sexta-feira, 31 de outubro de 2014

COMPORTAMENTO - "Mãe, você tinha razão"

Sabe aquela história do retorno que os filhos nos dão? Quem é mãe talvez já tenha passado por isso. As vezes rola algumas dúvidas: será que estou agindo corretamente? Será que ele está entendendo realmente os valores, os ensinamentos que estou querendo passar? Será que meu filho é educado, gentil, responsável longe de mim? 

Mat e o terceiro livro da série
Pois é. Hoje tive um desses retornos do Matheus. Há pouco mais de um mês ele se descobriu um grande leitor e está completamente apaixonado pela série Diário de um Banana. Foi amor à primeira vista. Cheguei a comentar na página do blog no face, que fiquei impressionada com o "poder" desse livro com a molecada, sobretudo com os meninos, que é seu público alvo. E percebi que não é uma exclusividade do meu filho não. Muitas mães de meninos comentaram comigo que seus filhos devoraram os livros da série e ficaram encantados também. Matheus mesmo foi "apresentado" ao livro por um amigo de escola, que estava super empolgado e emprestou o primeiro volume pra ele. Aqui, pelo menos, podemos dizer que as histórias de Greg Heffley, o personagem principal, criado por Jeff Kinney, foi o tal "bichinho" da leitura que faltava pro Mat descobrir o prazer pela leitura. Até então ele gostava de livros menores, mas sobretudo quando eu ou o pai dele líamos para ele. O Diário de um Banana marca, aqui em casa, uma fase em que o Mat realmente se descobriu um leitor de fato. 

Mas, voltando ao tal "retorno"... Hoje pela manhã, depois de terminar o terceiro livro da série, Matheus se aproximou de mim, com um sorriso largo no rosto e transbordando felicidade e começou a falar: 

"Mãe, terminei o terceiro livro! Estou super feliz. E olha só o que eu percebi. O primeiro livro eu li em 18 dias (sim, ele anota quando começou e quando terminou cada livro! rs). O segundo, em 11 dias. E este em 6 dias. Sabe o que isso significa? Que você tinha razão quando falava que era importante eu ler para escrever melhor e interpretar melhor os textos. Estou conseguindo ler e entender o que leio rapidinho, mãe! Não preciso voltar tanto como antes. Viu mãe, você tinha razão, você tinha razão!"


Que maravilha, filho! Que maravilha! Tô gostando desse "Banana"...


Os livros do coração ganharam um
cantinho especial no quarto do Mat!
 


Para quem quiser saber mais sobre a série Diário de um Banana, segue o link do site. Basta clicar aqui: Diário de um Banana










2 comentários:

  1. Esses livros são muito bons, e eu fico feliz que numa das nossas incontáveis conversas eu tenha comentado desse livro que tinha comprado pro Gabriel. Que eles continuem assim.

    ResponderExcluir
  2. Pequeno leitor! Parabéns Matt por mais um livro concluído. Muitos adultos não leem nem se quer um livro ao ano e você já encerrou o terceiro. Parabéns aos adultos que fazem parte da vida do Matheus que o incentivam a gostar de ler e a perceber a função e importância da leitura. Logo veremos Matheus com Machado de Assis, Graciliano Ramos... Beijos

    ResponderExcluir