quinta-feira, 16 de outubro de 2014

FILHOS - A importância de ter um tempinho exclusivo com cada um!

Mat: sorvetinho pra
espantar o calor!
No dia a dia estamos sempre juntos. Seja pra ir ao mercado. Seja pra ir ao médico. Seja pra ir à escola, à terapia do Mat, à natação. O fato é que raramente tenho um momento exclusivo com um filho só. O trio está sempre grudadinho. E, de tempos em tempos, percebo que um ou outro está mais "ciumentinho" e necessitando de um carinho especial e exclusivo. Quem é mãe de dois (ou mais) talvez entenda o que estou falando. Os meus meninos são muito grudados, vivem juntos, brincam muito e se entendem muito bem. Se brigam? Claro que sim, mas bem pouco pra falar a verdade. Sabem, claro, que a mãe é uma só, mas, tem horas que dá uma vontade de uma exclusividade, né? Quem nunca? 


Matheus costuma ser o mais ciumento. Talvez por que durante alguns anos teve a mãe só pra ele (antes do irmão nascer). Ou simplesmente por que é da sua personalidade ser mais ciumento mesmo. É também o que mais demonstra e assume o ciúme: "Você está dando mais atenção pro Rafa!", ele diz. Outra vezes fala sem titubear: "Mãe, eu vi você dar um beijo no Rafa. Também quero! Estou com ciúme!"

Rafa é mais na dele. Costuma ignorar a gente quando sente ciúme. Faz cara de pouco caso, de "não estou nem aí". Mas acaba ficando mais agressivo, mais impaciente. Não assume seu ciúme declaradamente, mas demonstra nos seus atos. E, como aqui adoramos observar as reações de cada um, já percebemos que essa é a forma dele exteriorizar seu ciuminho. 

Essa semana resolvi ter um momento exclusivo com cada um. Não foi a primeira vez. Sempre que é possível promovo esses momentos de mãe e um filho só. Em geral, são momentos rápidos, quando o horário de entrada ou saída deles no colégio não batem, quando um já entrou no colégio ou quando o outro ainda não saiu. Enfim, é o tempo que é possível, mas que costuma render bons resultados. 

Na terça-feira, enquanto o Rafa estava no futebol, aproveitei a horinha que teria livre com o Matheus para levá-lo pra tomar um sorvete. Deixamos o carro no colégio e fomos a pé. A caminhada com meu grandão me fez reforçar a ideia de como ele cresceu... É um companheiro, um amigão. Falamos dos amigos, da escola, dos preparativos dele (e sua turma) para a Feira do Conhecimento do colégio. Ele se queixou do comportamento de um amigo, elogiou outro e assim, livres, descontraídos, conversamos sem ninguém nos interromper. No final, já de volta no colégio ele me deu um abraço e confessou: "Tão bom ter você só pra mim!". 

Rafa: meu "pão doce" com o
seu "pão doce"!

Ontem foi a vez do Rafa. Como o tempo estava meio esquisito, o sorvete foi substituído por uma "ida" à padaria. Rafa é comilão e, como tal, adora um pãozinho! Foi o primeiro aluno a sair da escola (assim que abriu o portão) para que nosso rápido passeio desse tempo até a hora da saída do Matheus. Ficou super feliz de ser o primeiro! Ele não sabia. Foi surpresa e ficou muito feliz. Quando perguntei o que ele ia querer da padoca, seus olhinhos brilharam e ele disse: "Vai ser o nosso momento, mãe? Oba! Vamos comer pão doce?", emendou. Ele se deliciou com seu pão doce (eu olhei, senão vou virar um balão! rs), contou sobre as lições novas que aprendeu, falou sobre os amigos. Rafa é engraçado, um companheirinho e conversar com ele rende pérolas inusitadas e divertidas. Na volta pra escola, já estava quase no horário do irmão sair. O resultado: um caçulinha super feliz e sorridente. 

E desses passeios, vem a lição: muito bom estar juntinho com todos da família, mas super importante e enriquecedor ter uma atençãozinha exclusiva com cada um, de vez em quando. 


E você? Já passou por essa experiência também? Conte pra nós. 




3 comentários:

  1. Oi Adri, adorei! Aqui também é assim - o mais velho tem um ciúme mais escancarado. Ele acha que a bronca é sempre só pra ele rsrs. Também faço esses momentos exclusivos, mas não tinha oficializado como "nosso momento". Talvez por isso eles nem percebam... Vou tornar esse momento mais especial contando que é a hora da exclusividade ;)

    ResponderExcluir
  2. O engraçado é que as poucas vezes que saímos só com Theo ele não parava de falar no irmão...

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre adotei a tática de dar atençao individualizada de vez em quando. Tudo começou quando a minha cacula(Bruna) nasceu e a mais velha (Camila) se sentiu um pouco "para escanteio". Quando a Bruna tinha 1,5 eu viajei p Porto Seguro com a Camila e ficamos lá por 7 dias. Quando a Bruna fez 7 anos, me cobrou a no ssa viagem "sozinhas"e fomos para o Magic City e tb ficamos lá quase uma semana. Fico com saudades e com o coraçao apertado pela ausência da outra que ficou em casa, mas acho que está valendo a pena.
    No último aniversário da Camila, por exemplo, fizemos tudo juntas: fomos ao parque, cinema, almoçar fora; agora a Bruna já está programando o dia em que serei "só dela", pois o seu aniversário já está chegando. É muito legal ser tão importante para as meninas....

    ResponderExcluir