domingo, 14 de setembro de 2014

PÉROLAS - Um espaço no blog só para as pérolas dos filhotes

Nem todo mundo sabe, mas esse blog surgiu à princípio para registrar as pérolas que ouvíamos do Matheus durante a gestação do seu irmão, o Rafael. Na época, Mat tinha três anos e quase que diariamente "soltava" comentários hilários sobre o irmão, a gravidez, o seu cotidiano e a vida. Como minha memória é péssima e eu tinha certeza que passados alguns anos esqueceria metade (ou mais) do que ele dissera, resolvi criar um espaço para registrar esses comentários, muitas vezes engraçados, muitas vezes emocionantes, que o meu pequeno dizia. A ideia era que no futuro ele mesmo pudesse entrar em MATHEUSZICES - AS PÉROLAS DO MAT e se deliciar com as coisas que ele mesmo dizia. Rafa nasceu, cresceu e como o irmão (e como toda criança!) também começou a fazer suas graças. Ganhou seu espaço especial no coração da mãe e, claro, no blog também. Em PÉROLAS DO RAFA estão reunidas as histórias e causos do meu pequeno. 

O blog começou como uma espécie de diário de uma mãe de segunda viagem. Aqui eu desabafava sobre as dificuldades e alegrias da segunda gravidez, sobre as manobras pra driblar o ciúme do primeiro filho que começava a surgir, sobre a rotina cansativa de cuidar da casa-trabalho-filho ainda pequeno-gravidez. Não foi fácil. Não é fácil. Mas quem disse que seria? Posso dizer que é recompensador. Matheus está numa fase deliciosa em que começa a demonstrar seus conhecimentos adquiridos, suas aptidões, seus interesses por determinados assuntos. Mas ainda continua soltando suas "pérolas" em nossas vidas. Rafa é mais arteiro, gosta de uma farra, mas esse ano pudemos descobrir um Rafa mais centrado, bom aluno (ontem mesmo recebi elogios da professora sobre o comportamento dele, o que deixou meu coração bem feliz!), com coração bom e humor afiado, o que torna nossos dias ainda mais alegres. 

E, para não perder o costume, a seguir as últimas duas PÉROLAS que os meninos soltaram essa semana por aqui: 


A copa do mundo trouxe uma descoberta pro Matheus. Ele despertou o interesse por geografia. À princípio era somente pelos times que participaram dos jogos. De lá pra cá Mat fez muitas perguntas sobre os países como "Onde fica a Alemanha, mãe?"; "Que idioma falam na Croácia?"; "Como é a vida no Japão, que está tão longe de nós?"; "Por que chamam quem nasceu nos EUA de americano se existem muitos outros países nas Américas?" . Enfim, respondendo, pesquisando, mostrando pra ele novos conhecimentos, ele foi pegando "gosto" pela coisa. Dia desses, enquanto arrumávamos os livros da estante me deparei com o Atlas, que estava meio escondidinho. Matheus na hora o pegou e passou quase uma hora olhando, lendo, voltando páginas. E, vez ou outra, vinha um comentário: "Mãeeeeee, olha como a Croácia é pequenininha!"; "Como a Rússia é grandona!"; "Se eu morasse em Portugal poderia assistir vários jogos do Barcelona... olha como fica pertinho da Espanha!". E por aí ele seguiu... falando que o Japão está longe; que o Uruguai está perto; questionando até o por que da rivalidade Brasil x Argentina se são países vizinhos. Ficou "pirado" em saber algumas capitais de vários países também. Eis que surge a pérola: 

"Mãe, o Afeganistão não é aquele país que tinha muita violência e até homem bomba? Olha também o nome da capital já parece uma explosão: Cabul não parece Cabum (barulho de bomba)?"


Rafa essa semana estava dodói e precisou passar na pediatra. Eis que ela examina daqui, examina dali e veio o diagnóstico: Rafa está com gripe forte. Não é nenhuma infecção, mas precisará tomar alguns remédios. Enquanto a médica prescrevia a receita, ele começa a tossir e, sem pensar duas vezes, diz em alto em bom som: 

"Mãe, não adiantou nada vir aqui. Continuo com tosse!"

A pediatra começou a rir e respondeu: "Poxa Rafa, nem resolvi seu problema, né?"


Mat, Rafa e suas "pérolas" guardadas no blog! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário