terça-feira, 9 de setembro de 2014

FILHOS DOENTES - A reação de cada um diante da dor!

Mat e Rafa: tão parecidos e tão diferentes! 



Foi aberta a temporada de filhos "dodóis" por aqui. À princípio, nada grave. Rafa está com um resfriado mais forte, nariz congestionado e tosse seca, que se agravam sempre a noite, bem na hora de dormir. Mat desde ontem tem se queixado de forte dor de cabeça, o nariz também começou a trancar e na madrugada teve febre alta. A madrugada foi intensa por aqui. Um chamava daqui. Outro chamava dali. Pega termômetro. Limpa nariz. Acalma um que estava irritado por que não conseguia respirar direito. Abraça o outro, que estava assustado por conta da febre. Dormir ficou pra escanteio. Era apenas um detalhe... e, de cama em cama (sim, dormi na minha, acordei na do Rafa e amanheci na do Matheus) fiquei pensando em como eles, embora tão parecidos em algumas coisas, são tão diferentes em outras. 

Rafa é mais nervosinho. Quando algo não dá certo fica irritado. Quando está resfriado ou com alguma dor fica insuportável, tadinho. Briga com ele mesmo. Se debate. Essa noite, o vilão foi o nariz entupido. Rafa fica furioso. Senta na cama bravo. Chora! Pede socorro! Se pudesse, tenho certeza, arrancaria o nariz e o jogaria fora! Como não é possível fica irritado. Não gosta de tomar remédio ruim (e qual criança gosta?). Dá trabalho pra engolir. Agora, como está maiorzinho, conseguimos, depois de muita conversa, fazê-lo entender de que é necessário. Mas ele reclama. Questiona. Pergunta se não tem outra opção. Não aceita fácil. No final da maratona, estamos exaustos. Ele, por "sofrer" demais. Eu, por cuidar desse ser tão contestador, mas que eu amo de paixão. 

Mat é o oposto. Dono da maior tranquilidade do mundo, costumo dizer que ele "passou" três vezes na fila da calma lá no céu. Mat doente não é de reclamar. Fica amuado. Caidinho. Quer colo. Quer carinho. Mas não é explosivo em momento algum. Diz, claro, onde dói. Mas "curte" a sua dor sem estresse. Sem escândalo. Sem exagero. Essa madrugada, me chamou pra dizer que a cabeça doía. Ele ardia em febre. Dei antitérmico e um banho para esfriar o corpo. Ele pediu para que eu deitasse ao seu lado. E, bem ao seu estilo Mat de ser, disse: "Obrigado por cuidar de mim bem na hora em que você poderia estar dormindo!". Desmontei. Mas não foi exagero ele dizer isso. Mat é assim em sua essência. Mal sabe ele que sono com filho doente é apenas um mero detalhe. Até por que enquanto a febre não abaixa a gente não consegue dormir mesmo. É muita preocupação.

Agora os dois estão brincando no cômodo ao lado. Vez ou outra escuto o Rafa resmungar "Ai esse nariz que não para de escorrer!". E ele mesmo se vira, pega lencinho, limpa o nariz, joga no lixo. Todo independente. Todo decidido. E o Mat responde: "Calma, Rafa. É gripe. Vai passar".  Todo tranquilo. Controlando suas emoções. Juntos um vai aprendendo com o outro a ter mais paciência e a ser mais explosivo, quando preciso for. 







Um comentário:

  1. E no final um completa o outro e vc como mãe esta tendo a oportunidade de conhecer duas essências lindas e maravilhosas. Adorei a parte "pura calma passou no céu 3 x " kkkkk.
    adorei a forma q vc aborda a vida até qdo o assunto é do doença fica prazeroso de ler seu blog sempre animado rico em detalhes. Gde bjs

    ResponderExcluir