terça-feira, 14 de outubro de 2014

JUDÔ - Porque vale a pena seu filho subir no tatame!

Mat com sua medalha e faixa nova!
Ele ama participar desses torneios!
No último sábado, os meninos participaram do Torneio de Judô do colégio. Foi o quinto torneio do Matheus e a estréia do Rafael no evento. A emoção, para nós, foi grande. Rafa estava apreensivo, mas muito feliz por que ia poder mostrar para nós, sua plateia, tudo o que aprendeu nas aulas de judô. Matheus estava mais relaxado, afinal, é "macaco véio" nesse quesito, como diria minha vó. Mas estava igualmente feliz, já que adora participar desse tipo de apresentação. 

Durante o torneio eles puderam mostrar os golpes, que aprenderam até agora, trocaram de faixa (Rafa foi da branca para a vinho e Mat da azul escura para a azul ponta amarela!) e receberam medalha e certificado de incentivo e participação.

Toda essa movimentação aqui em casa por conta do torneio levantou uma questão. Afinal, quais os benefícios do judô para crianças? Por que é importante introduzir esse esporte especificamente nos primeiros anos de vida escolar da molecada? E fui atrás dessas respostas, que agora compartilho com vocês. A seguir algumas informações bacanas, que, para quem tem filho pequeno, vale a pena saber. E, claro, incentivá-lo a subir no tatame de corpo e alma. Certamente, ele (ou ela) aprenderão muito mais do que simples golpes nessas aulas...  

Rafa no tatame com o amigo: feliz da vida em sua primeira
participação no torneio de judô

- O judô é muito benéfico para a saúde física e mental. É um esporte que ajuda, inclusive, a formar um cidadão com valores quanto a respeito, integridade e disciplina. 

- Em geral, o esporte começa a ser desenvolvido com crianças na faixa etária entre 2 e 7 anos. Trata-se de um período de extrema importância para o desenvolvimento da criança, quando ela usa a estratégia do jogo simbólico para organizar e compreender o mundo. Ainda, tem no jogo uma alternativa para se livrar de certas angústias. 

- Durante o judô, as crianças aprendem a deixar de lado o egocentrismo, pois a atividade incita isso com os jogos. As lutas e, principalmente, as trocas de faixas, fazem com que elas se graduem e percebam que devem ser exemplo para as crianças menos graduadas. A partir daí, criam o respeito pelo outro. 

Rafa: agora ele é faixa vinho!
- Desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno. 

- Contribui para o controle muscular, aperfeiçoamento do reflexo, desenvolvimento do raciocínio, equilíbrio mental, reforço do caráter e da moral, fortalecimento da auto-confiança. 

- Prepara os jovens para uma convivência harmônica em seu ambiente social. 

- Estimula o interesse pela competição sadia. 

- Desenvolve o educando como um todo. 

- As competições ajudam a trabalhar a derrota e fazem com que a criança perceba que, numa luta, apesar de um vencer e outro perder, isso se refere a algo de momento. 








Fontes:
http://www.reflexojudo.com.br/
http://doutissima.com.br/



Um comentário:

  1. Vale muito a pena incentivar nossos filhos a subirem no tatame! Quando vemos os objetivos citados, percebemos que não é por um acaso que esta atividade está inserida na grade escolar de muitas escolas. Quando tratamos de interdisciplinaridade, vemos que o Judô é um importante elemento na formação de cidadãos de valores. Isso é o que queremos para nossos filhos, para nossos alunos! Amei a matéria!
    Nota importante: Como é bom ver os olhos encantados da plateia mais importante (família) a apoiar os pequenos judocas que sente-se as estrelas do dia... E são!

    ResponderExcluir