quarta-feira, 7 de outubro de 2015

MOLUSCO CONTAGIOSO - Adeus às bolinhas brancas na pele!

No começo da semana meu caçula precisou passar por um procedimento para retirada de MOLUSCO CONTAGIOSO da pele. O procedimento foi super rápido (feito no próprio consultório da dermatologista), quase indolor (com a aplicação de uma pomada anestésica, não foi nenhum bicho papão) e tranquilo pro baixinho (que ganhou até um parabéns da médica por ter aguentado firme e forte). 

Mas o que é afinal esse tal Molusco Contagioso, que é relativamente comum aparecer na pele, principalmente, da molecada? 

Imagem meramente ilustrativa extraída da internet

Uns anos atrás o meu grandão também teve. Mas na época foi possível tratar em casa usando um medicamento que a dermato receitou e mandamos manipular em farmácia. Foi super tranquilo. Mas com o Rafa foi diferente. O mesmo remédio não fez efeito e as "bolinhas" ficaram lá grudadinhas na pele (e algumas até aumentaram de tamanho). 

O molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa relativamente comum caracterizada pelo surgimento de nódulos na pele - muitas vezes confundidos com verrugas. 

É causado por um vírus que é membro da família dos poxvírus - o maior tipo de vírus já identificado. O contato direto é a forma de contágio mais comum que existe para esse tipo de infecção. O vírus espalha-se por meio de contato com objetos contaminados, como toalhas, roupas ou brinquedos. 

Acredita-se que o molusco contagioso seja mais comum em pessoas com sistema imunológico enfraquecido como no caso de soropositivos e, em crianças, especialmente as que tem dermatite atópica (que é o caso dos meus filhotes!). 

Tratamento

Embora sejam indolores, confesso que incomoda ver aquelas bolinhas (no caso do Rafa eram várias) espalhadas pelo corpo. Fora que como são contagiosas, devem também ser eliminadas para evitar que sejam transmitidas para outras pessoas do seu convívio. Quando não são retiradas devem ser cobertas para evitar o contato de toque. Sabe-se que as bolinhas podem sumir por si só depois de um tempo, mas pode levar até 4 anos para isso acontecer. 

O tratamento consiste na destruição das lesões, que podem ser feitas através da eletrocoagulação, criocirurgia, curetagem, cauterização química ou expressão manual. Quando curetada ou retirada manualmente, elimina um conteúdo semelhante a uma "massa" esbranquiçada. 

Uma alternativa de tratamento é o uso de imunomoduladores, no qual a aplicação do produto modifica a resposta imune nas áreas tratadas, levando à eliminação das lesões. 

A recomendação médica é iniciar o tratamento quando surgem as primeiras lesões, evitando a disseminação que ocorre, em alguns casos. 

No caso do Rafa, a dermatologista aplicou uma pomada anestésica para ele não sentir dor. Depois de alguns minutos fez a curetagem manualmente. Pronto. Alguns minutos depois, Rafa disse adeus às bolinhas branca e estava liberado para seguir sua vida normalmente. 



FONTES utilizadas nesse post: 
http://www.minhavida.com.br/
http://www.dermatologia.net/

15 comentários:

  1. Meu filho esta com bolinhas parecidas mas são varias e menores, mas notei que estão crescendo

    ResponderExcluir
  2. Meu filho de sete anos tbm está com essas bolinhas e agora a minha filha de dois anos começou a parecer tbm.��

    ResponderExcluir
  3. Li em uma outra reportagem que pode dar em crianças que está com o sistema imunológico baixo. E em quem tem soropositivo ou dermatite isso procede ?

    ResponderExcluir
  4. Meu filho de 2 anos também está com essas bolinhas meu Deus tô bastante preocupada

    ResponderExcluir
  5. Minha filha tem várias pelo corpo tô bem preocupa

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus eu tô tão assustada, meu filho tb tem.

    ResponderExcluir
  7. minha filha também tem ela tá surgindo em outras partes do corpo

    ResponderExcluir
  8. Queria saber o nome da pomada usada nos seus filhos.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho de 2 anos também está cheio dessas bolinhas

    ResponderExcluir
  10. Minha filha mais velha tem 5 anos e está com isso, a mais nova de 1 ano não pegou acho que, porque ela ainda mama. Fiquei desesperada e a internet deixa a gente mais apavorada ainda, tenho espremido algumas e passado vinagre de maçã, depois lavo e aplico um pouco da pomada neomicina. o ruim e que vai se espalhando para lugares diferentes mas está melhorando. Acho que ela pegou na escola.

    ResponderExcluir
  11. Filha da minha cunhada teve, a médica receitou vinagre de maçã. Agora minha filha de 2 anos tem. Mas e muito novinha pra usar vinagre de maçã. Pois arde na pele.

    ResponderExcluir
  12. Minha filha de 2 anos tbm tem tô muito preocupada isso assusta e a internet deixa vc mais assustada ainda

    ResponderExcluir