segunda-feira, 24 de novembro de 2014

FUTEBOL X MATEMÁTICA

Cheguei a uma conclusão. Mera conclusão de mãe, que fique bem claro. Futebol e Matemática tem tudo a ver. A conclusão parte do óbvio: as camisas possuem números, existe um número "x" de jogadores em campo, os gols se transformam em números e a somatória desses gols em pontos ao longo do campeonato. Mas a matemática vai muito além do óbvio. E isso pude constatar na prática aqui em casa. Não é de hoje que o Matheus curte futebol. Mas acho que a sua paixão pela redonda em campo aumentou ainda mais durante a Copa do Mundo aqui no Brasil. Também não é de hoje que Matheus gosta de matemática e demonstra mais interesse pelos números do que pelas letras. E observando meu grandão mais atentamente pude perceber o quanto o FUTEBOL contribui para o seu aprendizado em MATEMÁTICA. Pois é... e explico porque. 

Matheus guarda o seu álbum de figurinhas da Copa como um verdadeiro tesouro. E, vez ou outra, lá está ele folheando o álbum. Dia desses percebi que tinha umas folhas de papel dentro do álbum. Perguntei o que era e ele mostrou todo orgulhoso. Ele queria saber quais eram os jogadores mais jovens da Copa, separado por seleções/países. E fez uma lista enorme com os nomes de todos os jogadores e seus anos de nascimento. Sim. Tudo manuscrito! Sem preguiça alguma! Coisa de louco mesmo! E em seguida? Começou a fazer as contas para saber qual a idade dos jogadores. Pois é. Aí ele percebeu que não sabia ainda fazer contas de subtração "emprestando" números. E pediu para ensinarmos. Vez ou outra nos procurava para tirar dúvidas. Teve erros e acertos. Em um determinado momento fez o seguinte questionamento: "Por que quem nasceu em 1980 tem 34 anos e quem nasceu em 1981, que é um número maior, tem 33, que é um número menor?". Dúvida boba para quem já sabe, mas que fez o moleque pensar e ter uma nova descoberta. 

Aí me toquei (o que também não é nenhuma novidade, mas as vezes esquecemos), que não é preciso estudar pra prova de matemática só com a apostila nas mãos. Estudamos matemática falando em futebol e o Mat sequer percebeu que aquele momento de diversão para ele era também de muito aprendizado. 

Confesso que na hora que vi aquelas listas enormes com nomes e datas, pensei "Meu Deus, por que ele está perdendo tempo com isso?". Mas me contive diante da alegria e empolgação com que ele mostrava suas anotações. E hoje penso: "Que bom que eu não o desmotivei!". Afinal, essa brincadeira, que a principio parecia boba, tem sido também rica em aprendizado. 

Disso tudo, ficou pra mim uma lição: Muitas vezes a gente ignora um ato, um gesto, um comentário de uma criança achando aquilo uma grande bobagem. Mas por trás dela pode ter algo muito maior, que foge aos olhos dos adultos, mas que só um olhar de criança pode captar. Fica a dica! 


Foto: Gustavo Duarte (meramente ilustrativa extraída da internet)





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