sábado, 11 de agosto de 2012

GASTRITE INFANTIL: por essa eu não esperava

Há algum tempo Matheus tem reclamado que volta um "gostinho ruim" na boca, segundo ele. Um tempo depois, a queixa aumentou. Agora além do gostinho voltava também pequenos pedaços de alimentos que foram ingeridos algumas horas antes. Levamos a questão à sua pediatra, que a principio suspeitou de refluxo, mas não abriu mão de uma endoscopia digestiva para ter certeza do diagnóstico.
Confesso que não foi fácil autorizar meu pequeno-gigante a passar por uma endoscopia. Eu mesma já fiz o exame várias vezes, mas quando recebi todos os cuidados do procedimento quando se trata de uma criança, tive um aperto no coração. Pra começar, a endoscopia em criança é feita em centro cirurgico, pois trata-se de uma paciente mais delicado do que um adulto.
Enfim, nessa hora o racional teve que falar mais alto e ontem fomos nós três - a mãe, o pai e o paciente - para o Hospital Sírio Libanês, às 6h da matina para encarar o fato.
Graças à Deus ocorreu tudo bem. Algumas horas depois, o Matheus já estava ótimo, tranquilo, brincando como se nem tivesse tomado uma anestesia horas antes.
E foi nesse momento que recebemos o diagnóstico: gastrite!
Nem o médico que realizou o exame estava acreditando muito. Segundo ele, não é tão comum gastrite nessa faixa etária e que necessita tratamento.
Depois da surpresa, vem a culpa (e como mãe gosta de assumir culpas!). Errei na alimentação dele? Mas quem conhece o Matheus e o seu histórico alimentar sabe do que estou falando. Ele tem uma relação complexa com comida, embora esteja muito melhor do que dois, três anos atrás. Errei no modo de agir com ele? Sou agitada, sou nervosa, sou ansiosa até o último fio de cabelo... será que passei tudo isso à ele e por isso gerou essa ansiedade toda que passou os limites do estomago? Não sei... Mas também não é só isso... tem a pressão escolar que ele mesmo criou na própria cabecinha. Ele quer ler, ainda não consegue e se cobra demais com isso, mesmo a gente falando para relaxar e dar tempo ao tempo.
O fato é que agora estamos em busca de um gastro infantil. A psicóloga que o acompanha há quase dois anos já está sabendo também para ajudar com o lado emocional. A alimentação, claro, vai ter que passar por algumas modificações: menos batata frita, menos suco de abacaxi, menos chocolate - acho que suas três paixões na culinária! rs
Mas o negócio é tocar o barco e enfrentar mais essa maré forte...
Abaixo um pouco sobre gastrite infantil, que encontrei no site  da Revista Claudia.

 

 

Como tratar a gastrite infantil

As causas da gastrite infantil são variadas e é comum que haja mais de um fator para a doença. O principal, porém, é o estresse. Submetidas às pressões da escola, donas de agendas cheias e frequentemente expostas a tensões familiares, as crianças são vítimas fáceis do estresse e, por tabela, das doenças desencadeadas por ele – sobretudo a gastrite. Junte-se a isso a predisposição genética (normalmente, os pais sofrem ou já sofreram do problema), alimentação inadequada (frituras, refrigerantes, alimentos muito condimentados e sucos artificiais), horário irregular para as refeições e o quadro está completo. “Problemas alimentares dificilmente são a única causa nessa idade. Na maioria dos casos, há nervosismo por trás”, observa a gastroenterologista Yu Kar Ling Koda.

Dores e náusea

O estresse desperta um mecanismo perverso no nosso organismo – e que não poupa as crianças. Quando estamos sob tensão e ansiedade, nossas vias nervosas ativam o hipotálamo, região do cérebro que fabrica adrenalina e noradrenalina. Essas substâncias, por sua vez, estimulam a produção de ácido clorídrico. Indispensável para a digestão, esse ácido, quando secretado em quantidades acima do necessário, irrita as mucosas do estômago e causa a inflamação característica da gastrite. Frágil, o órgão se contrai, provocando dores e náusea.

Remédio, dieta e terapia

O tratamento da gastrite infantil envolve antiinflamatórios, dieta e, muitas vezes, acompanhamento psicológico. O pediatra ou o gastroenterologista deve receitar remédios para combater a inflamação e prescrever uma alimentação que não irrite o estômago.

Veja algumas dicas para não estressar seu filho:

• Sempre que possível, a criança deve ficar longe das brigas familiares. Quando os pais discutem, ela se sente responsável, percebe que é impotente e acaba angustiada e insegura. A ansiedade pode transformar-se facilmente em males físicos.
• Não menospreze as queixas da criança sobre a escola. Professores que cobram bom desempenho sem estimular o aluno são outra causa comum do estresse. Converse com o professor sobre a importância de elogiar, de dar instruções claras em sala de aula e de respeitar a individualidade de seu filho.
• Toda criança necessita de tempo livre para brincar, cochilar ou simplesmente não fazer nada. Essa é a maneira mais eficiente de desenvolver aptidões e compreender o mundo em que vive. Agendas lotadas farão com que fique agitada e não saiba conviver com momentos de solidão e descanso.

49 comentários:

  1. São estes os sintomas do meu filho. já marquei consulta para o médico de familia. Obrigada pelo esclarecimento das minhas duvidas...

    ResponderExcluir
  2. Um ano depois do diagnóstico, o Matheus está ótimo. A gastrite foi embora. O refluxo está indo mais lentamente. Boa sorte na sua luta! Com cuidados médicos e muito amor, seu filho ficará bem, assim como o meu ficou! bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá adriana estava fazendo pesquisa sobre gastrite em crianças e estava lendo seu relato com seu filho fico feluz que ele esteja bem!meu filho anda sentindo enjoos as vezes dor no peito e tem pigarro na garganta pediatra pediu uma endoscopia ele sente o estomago cheio.eu como mãe ja me culpei choro muito de saber que ele não estar bem!me diga como foi o tratamento do seu filho?fico no aguardo pela sua resposta.

      Excluir
  3. Boa Noite. Minha filha de 7 anos esta a mais de 20 dias reclamando de enjôo constante. Isso já esta a trabalhando as atividades dela na escola. Tem faltado bastante. Estou muito preocupada, coração apertado. Já levei no pediatra q encaminhou para o gastropediatra q também já levei. Ele passou uma medicação e pediu pra esperar se não houver melhora vai partir para endoscopia. Estou muito nervosa, ansiosa e com medo. Quero q isso passa logo e minha filhota volta a ter sua rotina normalizada. O seu post me ajudou bastante, me deixou mais segura e confiante!!! Obrigada por compartilhar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gurias não é fácil ser mãe, sofremos com o sofrimento dos nossos filhos. Meu filho tem 13 anos e meio e teve perda de peso, dores no estômago, náuseas. Fez tratamento para verminoses e continuava com os sintomas. Foi qdo a gastro pediu eco e todos os exames possíveis e por ultimo endoscopia. Recebi o resultado q indicava gastrite crônica. A alimentação dele ficará mais restrita pois e intolerante a lactose. Me senti culpada por tudo, mas tem coisas q não são culpa nossa. Fazemos o nosso melhor por nossos amados filhos.

      Excluir
  4. Marcia, hoje o Matheus está com 8 anos, quase 9, e está ótimo. A maré brava passou, graças à Deus. Mas não foi fácil e não rápido. Foram vários meses de medicamentos, um ano de tratamento ao todo e uma baita coragem para submetê-lo à endoscopia. Hoje ele voltou a ganhar peso, não sofre com as dores que tanto o incomodavam e ganhou até melhores hábitos alimentares (descobriu que uma batata assada pode ser tão boa quanto a frita!). Força pra vocês! Logo logo a filhota estará ótima, afinal já está recebendo tratamento certinho. Obrigada pelo comentário. abs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia ! Minha filha (hoje com 6 anos) que nasceu com refluxo e tomou label e motilium por um ano ( mas não foi investigado depois de um ano de idade se o refluxo havia regredido por falta de orientação médica, visto que eu sempre comentava sobre isso)Hoje ela vem reclamando muito de dores no estômago e tambem dor de garganta, levei no gastro que pediu que fizesse uma ultrasom para investigar refluxo e confirmou. Passou motilium e omeprazol pra ela tomar , mas não ta adiantando nada, agora ta reclamando muito de dores na barriga. Já cortei o leite pra ver se diminui as dores. Adorei o seu post! Gostaria de saber sobre a dieta do seu filho, quais alimentos é bom evitar, tem alguma dica ou receita alternativa para quem tem refluxo ou gastrite.Isso daria um post! Obrigada! Que Deus abencoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soraia, bom dia! minha linda, vi sua historia e me identifiquei muito. minha filha de 5 anos, quase 6, tem o mesmo histórico de sua filha. teve refluxo quando bebe. e tomou os mesmo remedios durante um ano. agora com 5 anos, reclama dor na garganta, ouvido e principalmente dor abdominal, muita dor abdominal. ja a levei em 5 médicos. o ultimo passou domperidona e pantopazol, amenizou o sintoma, mas continua com as dores. estou desesperada, nao sei o que mais faco. cortei leite, frituras, chocolate, doces. etc. so o que queria e que minha filha voltasse a sua rotina. ser uma crianca feliz e sem dor. me diga o que fez e se sua filha melhorou?

      Excluir
    2. Achei sua história muito parecida com a minha. Como está sua filha agora?

      Excluir
    3. Para as criancas que sentem dores na barriga experimente cortar a lactose por tres dias e observe....se nao adiantar faça a mesma coisa com o gluten...corte por tres dias e observe. A barriga da minha filha ferve como uma chaleira...é como se eu colocasse a mao sobre um copo cheio de coca cola....sinto as bolhas expludirem....isso nao sao meros gases....é o intestino sofrendo com a intolerancia a algum alimento....sinto dizer que tenhk dois filhos com o mesmo problema e somente uma medica apos dez anos foi capaz de observar e dizer isso. Ate entao eu dizia para varios medicos e ninguem dava importancia.

      Excluir
    4. Olá meninas, meu filho tem 5 anos e de algum tempo para cá vem reclamando de dores fortes de garganta e daí quando a dor aperta começa a vomitar.Tambem sente dores na barriga,quando era bebê tinha refluxo.Sera que pode estar novamente com refluxo ou gastrite?Estou muito preocupada!

      Excluir
    5. O ideal é levá-lo ao pediatra, que saberá te orientar corretamente. No caso do meu filho, a pediatra encaminhou, na época, para um gastropediatra. Boa sorte!

      Excluir
  6. vossos filhos sofriam de soluços. minha filha tem tido frequentes crises será gastrite?

    ResponderExcluir
  7. oi a minha filha tem gastrite e agora ela nao quer come e esta perdendo peso o que eu fasso por favor me ajuda

    ResponderExcluir
  8. Sou mãe de primeira viagem e descobri que meu filho de 3 anos está com bactéria no estômago e segundo o pediatra os sintomas muitas vezes são iguais de viroses e por isso não foi identificado antes sendo assim não tratei nunca da doença de fato só adiei o problema e agora estou preocupada pois as dores na barriga está pior e está com febre que vai e volta.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc descobriu que seu filho estava com essa bactéria? Que exames foram feitos?

      Excluir
    2. Franciane, quando a médica suspeitou ela pediu uma endoscopia digestiva. Os médicos evitam pedir esse exame para crianças, mas em alguns casos é necessário. E foi na endoscopia que foi confirmada a suspeita da médica.

      Excluir
  9. Sou mãe de primeira viagem e descobri que meu filho de 3 anos está com bactéria no estômago e segundo o pediatra os sintomas muitas vezes são iguais de viroses e por isso não foi identificado antes sendo assim não tratei nunca da doença de fato só adiei o problema e agora estou preocupada pois as dores na barriga está pior e está com febre que vai e volta.....

    ResponderExcluir
  10. Minha filha tem 7 anos, e esta com gastrite, mas o medico ainda nao passou uma indoscopia para ela, mais vou pedir para confirmar, será que uma separação entre pai e mãe pode ter algo haver com gastrite?

    ResponderExcluir
  11. Minha filha está com dores fortes e fraqueza, levei ela no médico ele disse sem nenhum exame feito que é Gastrite, é normal Ele falar isso sem menos fazer a endoscopia?
    Receitou remédio?!

    ResponderExcluir
  12. Estou muito preocupada pois as fraquezas são constantes, anemia ela não tem, pois fizeram exame de sangue!!

    ResponderExcluir
  13. Estou muito preocupada pois as fraquezas são constantes, anemia ela não tem, pois fizeram exame de sangue!!

    ResponderExcluir
  14. Estou muito preocupada pois as fraquezas são constantes, anemia ela não tem, pois fizeram exame de sangue!!

    ResponderExcluir
  15. Estou muito preocupada pois as fraquezas são constantes, anemia ela não tem, pois fizeram exame de sangue!!

    ResponderExcluir
  16. Minha filha está com dores fortes e fraqueza, levei ela no médico ele disse sem nenhum exame feito que é Gastrite, é normal Ele falar isso sem menos fazer a endoscopia?
    Receitou remédio?!

    ResponderExcluir
  17. Greicy, não sou médica, mas a experiência que tive com meu filho é de que muitos médicos estão evitando pedir a endoscopia para criança por conta da sua alta complexidade e risco. O gastro atual mesmo do meu filho trata apenas a partir do sintoma e, somente em casos muito específicos, pede o exame. Talvez seja por esse mesmo motivo, que ele fez o diagnóstico sem o pedido de exame. Boa sorte. abs.

    ResponderExcluir
  18. Oiii Adriana graçaque bom que seu filho está bem, pis o meu tb tem 6 anos e estamos tratando gastrite com omeprazol e label e quando exagera já sente mal...nossa pediatra tb não pediu a endoscopia pelo risco... já vão fazer 4 meses de tratamento mas não tá fácil

    ResponderExcluir
  19. Oiii Adriana graçaque bom que seu filho está bem, pis o meu tb tem 6 anos e estamos tratando gastrite com omeprazol e label e quando exagera já sente mal...nossa pediatra tb não pediu a endoscopia pelo risco... já vão fazer 4 meses de tratamento mas não tá fácil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento é lento e gradual, mas é importantíssimo. Força ai e melhoras pro filhão.

      Excluir
  20. minha filha tem 8 anos..é muito competitiva e critica...há algum tempo vem tendo sintomas de refluxo...comida que volta ..apesar dela estar comendo bem mais devagar...quando abusa de massas ou toma liquido com a comida é "batata" fica a comida voltando na boca. Acho que é sintoma de gastrite. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sintomas são bem parecidos com os que meu filho tinha. O melhor é procurar um médico especialista ou o pediatra para ter certeza do diagnóstico. as vezes é necessário fazer dieta alimentar e entrar com medicamento. Por isso é importante o diagnóstico correto do medico. Boa sorte!

      Excluir
    2. Gente minha filha hoje está ótima, graças a Deus. Dei o Omeprazol por um tempinho , aí parei quando houve melhora. O gastro pediu q eu desse somente se aparecesse sintomas de novo. Quando ela reclamava de dores no estômago eu dava Buscopan líquido aquele bem amargo com água e em seguida dava um pirulito só p tirar o gosto. Cortei tudo q é besteira da alimentação, tirei glúten leite e derivados mas aos poucos. E dei tbem chá de espinheira Santa que foi indicacao de um nutri q vi na internet que é bom p tratar refluxo. Ainda hj se ela reclama faço esse chá. Mas hoje ela come de tudo com moderação, mas procuro sempre dar a ela comida de verdade saudável e tbem para toda a familia. Deus abençoe a todos ! Muita saúde p todos e p seus filhos!

      Excluir
  21. Olá alguém ainda aí pra me responder ??

    ResponderExcluir
  22. Oi meninas meu filho de 6 anos está com os mesmos sintomas q vcs citaram, já tem 20 dias q ele anda reclamando de dores na barriga, queimação e a comida voltando , a médica indicou simeco plus e pantoplazol manipulado , as dores estão diminuindo, mais ele ainda sofre com o desconforto 😪

    ResponderExcluir
  23. Boa noite meninas minha filha de somente 5 meses hoje foi diagnosticada com gastrite. Estamos apenas começando nossa caminhada! Alguém conhece algum caso de bebê tão pequeno com gastrite. Difícil acreditar isso em um bebê tão pequeno.

    ResponderExcluir
  24. Passei meu Filho na pediatra relatei a ela as dores que ele sente. Ela examinou e disse que se ele sintisse mesmo dores nem deixaria ela apalpar a barriguinha dele... que raiva.. as dores continuam dou Omeprazol pra ele. Porque ela não indicou nenhum medicamento. Vou ter que voltar a marcar consulta pra solicitar uma endoscopia e ultra-sonografia.. por que em consulta no PA. Não solicitam encaminhamento.. e todo dia essa dor no atacando meu Filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !!! Como ficou o caso do seu filho...as dores na barriga? Meu filho está com muitas dores...acho que é devido os remédios de refluxo !!!

      Excluir
    2. Os remédios de refluxo realmente causam pois fazem o estômago trabalhar mais rápido. Deve se cuidar da alimentação com muito cuidado

      Excluir
  25. Oi pessoal! Meu filho Heitor de 9 anos está há duas semanas com dores abdominais e nem tem ido pra escola pq quando dá a dor ele quer ficar seguro perto de mim. Já levei duas vezes no pronto socorro. Já levei no pediatra dele. Levei no gastro e ele pediu um ultrasson e exame de intolerância à lactose à gluten. E passou omeprazol. E esse aliviou bem as dores.Agora estou fazendo os exames dele pra voltar no gastro pra detecitar o problema. Mas eu tenho quase certeza de gastrite pq ele comia muita coisa errada até então. Mas enfim. No meio de tudo isso, aproveitamos para mudar os hábitos alimentares de todos da casa. Tenho fé em Deus que vai ficar tudo bem. Boa noite.

    ResponderExcluir
  26. Olá !! Meu filho tem 4 anos e tem refluxo comecei tratamento com Label e Montillium...faz apenas 9 dias mas está com muita dor na barriga !!! É normal amigas? Estou pensando em suspender ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu filho tomou Label por alguns meses, enquanto estava em tratamento e não reclamava. Tire essa dúvida com o médico dele. Boa sorte!

      Excluir
  27. ELIANE SANTOS 12 de março de 2018 15:05
    oi pessoal! minha netinha te 7 anos esta sentindo dores no estômago minha filha disse que criança não tem gastrite, minha neta tem solução já mandei ela levar a amenina no medico mais ela diz que é normal, ai eu pergunto criança sentir dor no estômago é normal ou é gastrite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou médica, mas pela minha experiência com meu filho, criança pode sim ter gastrite, infelizmente. Melhoras pra ela!

      Excluir
    2. Crianca tem gastrite sim meu filho está com gastrite e bactéria

      Excluir
  28. ola! boa tarde sou a vó de Isis a menina de 7 anos que eu falei que estar sentido dor no estômago, hoje a mãe dela foi levar ao medico estou ansiosa para saber o que ele disse

    ResponderExcluir
  29. Oii ,.sou mae do victor miguel de apenas 3anos , meu filho a alguns meses sentia mt dor na barriga porem como eu trabalhava n tinha tempo de ir ao medico medicava ele em casa mesmo , a 2 meses atras sair do trabalho pra cuidar do filho as dores cada dia aumentava mais começei a leva ele quase todos os dias pra 24hrs porque n conseguia comer nada e.vomitava levei ao pediatra ele disse q era vermes tomou remedios e nada nada tudo continuava , por decisao minha procurei um gastropediatrico qur passou mais.de 20 exames cheguei ir para outras cidades pra realiza e hoje recebi a biopsia da endoscopia que deu gastrite cronica . Nem sei o qie fazer meu bebe gosta bastante de leitede vaca mais quase 1 mes tirei e.hojetou 0 lactosr q.tambrm ajudou mt

    ResponderExcluir