quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Desmame de irmão!

Rafa precisa passar pelo desmame. Não, meu caçula não mama mais no peito faz tempo. Seu desmame do leite materno foi fácil e tranquilo, como deve ser. É de outro desmame que me refiro aqui. Rafa precisa "desmamar" do irmão. E esse desmame não será tão fácil assim... 

Desde sempre Rafael é grudado no Matheus. Mat é seu grande ídolo. E Rafa demonstra isso o tempo todo. É nítido como ele admira seu irmão mais velho. Quando Mat ganha uma medalha ou vence em um campeonato, Rafa fala todo orgulhoso para quem está em volta sobre a conquista do irmão. Quando um amigo do Rafa se refere ao Matheus, o pequeno sai logo falando: "É meu irmão! Mat é meu irmão!", todo orgulhoso de peito estufado. 

Quase todos os dias os dois se encontram em algum "canto" da escola. Em geral, quando a turminha do Rafa está no parque, a turma do Mat passa por ali para ir ao lanche. E nessa hora, quase sempre, o encontro é inevitável. Rafa chega em casa contando: "Eu vi o Mat hoje e dei um abraço nele!". E, o Mat completa: "Mãe, o Rafa me dá um abraço tão gostoso, que agora alguns amiguinhos dele também correm para me abraçar. É um barato! Quase me derrubam!". Mas Rafa não tem ciúme dos amigos. Ele diz que "divide" o irmão, afinal, irmão é só ele!

Quando os dois vão cortar o cabelo é a mesma coisa. Sabendo da paixão do pequeno pelo mais velho, o cabeleireiro provoca, já sabendo a resposta, que é sempre a mesma. "Rafa, como é para cortar seu cabelo hoje?". E, Rafa, sem titubear diz: "Igual o do Mat!".  A cena se repete todos os meses e sempre termina em gargalhada, inclusive do Rafa! 

É claro que, como mãe, fico imensamente feliz em sentir o amor de um pelo outro. É claro que desejo que esse amor permaneça para sempre. Mas e quando esse grude todo começa a atrapalhar? Pois bem, aí que mora o problema! E hoje pela manhã passamos por isso... 

Rafa "leva" o irmão para a natação desde os tempos de "barriga". Sempre ficou comigo na recepção, na sala de espera, olhando o Mat pelo vidro. Ano passado, há exatamente um ano, Rafa "virou" um aluno também. Cada um na sua raia. Cada um na sua touca, com seu professor. Mas não é de hoje que o Matheus pede para dar uma pausa na natação. Está cansado, quer fazer outro esporte, nada direto há mais de cinco anos e pediu uma trégua. Depois de muito insistir, resolvemos respeitar a sua vontade e hoje, exatamente hoje, foi a primeira aula do Rafa sem o Mat na piscina. Ele sabia. Estamos "anunciando" essa novidade há algum tempo. E ele já tinha reclamado. Chegou a falar que queria parar também, mas explicamos a ele os motivos pelos quais ele não pode parar ainda: ainda não sabe nadar, não se "vira" sozinho na água, natação é um esporte muito importante e blá blá blá. E fomos tocando o barco. 

Hoje pela manhã quando Rafa se tocou que estava de sunga e roupão e o irmão estava de calça e camiseta começou o chororô. "Não vou pra natação! Também quero parar! Quero fazer escolinha de futebol junto com o Mat!". O choro foi tão sentido, que larguei tudo, peguei ele no colo e tentei uma conversa. Em vão. Ele saiu do meu colo e se fechou no quarto. Mat foi lá, a meu pedido, e tentou falar com ele. Em vão também. Rafa estava inconformado. Minutos depois aceitou conversar. Expliquei que o irmão estaria ao meu lado, do mesmo jeito que ele ficava antes, quando só o Matheus nadava. Que sua aula seria exatamente a mesma, o mesmo professor, os mesmos amiguinhos, as mesmas brincadeiras de antes. Que nada, absolutamente nada, mudaria. Com os olhos cheios de lágrimas ele disse: "Mas o Mat não vai estar mais lá do meu lado!". Aí minha ficha caiu. Rafa sempre teve um medinho de água, que hoje foi superado. Mas quem deu essa grande força pra ele criar coragem e entrar na piscina desde o primeiro dia, mesmo sem saber ou perceber essa responsabilidade, foi o Mat, que estava bem ali, ao seu lado. 

Mat é muito mais que um irmão para o Rafa. Mat é seu porto-seguro. Mat dá confiança e segurança pro Rafa. Foi assim na natação. Foi assim na escola. É assim quando estão brincando no prédio com outras crianças. E isso é tão natural e tão leve que nenhum deles percebe esse "peso". Mat, em momento algum, carrega o peso da responsabilidade de ter que levar, fazer ou carregar o irmão nas costas. Nunca cobramos isso e ele mesmo não "pega" essa responsabilidade pra si. Mat é uma criança como outra qualquer. Que brinca muito e não deixa de fazer nada por causa do irmão. E Rafa também não deixa de conviver e curtir outras crianças para ficar o tempo todo grudado no irmão mais velho. Mas hoje tive a certeza do quanto a presença física do Mat por perto é importante para a segurança do Rafa! Ele quer ter o irmão, sempre que possível, no seu campo de visão. É como se o Mat fosse a dose extra de segurança que Rafa necessita num momento de insegurança. 

Rafa precisa desmamar do irmão. E como quase todo desmame vai ser difícil no começo. Mas, diferente do desmame do peito, que ele pôde decidir o momento certo de parar, agora chegou a hora dele se separar um pouquinho do irmão. Bem pouco, afinal Mat estará atrás do vidro, como hoje, comemorando cada vitória do Rafa. Hoje ouvi do Mat "Nossa, Rafa está fazendo submarino. Eu não tinha visto ainda!". E, quando os dois se encontraram no vestiário, ele disse: "Parabéns, Rafa! Seu submarino está lindo!". E, Rafa, com um sorrisão no rosto, todo orgulhoso disse: "Obigado, Mat", assim mesmo, sem o "r". 


A última aula do Mat na natação, na semana passada: os
irmãos juntinhos no final da aula! 



Rafa na piscina hoje pela manhã:
primeiro dia sem dividir
a piscina com o irmão!






Nenhum comentário:

Postar um comentário