terça-feira, 27 de janeiro de 2015

VOLTA ÀS AULAS - Confesso: Eu gosto dos filhos de férias!

Dizem por aí que o primeiro dia de VOLTA ÀS AULAS do filho é também o primeiro dia de FÉRIAS da mãe. Não vou mentir. Criança dentro de casa em tempo integral cansa. Eles não param um minuto. A "pilha" está novinha. Dá-lhe criatividade, disponibilidade e energia para entretê-los e acompanhá-los nessa aventura chamada férias. Mas preciso confessar uma coisa. Toda vez que o ano letivo começa sinto um grande vazio. A casa fica um silêncio! Eu ganho um tempo, que não tinha quando eles estavam por perto. E olha que tempo aqui é uma palavra cada vez mais escassa... E, sim, bate saudade. Pode até parecer estranho (mas levando em conta que mãe é um bicho estranho, tudo fica normal!), mas gosto dos meus filhos de férias! 

Gosto de vê-los acordar sem pressa, sem relógio, sem neura. Gosto de não ter rotina, de não ter tarefas, de não ter tantos afazeres fora de casa. Gosto de poder vê-los de pijama andando pela casa sem a preocupação de ter que trocar de roupa para seguir para mais um compromisso. Gosto de poder atender um pedido deles para deitar por alguns minutos ao seu lado e ficar jogando conversa fora sem pressa de levantar. Gosto de passear, descobrir novos lugares, conhecer novos espaços, mas também gosto muito de não fazer nada, vê-los andar descalços pela casa, jogar bola na quadra, saborear cada gargalhada por uma bobagem qualquer que aconteceu ao nosso redor. E gosto mesmo quando sei que preciso conciliar as férias deles com os meus afazeres de trabalho, afinal, quem está de férias é o filho, não a mãe. 

Semana passada um amigo perguntou para o Matheus se ele estava com saudades da escola e ele disse que não. Perguntei por que não, e ele respondeu prontamente. "As férias estão boas demais, mãe! Sinto falta dos amigos, mas cada coisa tem seu tempo. Não é assim que você diz?". Bingo! É assim mesmo. Estudar é maravilhoso! Aprender, descobrir, conhecer, explorar, mergulhar em novos conhecimentos é tudo de bom. Mas aprender a descansar, a relaxar, a esvaziar a mente também é. É claro que ninguém ficou totalmente longe das letras, dos livros, dos números e nem de todos os amigos (muitos deles encontramos nas férias). Afinal, isso tudo faz parte do nosso cotidiano. Mas tudo sem cobranças, sem obrigações, de uma forma leve e divertida. Até porque nos passeios que fizemos ou nos momentos em que ficamos em casa a informação e o conhecimento nunca deixaram de existir. 

A correria do dia a dia e os muitos afazeres as vezes nos distancia de quem está mais perto de nós. E é justamente nesse período de férias, que conseguimos apreciar de fato coisas pequenas, observar os mínimos detalhes, hábitos, manias, dar e receber, trocar! 

Hoje foi o dia do Matheus voltar à escola. Quarta-feira será a vez do Rafa. E assim a vida vai entrando no trilho e seguindo seu caminho novamente. E qual o próximo destino? Ah, viver cada dia intensamente, mas, claro olhando lá adiante, até as próximas férias! Férias de julho estamos de olho em você! 

Mãe e filhos: o prazer de ficar juntinhos! 





2 comentários:

  1. Nossa verdade Dri as vezes não damos esse valor em eles juntinhos da gente!

    ResponderExcluir
  2. Sim! As férias traz leveza pro dia a dia corrido!! Bom demais tudo isso! Bjo

    ResponderExcluir