sexta-feira, 19 de setembro de 2014

AMIZADE - As amigas que os filhos me trouxeram!

Hoje estava pensando o quanto mudou minha vida depois que os meninos nasceram. Mas talvez a maior mudança de todas foi as amizades que surgiram graças à eles. Nunca imaginei que ganharia tantas amigas por causa dos meninos. E não estou falando de "pessoas conhecidas", que se resumem no "oi" e "tchau" diário não. Estou falando de amizade mesmo, de laços fortes, onde há afinidade, companheirismo, troca. Estou falando de ombro amigo, onde eu posso "chorar as pitangas" e ouvir quando é preciso. Estou falando de pessoas que sei que posso contar quando for preciso (e já precisei de várias delas, por isso falo com conhecimento de causa!) e que estou disposta a ajudar de coração. 

Nunca pensei que amizades que começaram no portão do colégio, no vestiário da natação, nas inúmeras festinhas de buffet infantil se tornariam tão sólidas. Que abriria minha casa com o maior prazer do mundo para receber não só o amiguinho deles, mas o pai, a mãe e as vezes até o irmão. Que teríamos tantas afinidades, tantos pontos em comum, tantas dúvidas e certezas com relação à maternidade e à vida. 

Acredito que aprendemos com as diferenças e semelhanças. E nessas relações a troca é muito grande. Concordando ou discordando, contribuímos umas às outras por que o que todas querem no final, é acertar. E nada melhor do que trocar experiências vividas, ouvir conselhos, ter um "outro olhar" sobre o mesmo assunto. No grupo tem de tudo... a desencanada, a avoada, a preocupada, a certinha, a brava e a mais boazinha, não necessariamente nessa ordem! A mãe mais jovem e a mais madura. A que trabalha fora e a que trabalha muito em casa! A mãe de um filho só e a de duas, três "viagens"... 

Sinto-me privilegiada por ter conhecido pessoas tão especiais, que tanto acrescentam e alegram nossas vidas. Matheus tem uma turminha na escola (de filhos e pais também!) muito festeira. E graças às tantas festas que nos encontramos os laços começaram a surgir... As crianças são muito unidas entre si e isso já virou até comentário de professora em reunião de pais. E essa união deles vai pra fora dos muros da escola. Nas férias costumamos programar passeios comuns para eles se encontrarem, um vai à casa do outro quando é possível e assim as amizades foram ficando cada vez mais sólidas e interessantes. Rafael, como já nasceu com esse clima "pronto", se considera o "mascote" da turma. E é apaixonante como os "amigos grandes", como ele mesmo diz, o tratam com tanto carinho e atenção. 

A turminha do Rafa também não fica pra trás. Embora ainda seja novato na escola (mas não da calçada, afinal desde que nasceu vai diariamente buscar o irmão no colégio!), Rafa já tinha alguns amiguinhos de sala antes mesmo de ser um aluno matriculado. E também já me presenteou com algumas amigas queridíssimas, mães de seus amigos, que hoje moram dentro do meu coração. 

Pena de quem não abre seu coração para novas amizades e considera "bobagem" se aproximar dos pais dos amigos de seus filhos. Além de conhecer de perto quem é o "fulano", que seu filho demonstra gostar tanto, você pode descobrir que por trás dele tem uma família incrível, vivendo as mesmas emoções e fase que você, afinal tem um filho da mesma idade. Que pode compartilhar experiências, trocar conselhos, dar força nas horas difíceis e muita gargalhada nos momentos de alegria. 

As amigas de antes, claro, estão guardadíssimas no meu coração. Aliás, tenho algumas especialíssimas, do meu tempo de escola, que o tempo jamais vai nos separar. Mas essas amigas que falo nesse texto foram presentes, que nossos filhos, proporcionaram. A culpa é toda deles! E graças à eles, que são nossos presentes de Deus, ganhamos novas amizades! 

Amigas que os meus filhos me deram! 



Algumas amigas queridíssimas estão fora dessa montagem por que não encontrei fotos na hora. Mas, lembrem-se: vocês estão no meu coração! 





4 comentários:

  1. Ai Dri me emocionei agora...você consegue escrever tudo que sentimos.....Eu tbem tenho muito carinho por você e pelas amizades da escola...em pensar que nos conhecemos mesmo no portão....Lembro ate hoje no portão do infantil vc estava esperando o Mat na saida e tinha um aviso, um cartaz no portao falando sobre um dia que nao teria aula por conta de recesso de feriado....ai olhamos uma para outra e comentamos sobre o fato,,,,,e desde ai surgiu uma amizade grande que envolve confidências, desabafos, familias e sei que com vc não é da boca para fora posso contar mesmo....Ai adorei a foto obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  2. Adorei! É isso mesmo, temos todas que nos sentir abençoadas por fazermos parte de um grupo assim. Cada família chegou de um jeito e foi conquistando. Obrigado por fazer parte da minha família, da minha vida. Me senti demais! Estou em todas as fotos rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto! Tão lindo e tão verdadeiro! No portão da escola descobrimos tanta coisa! Pessoas tão diferentes, universos tão distintos, cada um do seu jeito, com seus medos e sua coragens. Um sustentando a vontade de acertar do outro. Na calçada da escola esquecemos o trânsito, os atrasos, a correria. É ali que nos reunimos para dividir a parte comum das nossas vidas: a criação dos nossos filhos. Eu, em particular, que passei este ano pela perda do meu pai, fiquei comovida quando vi, durante a missa, você e a Adélia chegarem com tanta solidariedade. Nunca vou esquecer! Num momento tão difícil, tão triste, duas amigas que conheci na calçada da escola me levaram afeto, carinho, consolo. Que caminho lindo a escola nos ensina a trilhar! Sou muito grata a nossas crianças por trazerem para dentro de nossas casas um afeto tão bonito. E sim, adoro seu blog! Continue escrevendo, mais e mais. Um beijo, querida.

    ResponderExcluir
  4. Amei o texto! Traduz nossos sentimentos e como a relação foi crescendo e a tchurma também. Somos como uma grande família, ficamos felizes na alegria do outro e sofremos quando o outro sofre... Amigos são irmãos que a gente escolhe! Amos nossa tchurma

    ResponderExcluir