quinta-feira, 23 de outubro de 2014

COMPORTAMENTO - O que você faz para economizar água?


                                                            Imagem retirada da internet
A falta de água em São Paulo tem deixado todo mundo de cabelo em pé. O medo de ficar sem esse bem tão precioso e necessário para nossa sobrevivência tem levado muitas pessoas a pensar e repensar sobre maneiras para se economizar água. Discutir o uso consciente e responsável, olhar para si próprio e se questionar "O que eu posso fazer para reduzir o meu consumo de água diário?" não é só importante, como fundamental. É uma questão de sobrevivência. 

O problema virou assunto entre as crianças. E, como criaturas especiais que são, os pequenos dão um baile em exemplo e conscientização em muitos adultos por aí. Não é de hoje que o Rafa, meu caçula, tem pânico por desperdício de água. Muito antes desse caos se instalar em São Paulo, Rafa já pedia desesperado para desligar o chuveiro enquanto o ensaboávamos, chamava a atenção quando via alguém escovar os dentes com a torneira aberta. Na natação, na hora da chuveirada antes de entrar na piscina, ele fica desesperado quando alguma criança esquece de desligar o chuveiro. Agora, eu mesma tenho ficado perto nessa hora, pois o Rafa não consegue fechar o registro e fica em pânico. 

Percebo, claro, que o assunto também tem sido discutido no colégio. Rafa mesmo chegou em casa outro dia dizendo que se não economizarmos o planeta, que já está sujo (explico: poluído) vai ficar ainda mais! Por essas e outras que acaba sendo fácil falar em racionamento com crianças. Pena que muitos adultos não tenham esse grau de clareza e conscientização ainda. Pena! 

A seguir vou listar algumas medidas que tomamos aqui em casa para tentar reduzir o consumo de água. Mas gostaria muito que vocês deixassem suas dicas também nos comentários, pois só assim, trocando experiências e aprendizados é que vamos conseguir superar essa fase de secura. Vamos lá: 


1 - Enquanto o aquecedor esquenta a água do chuveiro coloco um balde para armazenar a água fria dispensada. Essa água serve para lavar sacada, vai para a máquina de lavar, pode ser usada para passar pano na casa, para a hora da faxina e outras vezes até para lavar banheiro. 

2 - A água da máquina de lavar também está sendo armazenada. E, a do ultimo enxague, que é mais limpa, dá pra ser utilizada no primeiro processo da próxima vez que utilizar a máquina. 

3 - Xixi coletivo virou regra entre os meninos! Além da farra, poupa algumas descargas. 

4 - Na hora de lavar louça reforçamos a ideia de deixar os pratos o mais limpo possível, sem muitos restos de alimentos para usar o mínimo possível de água. 

5 - Essa dica é velha, mas não custa lembrar: na hora de ensaboar e passar shampoo nos cabelos dá perfeitamente para desligar o chuveiro e economizar alguns litros de água com essa atitude também. 

6 - O mesmo para escovar os dentes: ligar a torneira somente na hora de fazer o bochecho. Durante a escovação, torneira fechadíssima! 



2 comentários:

  1. Aqui em casa a ordem do dia é economizar água! E tenho feito a mesma coisa aqui em casa, reaproveitando água da máquina (que aliás, como vai água para encher a máquina, não?) e também estou lavando roupa menos vezes na semana, xixi coletivo, meu chuveiro é elétrico então não desperdiço na hora que abre, mas tem que ser banhos rapidinhos. Na hora da louça, deixo as mais sujas, como as panelas, para o final, assim a água que já vai caindo ajuda na limpeza (sabe panela de pressão depois que cozinha feijão?) Tem muitas coisas que fazemos agora que são chatas e cansativas, mas temos que aprender que dificilmente as coisas vão voltar a ser como eram antes.

    ResponderExcluir
  2. Aqui estamos tomando banhos mais curtos e juntando a roupa para lavar tudo de montão! Fico pensando o que sera das gerações futuraa

    ResponderExcluir