quinta-feira, 11 de setembro de 2014

ESCOLA - Conhecimento levado pra fora dos muros da escola

Não sou professora. Não sou pedagoga. E, por conta disso, muitas vezes me sinto incapacitada de avaliar com conhecimento de fato se uma escola é boa ou ruim ou se um sistema de ensino é mais forte ou mais fraco que o outro. Converso muito. Faço perguntas para mães com filhos em outras escolas. Mas, no final, o que tenho de retorno é a opinião de pessoas, que, assim como eu "acha" isso ou aquilo. São opiniões pessoais e não com uma base sólida de conhecimento. 
Enfim, diante disso não consigo, no momento, saber se a escola que os meus filhos estudam está dentro dos padrões para o ano letivo de cada um, se é forte ou fraca. O que sei (e isso sei bem) é o retorno que as crianças me dão no dia a dia, quando demonstram o conhecimento adquirido em sala de aula, quando conseguem ter uma linha de raciocínio e pensamento fora dos muros da escola. 
E essa semana Matheus deu um desses retornos... Na terça-feira, enquanto aguardávamos a consulta da pediatra, meu grandão se aproxima da mesa da secretária e puxa conversa com ela. Apontando o calendário que estava sobre a mesa, ele diz: "Esse é 'O Quarto', de Van Gogh!". Percebi que ela ficou com cara de ponto de interrogação e pediu para ele repetir, o que tinha dito. E ele: "Essa obra que aparece no seu calendário chama 'O Quarto" e quem pintou foi Van Gogh", disse. Ela olhou pra mim, deu um sorrisinho de canto de boca, pegou o calendário e leu as letras minúsculas, que diziam: "O Quarto. (1888,1889), de Vicent Van Gogh.". E completou: "Nossa, Matheus. Esse calendário está aqui há tanto tempo e eu não tinha reparado com atenção. Parabéns"
Quando perguntei pra ele, como ele sabia, veio a resposta: "Aprendi na escola mãe. E acho bonito esse quadro. Mas isso já faz um tempo... agora estou aprendendo sobre Leonardo da Vinci. Você reparou que a cara da Mona Lisa é misteriosa? A gente não sabe se ela está sorrindo ou não"
Ponto pra escola. Ponto pro Matheus. 

"O Quarto", de Vicent Van Gogh

6 comentários:

  1. amaurikravaski@bol.com.br11 de setembro de 2014 às 08:02

    Também não tenho competência pra avaliar tecnicamente o ensino desses pequenos mas.....se uma escola se preocupa em ensinar sobre Van Gogh e Da Vinci, me parece como leigo, que a escola deles está no caminho certo.

    ResponderExcluir
  2. Sinto-me feliz em saber que o que tem sido ensinado tem atravessado os muros da escola. Esse é o sentido de educar. Parabéns ao Matheus que aprendeu, ensinou, surpreendeu e, emocionou...

    ResponderExcluir
  3. É exatamente nestes pequenos grandes detalhes que percebemos que a escola está fazendo a diferença na vida de nossos filhos. Quando vamos escolher a instituição de ensino para nossas crias, não há competência pedagógica que fale mais alto que o coração de mãe e nem metodologia de ensino que sobreviva à falta de afeto. A melhor escola para o filho da gente é aquela em que ele se sinta feliz e satisfeito, pois este é o primeiro passo para uma boa aprendizagem. Parabéns à escola, aos professores, ao Matheus e à mamãe que dia a dia colabora para que esta aprendizagem toda aconteça.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a boa escola, será sempre a que educa e não somente alfabetiza seus alunos.
    Fica claro, que o Mat, está adquirindo (e gostando) de cultura para sua vida.
    Que orgulho, ser dindo desse menino, que despertou seu olhar encantado para a arte.

    ResponderExcluir
  5. Mais do que tudo, podemos perceber que os estímulos que a escola está oferecendo ao Matheus, está sendo assimilado por ele. Nessa modernidade tecnológica, é surpreendente ele se interessar pela arte. Isso é muito enriquecedor e certamente ele está descobrindo que admirar arte traz um prazer bem diferente, e nesse caminho ele sem dúvida descobrirá outros interesses que ao longo da vida vão se acumular e fazer de Matheus um grande homem. Parabéns a esse menino tão especial.

    ResponderExcluir
  6. Também não consigo avaliar um ensino do outro mas por esses pequenos gestos nos mostra seus valores. Ensinar arte é cultura e os nossos pequenos merecem isso.

    ResponderExcluir