por exemplo, tem um cardápio elaborado por uma nutricionista. Este cardápio, em tese, deve ser seguido. Você tem a opção de contratar o serviço (e assim ficar livre do trabalhão diário) ou mandar diariamente a lancheira seguindo o cardápio do dia. No primeiro mês do Rafa na escola não pensei duas vezes e contratei a cantina. Mas, pra minha surpresa, ele reclamou que queria levar lancheira, por que a maioria dos amigos de sala também levava. E lá vamos nós embarcar nessa aventura de "montar" lancheiras (sim, duas, afinal tenho dois filhos em idades diferentes e com gostos completamente diferentes) todos os dias. 

À princípio seria fácil. Afinal, existe um cardápio para ser seguido, certo? Errado. Porque tem dias que é servido algum item que eles não gostam ou que é preparado um lanche na hora, que não dá pra fazer em casa e comer duas horas depois. O suco é outro "x" da questão. Suco natural é mais saudável, claro. Mas suco de fruta natural para ser consumido duas horas depois perde as vitaminas, alguns sabores amargam, se for enviado em garrafinha de vidro térmica corre o risco de cair no chão e quebrar, enfim, o que seria fácil virou uma novela. Aí partimos pro suco de caixinha. Ok. Que a gente finge que acredita que é suco (Não é! É Néctar! Está escrito lá na caixinha), finge que não sabe que tem horrores de açúcar e conservantes. Finge ou não se conforma, como eu. E sai em busca de opções melhores. Mas olha, dificílimo encontrar. Principalmente por que os mais porcarias, em geral, estão associados aos personagens que a molecada adora e a tentação deles para ter o suco do super herói "x", "y" ou "z" é grande. Mas vamos, lá, não desisto! E converso muito com os meninos, explico, oriento. As vezes funciona. As vezes a pressão e a vontade deles é maior. E assim vamos levando. E dá-lhe água de coco e algumas marcas mais naturais.  Vez ou outra o suco porcaria, o achocolatado ou a garrafinha de iogurte acabam invadindo a lancheira. Descobri que não dá pra ser radical. Meus filhos comem sim um docinho, um biscoitinho trash, um suco que não é suco. De vez em quando! Não sempre. E funciona. Depois que "matam" a vontade, voltam para os alimentos que estão acostumados, que é mais saudável. 

A minha "briga" com a lancheira não é de hoje. Quem conhece a história do Matheus com a comida sabe do que estou falando. Quem não conhece pode entender clicando aqui nessa reportagem que fala do Transtorno Alimentar que ele desenvolveu - Transtorno Alimentar - O fato é que montar a lancheira de uma criança que é super restritiva é dificílimo. Dos cinco dias da semana, Mat não comia, em geral, quatro itens do cardápio. Mas nunca desisti de ajudar meu filho a aceitar os alimentos e também nunca me rendi a burlar o cardápio só para satisfazer sua vontade. Ele gostava, por exemplo, de bolacha de chocolate, mas nunca levou pra escola, pois não era permitido (e por que não é saudável mesmo comer biscoito recheado no dia a dia!). Aliás, esse é o outro problema das lancheiras. A escola faz a parte dela oferecendo um cardápio bacaninha. Algumas mães tentam segui-lo. Mas (como sempre tem o "mas"), alguns não seguem e mandam batatinhas fritas, biscoito recheado, bolinhos industrializados, salgadinhos de pacote. E aí seu filho fica com vontade de Fandangos! E aí ele te questiona sobre por que o fulano pode e ele não. E aí, por causa da lancheira, você se pega tendo um papo cabeça com um moleque de quatro anos para fazer ele entender que tem mães não estão nem aí pro cardápio saudável e mandam Fandangos na lancheira... E o lado bom é que esses papos funcionam e hoje eles chegam em casa dizendo: "Mãe, acredita que o fulano de tal levou salgadinho porcaria de novo? Feio, né?!". Ufa. Muito feio! 

Como o assunto está fresquinho aqui em casa, ele virou tema de entrevista pro blog. A seguir um bate-papo com a nutricionista Pâmela Pessoa Araújo: 



Mãe de Segunda Viagem - Quais alimentos devem estar presentes na "lancheira (ou lanche) ideal"? 

Pâmela - A lancheira deve ser composta por um alimento de cada grupo alimentar, carboidrato (pães, bolos de preferência caseiros, bolacha sem recheio ou cookie integrais), acompanhado de uma proteína (queijos, nozes ou castanhas) um suco e uma fruta.


Mãe de Segunda Viagem - Quais cuidados os pais devem ter na hora de escolher os alimentos a serem colocados na lancheira dos filhos? 

Pâmela - O primeiro cuidado deve ser com a higiene e se forem alimentos industrializados observar o estado das embalagens respeitando sempre o cuidado com as temperaturas recomendadas de cada alimento. Depois o cuidado com a variedade dos alimentos, acrescentar tomate e cenoura nos lanchinhos, por exemplo, para deixá-lo mais colorido e consequentemente, mais atraente e nutritivo. Diversificar o lanche é sempre muito importante para que a criança não enjoe e fique desestimulada aos hábitos saudáveis.


Mãe de Segunda Viagem - Suco é sempre melhor que refrigerante. Mas os sucos industrializados estão longe de ser considerados saudáveis. Nesse caso, é melhor levar um suco natural (mesmo que fique muito tempo parado na lancheira até a hora do lanche) ou optar pelo industrializado? 

Pâmela - Existe uma variedade imensa de sucos industrializados no mercado, consequentemente na qualidade e no valor nutricional um muito diferente do outro. Com isso não é recomendado os sucos industrializados de pó e somente artificiais. Os sucos naturais seriam a melhor opção de saudáveis, porém com o tempo perde valor nutricional e corre o risco de amargar e a criança não conseguir ingerir. Por isso, para as lancheiras a melhor recomendação seriam os sucos concentrados de caixinhas.


Mãe de Segunda Viagem - Quais outras opções de bebidas saudáveis e recomendadas para as lancheiras? 

Pâmela - Ficamos limitados, já que a maioria das bebidas para crianças precisam de refrigeração, uma outra opção, seriam os sucos concentrados a base de soja.


Mãe de Segunda Viagem - Quais as melhores frutas pra se levar na lancheira? E como elas devem ser colocadas na lancheira: inteira ou partida? 

Pâmela - As melhores frutas são as da época, aproveitando ao máximo suas propriedades nutricionais, além da oferta com os melhores preços. Sempre colocadas na lancheira inteiras e se houver necessidade, cortar no momento do consumo.


Mãe de Segunda Viagem - Bolinhos, bolachas recheadas, chocolates e guloseimas são os vilões das lancheiras. Como conscientizar pais e filhos da importância de um lanche saudável e nutritivo? 

Pâmela - Os pais precisam ser exemplo sempre para as crianças, e na alimentação não é diferente. Se houver uma oferta muito grande desses alimentos em casa, fica difícil explicar para a criança que esse alimento ela não pode comer. Então a melhor opção é oferecer alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, e quanto mais in natura for melhor a opção.


Mãe de Segunda Viagem - Quais os alimentos "vilões" das lancheiras e dos lanches das crianças em fase escolar? 

Pâmela - Os alimentos “vilões” são os excessos, a diferença entre o “saudável” e o “vilão” será sempre a quantidade. Sou a favor de liberar um docinho de fim de semana, em festas de aniversário, deixo comer sem proibir nada, porém ressaltando a quantidade porque o excesso vai fazer a criança passar mal, principalmente as crianças que não possuem o hábito de comer “as guloseimas” todos os dias.


Mãe de Segunda Viagem - Como a escola pode trabalhar com os alunos a importância de um lanche saudável? 

Pâmela - As escolas podem ter programas de orientação alimentar com as crianças e disponibilizar informações e dicas sobre alimentação saudável e qualidade de vida para os pais.


Mãe de Segunda Viagem - Como os pais podem trabalhar em casa essa questão com os filhos? O exemplo ainda é a melhor saída (pais que comem bem influenciam filhos a comer bem também)? 

Pâmela - Sim, o exemplo será sempre a melhor saída, aliada com práticas e atividades lúdicas com as crianças, atraindo os pequenos para o convívio com os alimentos, já que o alimento faz parte da nossa vida desde o momento do nascimento. Então aproximar as crianças do pré preparo e preparo dos alimentos é bem bacana, como leva-los à feira, mercados e estar na cozinha junto com os familiares.


Mãe de Segunda Viagem - Dê dicas de lanches saudáveis e que agrada também a molecada. 

Pâmela - As aceitações das crianças geralmente são herdadas dos hábitos dos pais e familiares, mas bons exemplos de lancheiras saudáveis seriam:

1-    ½ Pão integral com requeijão,  1 cx de suco de uva e 1 maça
2-    1 Mini bolo de cenoura com aveia, 1 cx de suco de soja de maracujá e 1 queijo suíço
3-    4 Mini pães de queijo, 1 cx de suco mix de frutas e 5 morangos com 1 noz picadinha









Agradecimento à  Pâmela Pessoa Araújo - Nutricionista CRN 17.630 - da empresa Qualidade & Sabor – Terceirização e Consultorias Alimentares

Um comentário:

  1. Adorei a matéria....esses lanchinhos são sempre um tormento!

    ResponderExcluir