sexta-feira, 7 de novembro de 2014

FEIRA LIVRE - Rafa é apaixonado por uma feira livre

Rafa "pimentando" abacaxi!
Amo Feira Livre. Aquela mistura de cores e aromas é fascinante. A gritaria dos feirantes com a pechincha dos clientes torna o passeio até divertido. Se for na hora da xepa então, melhor ainda! Simplesmente adoro essa baderna. É uma bagunça organizada. É uma desordem ordenada! Feira é livre como o próprio nome diz. Feira me lembra também infância. Todo domingo de manhã era sagrado. Meu pai pegava sua sacola (ele detestava a ideia de ter um carrinho) e eu, com a pior das más intenções fazia questão de acompanhá-lo. Sim, má intenção porque naquela época meu único e sonhado objetivo era comer um pastel no final das compras! E ele sabia que a companhia não era gratuita. E por isso fazia questão de judiar e me fazer carregar uma boa parte de tudo. Mas o "sacrifício" valia a pena no final. 
Rafa "pimentando" mexerica

E como sempre (ou quase sempre) o filho é nosso espelho, o "louco" por feira daqui é o Rafa. Falou em feira lá está ele, todo serelepe pronto pro passeio. Mas Rafa não pensa só no pastel, como a mãe pensava. Rafa pensa na feira inteira! É o mascote dos feirantes! As barracas de verduras passam batidas aos seus olhos. Mas a hora que chegam as frutas... ai ai ai... o meu comilão entra em ação. "Vai um abacaxi hoje, dona? Está docinho!", pergunta o feirante. Mais do que depressa Rafa diz sem nenhum pudor: "Eu quero pimentá?". E lá vai ele experimentar um pedaço da fruta. E, até o final da barraca ele "pimenta" ameixa, laranja, mexerica, pêssego e tudo o que for oferecido à ele. E pede pra levar pra casa pra continuar "pimentando" depois. E com isso ganhou o carinho dos feirantes, que sabem que têm ali um bom comprador. 



Durante as compras, que parecem passeio, Rafa pergunta sobre as frutas, quais seus nomes, como devemos comê-las (com ou sem casca), se dá pra fazer suco ou se é melhor para comer. Sempre que encontra alguma frutinha nova, que nunca viu, pede se pode "conhecer o seu gosto". E sempre lasca um "É saudável, mãe?". Sim, Rafa, frutas são saudáveis! E passa na barraca de banana. E passa na barraca de legumes. Mas aí chega a barraca do pastel. "Mãe, deu vontade! É saudável?", ele pergunta com a maior cara de pau do mundo. "Não, Rafa, não é saudável. É fritura!", eu digo. "Ah, mãe, mas é gostoso, né? Posso comer? O Mat também quer!", diz o meu caçulinha mais sem vergonha do mundo e ainda inclui o irmão no pedido! Esse é meu Rafa! 


Mat e Rafa ajudando a
carregar as compras








E, já que o final de semana está chegando, que tal ir pra feira?  





Um comentário: