segunda-feira, 3 de novembro de 2014

RÁ-TIM-BUM - O castelo mais famoso da TV está de portas abertas!

Mat, Rafa e o Porteiro: na entrada do Castelo! 
As filas são assustadoras e é preciso ter uma dose extra de coragem e vontade para enfrentá-las. Mas vencida essa primeira etapa você entenderá porque a exposição Castelo Rá-Tim-Bum é um sucesso de público e, mesmo depois de quase quatro meses em cartaz, continua atraindo tantas pessoas. A mostra é baseada no programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum transmitido pela TV Cultura entre 1994 e 1997 que foi o maior sucesso veiculado por uma emissora pública brasileira. A unanimidade da crítica, a conquista de diversos prêmios nacionais e internacionais, e, principalmente, o imediato sucesso de público atestaram que nascia ali um marco na história da produção audiovisual brasileira, que ia além do público infanto-juvenil, e ganharia admiradores de ao menos três gerações. 

Família reunida na biblioteca: Olha o Gato
Pintado na poltrona!
Rafa na sala de música: piano funciona com o pedal!
Logo na entrada o famoso Porteiro, que vive ao lado do portão do Castelo, dá as boas vindas. E é ali, que muitos adultos já voltam a ser criança. É impressionante como as crianças dos anos 90 (e até quem já era bem grandinho naquela época) se entrega aos personagens e à magia do castelo. Portão aberto é hora de mergulhar na imaginação. A exposição é dividida em várias salas, cada uma retratando um ambiente do castelo, divididas em dois pavimentos. É como se você realmente estivesse dentro do castelo mais famoso do universo infantil. As salas foram minuciosamente pensada e retratada. Muitas peças originais do programa estão lá. A biblioteca e o seu bibliotecário, o Gato Pintado. O laboratório de Tíbio e Perônio. A oficina do Dr. Victor, o dono do castelo e tio de Nino. A sala de música e até o encanamento onde vive o monstro Mau e Godofredo. Mais adiante você entra na cozinha, sala e até no quarto de Nino. É bem ali, na sala, que vive o Ratinho com seu Ratomóvel! Nessa parte o Rafa e o Matheus não queriam ir embora. O ratinho mais famoso dos anos 90 não saiu de moda e continua agradando a molecada até hoje. 

As crianças de hoje e a "criança" dos anos 90: Mat, Rafa e
Giovanna curtiram demais a exposição toda!
Subindo as longas escadarias que levam até o piso superior, é possível conhecer o quarto da Morgana, o Ninho e, claro, o Lustre do Castelo, onde vivem as irmãs Lana e Lara, duas fadinhas, que adoram brincar de adivinhação. 

A exposição é realmente encantadora. E o mais bacana é ver que meus meninos, que não foram telespectadores do Rá-Tim-Bum, afinal nasceram muitos anos depois do término do programa, curtiram demais. Um pouco antes de irmos para a mostra busquei na internet alguns episódios para que eles se familiarizassem com os personagens. Qual não foi minha surpresa quando peguei os dois assistindo a um programa inteiro de cerca de 25 minutos. Isso mesmo, Castelo Rá-Tim-Bum é um programa atemporal, que não sai de moda, que continua agradando crianças de hoje e crianças do passado... 
O famoso Ratinho e seu Ratomóvel: Rafa adorou o
bichinho que fala da importância do banho! 

Minha dica é: não deixe que a fila lá fora te desanime. Vale muito a pena. A exposição está magnifica. E olha que não fui "geração Castelo Rá-Tim-Bum". Quando essa turminha invadiu a tela da TV eu já era bem grandinha, mas assistia vez ou outra com minhas sobrinhas. Valeu a pena enfrentar a fila. O que está escondido dentro daquele castelo é de encher os olhos de alegria e o coração de amor! 



Para entrar no quarto do Nino: parede se movimenta!
Imagina se a molecada gostou? 

Dica: Quem tem filhos pequenos podem deixá-los em casa e, apenas uma pessoa, comprar os ingressos da família. Cada pessoa pode comprar até 4 ingressos. Como é possível agendar o horário da visita para o mesmo dia, você pode poupar a molecada das filas e, voltar mais tarde só para curtir o passeio. Mas vá cedo comprar os ingressos, pois eles esgotam rapidinho. Cheguei lá neste domingo por volta das 8h30 e agendamos a visita para 17h. 





Matheus e Celeste: a cobra que
vive na árvore do Castelo! 




Serviço: MIS - Museu da Imagem e do Som - Castelo Rá-Tim-Bum - a exposição - Av. Europa, 158 - Jardim Europa. Telefone: 2117-4777. Prorrogada até 25 de janeiro de 2015. Ingressos na bilheteria: R$ 10,00 e R$ 5,00, meia entrada. Gratuito para menores de 5 anos. 




Um comentário: