sábado, 17 de janeiro de 2015

VOLTA ÀS AULAS - Desculpem os consumistas, mas é possível sim economizar com a lista de material escolar!

Os consumistas que me desculpem, mas é possível sim economizar (e muito) com a lista de material escolar das crianças. 

Ok. Concordo que tem escola que exagera e algumas até chegam a pedir itens desnecessários na lista. Concordo também que dá pra fazer economia na hora da compra, optando por itens mais em conta, tentar fugir dos famosos personagens, que as crianças tanto adoram e que levam os preços lá pro alto. Mas os donos de papelarias que me perdoem: não consigo entender porque ainda tem tanta gente que compra absolutamente tudo novo quando o ano se inicia. Fico me perguntando para onde vão os lápis de cor, borrachas, apontadores, mochilas e tudo o que mais que ainda sobreviveu ao ano anterior e que poderia ser utilizado por mais um tempinho.  

Enfim, cada cabeça uma sentença. Mas por aqui a regra é o bom senso. Tá em perfeito estado, usa de novo. Mochila sujou, lava. Lápis que sobrou, fica de novo no estojo. E o estojo? Se não rasgou e nem estragou, vai o mesmo. Nada que um bom banho não dê a ele uma cara de novo! E hoje foi dia de estojos, mochilas e lancheiras tomar banho por aqui. E o resultado? Ficaram novinhos em folha! E, acreditem, meninos felizes e nada frustrados. Porque educação financeira se aprende desde cedo. Dinheiro não nasce em árvore e como fazer um pequeno cidadão entender isso se a mãe não resiste a uma novidade que acaba de ser lançada no mercado? É bom pensar. 

Hoje foi dia de reunir tudo o que sobrou do ano passado e fazer uma espécie de triagem. Tudo antes, é claro, de ir para a papelaria com a lista de material desse ano. Testamos as canetinhas hidrográficas (e descobrimos que todas! todas as canetinhas do Matheus estavam ótimas!), apontamos os lápis que estavam praticamente inteiros, checamos se a tesoura está em condições de "aguentar" mais um ano com eles! Borrachas, avental de pintura,  pastas com trilho, caixa organizadora e uma infinidade de itens que apenas receberão uma nova etiqueta com a série que eles irão cursar em 2015. 

Por alto cheguei à conclusão que dos quase 40 itens de cada lista (temos duas listas por aqui; uma de cada filho) vou precisar comprar menos da metade de cada um. E isso não é ser pão dura, é ser racional. 

E, na hora de ir às compras do que realmente é necessário, vale as dicas de sempre: pesquisar preços (existe sim uma oscilação entre uma loja e outra); não levar os filhos para a compra, quando for possível (eles sempre querem os produtos dos personagens favoritos, que, em geral, são mais caros!); e, quando possível, se reúna com outros pais para compras coletivas no atacado, pois costuma valer a pena. 

Procon-SP

A orientação do Procon-SP sobre listas de materiais escolares é a seguinte: 

- A escola só poderá requerer os materiais utilizados nas atividades pedagógicas diárias do aluno (folha de sulfite, papel dobradura, tinta guache, lápis, caneta, borracha, etc), em quantidade coerente com as atividades praticadas pela mesma, sem restrição de marca.
 
- Não pode ser incluso na lista, materiais de uso comum (produtos de higiene, limpeza, atividade de laboratório, etc), bem como os utilizados na área administrativa. A prática, além de abusiva, nos termos do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, é proibida, como dispõe o parágrafo 7º do artigo 1º da Lei 9.870/99:

- "Será nula cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional ou ao fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição, necessário à prestação dos serviços educacionais contratados, devendo os custos correspondentes ser sempre considerados nos cálculos do valor das anuidades ou das semestralidades escolares".
 
- A lista de material escolar deverá ser disponibilizada para que o consumidor tenha a liberdade de pesquisar preços e marcas dos materiais solicitados. Desta forma, a escola não poderá exigir que o mesmo adquira o material escolar em seu estabelecimento.

Para mais informações, o site do Procon-SP é: http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=724
 

Na foto abaixo veja como a mesa de casa ficou bem "cheinha" só com os itens que vamos reutilizar esse ano. Fica a dica! 




Um comentário:

  1. Concordo com você. Dá para utilizar muita coisa do ano anterior, canetinhas, lápis de cor, estojo, mochila, dá sim para aproveitar e se estragar no meio do ano, aí sim, talvez, precise comprar uma nova, e com uma vantagem: vai estar mais barato que agora.

    ResponderExcluir