quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Quadro branco - Vamos brincar de escolinha?




A dica pode até parecer bobinha, mas acredite, não é não. Esse quadro branco está aqui em casa há algum tempo. E, de tempos em tempos, a sua função vai mudando. Ele "chegou" por aqui a pedido da psicóloga do Matheus na época, que sugeriu um exercício em casa e que era preciso o auxílio de um quadro desses. Aos poucos, os meninos foram apreciando a tal lousinha. Mat sempre gostou de fazer continhas de matemática. Para ele e para nós! Rafa, no início do ano, quando começou a aprender as letras do alfabeto, adorava arriscar umas letras e mostrar o que tinha aprendido em sala de aula. Quando conseguiu, pela primeira vez, escrever o próprio nome ficou todo orgulhoso e deixou registrado no quadro branco também. 


E quem nunca gostou de brincar de professor e aluno em casa quando era criança? A diferença é que aqui o giz deu lugar à caneta e o motivo é bem simples: filhos alérgicos precisam ficar bem longe do temível pó de giz! 

Dia desses os meninos resolveram pegar o quadro, que estava meio esquecido no canto do quarto. E cada um com seu motivo e sua brincadeira favorita. Mat está na fase de jogar forca. Adora! E é nessa hora que a brincadeira vira aprendizado. Ele gosta de definir temas. Ora quer fazer um "campeonato" de forca com nome de países. Ora com frases avulsas. E, sem que ele perceba, está aprendendo e descobrindo muitas coisas novas. Por causa dessas brincadeiras ele começou a pesquisar mais sobre novos países, que até então eram desconhecidos pra ele. E dá-lhe informação sobre geografia. "Nossa mãe, não conhecia a República Domenicana!", revelou hoje cedo. E dá-lhe mais noção de língua portuguesa. "Nossa, mãe. Estava na dúvida se Equador era com q ou com c", confessou. E, assim, vamos deixando nossas manhãs mais alegres e produtivas.

Mas tem também o Rafa, que não curte tanto brincar de forca, afinal ainda não está alfabetizado. E pensa que ele ficou de fora da farra? Claro que não. Rafa curte uma brincadeira que ele mesmo inventou em que nós vamos montando um desenho a duas mãos. Cada um faz um pedaço do desenho, da cena. Em geral, é uma casa e o que a imaginação deixar vai entrando no seu entorno. Rafa também tem descoberto muitas curiosidades. Dias desses, deu um suspiro, sorriu e disse: "Nossa, mãe, estamos tão criativos, né?".

É muita alegria e descontração. Só quem fica triste é a caneta. Que com tanto uso tem uma vida bem curtinha por aqui... acaba rapidinho!

A única atenção é com as crianças pequenas. Essas canetas mancham roupas e paredes. Então todo cuidado é pouco se não quiser ter uma casa, digamos, decorada por uma criança!

E, hoje pela manhã, o quadro deixou meu coração ainda mais feliz: olha só a frase que meu grandão deixou, de surpresa, pra mamis aqui! Amei!






Nenhum comentário:

Postar um comentário