Imagem retirada da internet |
O problema virou assunto entre as crianças. E, como criaturas especiais que são, os pequenos dão um baile em exemplo e conscientização em muitos adultos por aí. Não é de hoje que o Rafa, meu caçula, tem pânico por desperdício de água. Muito antes desse caos se instalar em São Paulo, Rafa já pedia desesperado para desligar o chuveiro enquanto o ensaboávamos, chamava a atenção quando via alguém escovar os dentes com a torneira aberta. Na natação, na hora da chuveirada antes de entrar na piscina, ele fica desesperado quando alguma criança esquece de desligar o chuveiro. Agora, eu mesma tenho ficado perto nessa hora, pois o Rafa não consegue fechar o registro e fica em pânico.
Percebo, claro, que o assunto também tem sido discutido no colégio. Rafa mesmo chegou em casa outro dia dizendo que se não economizarmos o planeta, que já está sujo (explico: poluído) vai ficar ainda mais! Por essas e outras que acaba sendo fácil falar em racionamento com crianças. Pena que muitos adultos não tenham esse grau de clareza e conscientização ainda. Pena!
A seguir vou listar algumas medidas que tomamos aqui em casa para tentar reduzir o consumo de água. Mas gostaria muito que vocês deixassem suas dicas também nos comentários, pois só assim, trocando experiências e aprendizados é que vamos conseguir superar essa fase de secura. Vamos lá:
1 - Enquanto o aquecedor esquenta a água do chuveiro coloco um balde para armazenar a água fria dispensada. Essa água serve para lavar sacada, vai para a máquina de lavar, pode ser usada para passar pano na casa, para a hora da faxina e outras vezes até para lavar banheiro.
2 - A água da máquina de lavar também está sendo armazenada. E, a do ultimo enxague, que é mais limpa, dá pra ser utilizada no primeiro processo da próxima vez que utilizar a máquina.
3 - Xixi coletivo virou regra entre os meninos! Além da farra, poupa algumas descargas.
4 - Na hora de lavar louça reforçamos a ideia de deixar os pratos o mais limpo possível, sem muitos restos de alimentos para usar o mínimo possível de água.
5 - Essa dica é velha, mas não custa lembrar: na hora de ensaboar e passar shampoo nos cabelos dá perfeitamente para desligar o chuveiro e economizar alguns litros de água com essa atitude também.
6 - O mesmo para escovar os dentes: ligar a torneira somente na hora de fazer o bochecho. Durante a escovação, torneira fechadíssima!
Aqui em casa a ordem do dia é economizar água! E tenho feito a mesma coisa aqui em casa, reaproveitando água da máquina (que aliás, como vai água para encher a máquina, não?) e também estou lavando roupa menos vezes na semana, xixi coletivo, meu chuveiro é elétrico então não desperdiço na hora que abre, mas tem que ser banhos rapidinhos. Na hora da louça, deixo as mais sujas, como as panelas, para o final, assim a água que já vai caindo ajuda na limpeza (sabe panela de pressão depois que cozinha feijão?) Tem muitas coisas que fazemos agora que são chatas e cansativas, mas temos que aprender que dificilmente as coisas vão voltar a ser como eram antes.
ResponderExcluirAqui estamos tomando banhos mais curtos e juntando a roupa para lavar tudo de montão! Fico pensando o que sera das gerações futuraa
ResponderExcluir