sábado, 27 de setembro de 2014

ARTE - Exposição pode ser sim passeio de criança!

Este texto começa com um pedido. Se você é do tipo de pessoa que acha que criança não curte exposição OU que exposição é um passeio chato para criança, por favor, bote o "pré conceito" no bolso e aí sim continue lendo o que vem a seguir... Garanto que vale a pena!

Matheus atrás de muitos palitos

Essa semana vi as fotos de uma exposição que me chamaram muito a atenção. Trata-se da mostra "Ciclo - Criar com o que temos", que está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, até o dia 27 de outubro. Nela o conceito "ready-made" é o foco. Como artistas contemporâneos do mundo todo reinventam a ideia de apropriação de objetos do cotidiano? A exposição propõe ao público uma reflexão sobre "como um novo olhar sobre objetos comuns pode modificar a experiência do cotidiano, evidenciando que é possível pensar diferente sobre aquilo que parece ser sempre o mesmo". 


E lá fomos nós conhecer a tal exposição nesse sábado nublado. E a experiência foi simplesmente SENSACIONAL. E me fez chegar a algumas conclusões: 






1 - A primeira delas é que muitas vezes os pais "acham" que a criança vai ficar entediada com uma exposição e sequer a levam para conferir sua opinião de fato. 

2 - Criança gosta sim de exposição. Os meus meninos ficaram alucinados enquanto percorriam as diferentes instalações. E o mesmo brilho que eu via nos olhos deles, era visto em outras crianças que estavam no local também com seus pais. 

Os dois brincando com seus próprios movimentos!
3 - Criança se bem orientada sabe sim obedecer e seguir as regras. Em nenhum momento os meninos tocaram nas peças, por que sabiam que não podiam fazer. Claro, um bebê talvez não obedecesse. Mas na idade dos meus (4 e 8 anos) foi super tranquilo. 

4 - Criança faz os comentários mais incríveis que se pode ouvir durante a mostra. São muitas pérolas. Só por isso já vale cada minuto do passeio. 

5 - Cultura pode ser sim um passeio divertido. E criança pode ser feliz também num espaço cultural. Ela não precisa só ir em parques de diversões cheios de eletrônicos para se divertir. 

A mostra é dividida em seis andares. Basicamente em cada um deles há uma ou duas instalações diferentes. 

"Desarme": 6700 armas
transformadas em instrumentos
O quarto andar foi o que mais chamou a atenção dos meninos aqui de casa. Denominada "Desarme", a instalação reúne aproximadamente 6.700 armas confiscadas dos narcotraficantes mexicanos, que foram "transformadas" em 8 instrumentos musicais. Os instrumentos foram uma espécie de banda automatizada, que vez ou outra, repentinamente, começa a emitir sons. É incrível! Ninguém sabe qual irá tocar e em qual momento. É realmente de encher os olhos de crianças e adultos. 

Outras instalações que chamaram muito a atenção foram as que utilizam objetos do cotidiano como copos de plástico, palitos de dente e lâminas de barbear. "Mãe imagina tomar banho numa banheira feita por lâminas? A gente ia sair todo machucado", dizia o Rafa. "Mãeeeeee esse monte de copinhos plásticos parecem dunas de areia, né?", arriscava o Mat. 

Até o enorme e imponente lustre, localizado bem no centro do centro cultural chamou a atenção dos meninos. E, chegando mais perto, dá pra ver que ele é todo feito com milhares de absorventes internos. 
O quarteto reunido!

E tem também instalação interativa. O "Espelho de Lixo número 3", funciona como um espelho composto por centenas de fragmentos de objetos encontrados no lixo. Através de um sistema de automação, ele responde aos movimentos do público. E, nessa hora, a molecada pira, já que percebe que os seus próprios movimentos estão interferindo no movimento da obra. 

E por que valeu tanto a pena o passeio? Por que no final, depois de percorrer toda a exposição recebi um pedido especial dos dois: "Mãe, vamos começar tudo de novo? É muito legal! Não queremos ir embora!"

É, acho que eles realmente gostaram dessa exposição. 

Fica a dica. Passeio gratuito, bacana e divertido em família. 





Nós três e muitos, muitos copos de plástico ao fundo!




Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Alvares Penteado, 112. Informações: (11) 3113-3651. Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô. Entrada franca. 








Um comentário:

  1. Adri, eu amo museus! Theo foi em várias exposições e até Gael já entrou na dança!!! Não vou me esquecer a perplexidade do moleque quando entrou no masp com 2 anos... Muito fofo!!!! Eu concordei com TUDO no seu texto... Mas tenho meus pesares... As vezes parece que não somos lá muito bem vindos... Sinto que a gente entra e os seguranças ligam as anteninhas, sabe??? E olha que o Theo super entende as regras... Acho que é meio cultural... De qq forma, amei sua dica! Já está na programação! Beijos

    ResponderExcluir