domingo, 16 de novembro de 2014

LEONARDO DA VINCI - Genial! A exposição e o homenageado!

O quarteto reunido! 
Essa semana inaugurou em São Paulo a exposição "Leonardo da Vinci, a Natureza da Invenção", no Centro Cultural Fiesp. E, embora a mostra fique na cidade até maio de 2015, a curiosidade foi tanta, que lá fomos nós nesse domingo ver de pertinho o que nos esperava. E valeu a pena. A exposição está lindíssima, é interativa (um ponto positivo pra quem vai com crianças, como eu!) e, conhecer um pouco mais sobre esse gênio da história valeu muito a pena. Só pra se ter uma ideia de quão legal foi o passeio, a frase do Matheus, na saída da exposição resume essa sensação: "Nossa! Leonardo da Vinci era genial". E, Rafa, completou: "Mãe, vamos voltar outro dia?". Acho que pela avaliação infantil a uma mostra que não é destinada exclusivamente a esse público dá pra perceber o quão interessante ela é, não? 

Os meninos, em especial o Mat, de 8 anos, ficaram admirados em saber que Da Vinci tinha tantas aptidões. Mat, por exemplo, "o conhecia" pelo trabalho como pintor e o criador de Mona Lisa. E já o admirava por isso. Em outro post citei seu comentário sobre o "olhar misterioso" de Mona Lisa clique aqui pra ver/rever. Mas não sabia, por exemplo, que ele era considerado também matemático, engenheiro, inventor, cientista, arquiteto, poeta e até músico! 

Enfim, quem estiver por São Paulo e tiver a oportunidade de conferir pessoalmente, vale muto a pena. 






CRIANÇADA À TIRA COLO 

Mas, afinal, como é ir à uma exposição com duas crianças à tira colo? Eu respondo: tranquilo! Pelo menos a minha experiência pessoal com duas crianças - de 8 e 4 anos - é muito relax. 

Hoje, por exemplo, chegamos na Av. Paulista e tivemos que encarar uma fila considerável. A previsão inicial indicada por um segurança do prédio era de aproximadamente 2 horas. Confesso que não sei se ficamos mais ou menos tempo que isso. O tempo fluiu tão bem, que não ficamos presos ao relógio. 

E como foi passar esse tempo com eles? Eu digo: vez ou outra eu e o maridão nos revezávamos para dar uma voltinha com eles. Beber uma água, fazer um xixi, espiar alguma movimentação de pessoas, comer uma pipoquinha. Até que nosso lugar da fila parou bem na frente de uma dupla de artistas de rua. Pronto! Podíamos ficar ali por horas! Os "danados" eram tão bons, que vi Rafinha dançar ao som de sua música, vi Mat  batendo palmas e todos nós dando muita risada. 

Confesso sem nenhuma intenção de exagerar: não vimos o tempo passar. Não foi um sacrifício enfrentar a fila, não foi um passeio chato e entediante. Os meninos curtiram. Quando estavam cansados sentavam ali, na fila mesmo, mas curtiram muito todo o passeio, do início ao fim. 


Sabe o que acho? Que as vezes somos nós, adultos, que enxergamos problemas onde não tem. Claro que não ficaria com eles em uma fila de cinco horas, mas até aí, acho que nem eu mesma sozinha ficaria. Percebo que os meninos curtem esses passeios e conseguem aproveitar cada momento, cada novidade, que surge na sua frente. 

É o olhar da criança para o novo. Jeito de criança para encarar a vida.  Coisas de criança... e aprendemos muito com eles! 








Exposição "Leonardo da Vinci - A Natureza da Invenção" - Centro Cultural Fiesp - Galeria de Arte Sesi-SP - Av. Paulista, 1313. Informações: sesisp.org.br/cultura. Até 10 de maio de 2015.  

Um comentário: