quarta-feira, 27 de agosto de 2014

MATERNIDADE - Quem disse que seria fácil?

Carta de uma tia para uma sobrinha que está prestes a ficar cara a cara com seu primeiro filho. 


Ninguém nunca te falou, mas filho cansa. Todo mundo insiste em dizer que a maternidade é cor de rosa, que a mulher vive um momento de plenitude, que ter um bebê nos braços é esplendoroso. E realmente é. Mas não é assim 24 horas por dia. Bebês choram e, alguns, choram muito. Bebês tem fome e precisam ser alimentados, muitas vezes a cada três, duas ou até de hora em hora. E a mãe tem que estar lá, firme e forte para alimentar sua cria. Por que ela o ama e quer vê-lo crescer e sabe da sua necessidade. Mas não me diga que ela tenha que fazer isso com sorriso nos lábios, penteada e cheirosa, como nos comerciais de margarina. Muitas vezes o dia passa e você se dá conta que sequer tirou o pijama. Escovar os dentes, pentear os cabelos, tomar um banho um pouco mais prolongado passam a ser desejados pela nova mãe, que nem sempre consegue fazê-los com a calma e naturalidade que realizava antes do bebê nascer. Nem sempre ou quase nunca, pra ser bem sincera. 

A amamentação é sublime e deve ser sim incentivada. Mas ninguém diz que os seus peitos vão rachar, que muitas vezes podem até sangrar, que você vai sentir uma dor do cão quando aquele bebezinho pegar de jeito no seu bico. Dói. Dói muito. Na primeira semana você pode ficar à beira do continuar ou desistir. Lágrimas chegaram a escorrer dos meus olhos por conta da dor. E uma sensação de fraqueza absurda tomou conta de mim. "Como assim? Por que estou sofrendo se todo mundo diz que amamentar é lindo? É prazeroso? Será que não sou capaz?". Passadas as primeiras semanas você realmente vai descobrir a tal plenitude do amamentar. Mas, lembre-se, terá que remar muito forte para superar essa maré brava. 

A maioria dos bebês tem cólicas. E você sabia, que geralmente, elas surgem a noite e na madrugada? É... depois que sua mãe, sua vó, sua melhor amiga foram embora. E nessa hora é você e ele (e o pai, claro, que deve ser presente nessa hora). E aí você tenta botar em prática todas as receitas que ouviu durante os nove meses de gravidez e parece que nada funciona. Seu corpo está cansado, você passou o dia trocando fraldas, não dormiu direito na noite anterior, quando tentou esticar as pernas por alguns minutos, ele chorou de fome. Você não descansou e agora, bem quando o que mais você queria era se entregar nos braços de Morfeu, ter um sono gostoso e tranquilo, ele tem dor. E é só você que pode ajudá-lo. E nessa hora você lembra que é filha e que o que mais queria era o colo da sua mãe nesse momento... Quando o Matheus, meu primeiro filho tinha poucos dias de vida, recebi a visita de uma amiga que disse: "Passa rápido. A cólica vai até os 4 meses!". Fiquei paralisada. Se eu estava morta na segunda semana do pós parto, como assim teria que esperar mais 3 meses pela frente? Parecia o fim! Mas só parecia... Realmente a cólica passou e hoje nem lembro quantas crises foram, como foi não dormir direito, como descobrimos qual a melhor forma de acalmá-lo e deixá-lo mais quentinho e confortável. Seguro e sem dor. Só sei que descobrimos e tudo passou. 

E quando você pensa que está livre da temida cólica, surgem os dentes e com eles as noites sem dormir, os choros, as angustias novamente. E as febres, o primeiro resfriado, as alergias e intolerâncias disso e daquilo. Ter um filho é como estar no mar, remando contra a maré. Mar bravo. Ondas fortes. Que tentam te derrubar a todo instante. "Meu Deus, quando isso vai acabar?" Digo: não vai! Filho é pra vida toda! E as fases mudam, as angustias e preocupações também. As necessidades são outras, mas você não nasceu mãe, lembra? Portanto terá que aprender ao longo da vida a lidar com cada situação. É como um jogo... um passo pra frente, dois pra trás, bônus de experiência, prêmio por alcançar o objetivo e assim tocamos o barco. E digo... o saldo é positivo, mesmo diante de tantos altos e baixos! Acompanhar o seu crescimento, ver o primeiro sorriso, presenciar o seu despertar depois de um sono gostoso é hipnotizante! É sua cria! É seu filhote! É parte de você! É seu coração batendo fora do seu corpo! É apaixonante! 

A maternidade é mágica. E a escola dela é a vida. Triste de quem não se arrisca nessa aventura e não se joga nesse mar para navegar. A maternidade é amor, é descobertas, é aprendizado, é sentir-se forte e fraco em questão de segundos. É ter dúvidas, é ter certezas, é aprender a dar um passo de cada vez. É acreditar em você. É descobrir-se. É dar mais valor para o seu feeling. É reconhecer-se em outro ser. 

A maternidade é difícil, mas é recompensadora! Não pense que será fácil, pois não será. E a ideia não é assustá-la logo agora que está estasiada aguardando a chegada do primeiro filho. É trazê-la pro chão, tirá-la das nuvens, para que você curta com plenitude cada fase, que é sim passageira. 





Eu e Matheus, com 5 meses

14 comentários:

  1. Estou emocionada com suas palavras "reais, "pé no chão" como vc menciona.
    Realmente ser mãe é um amor incondicional, único, também não voltaria atrás apesar de todos os pesares vale a pena viver essa experiência.
    Mas confesso q não achava q teria q abrir mão de tanta coisa para ver meus filhos bem, com saúde,, educados para os desafios da vida. Meu primeiro filho Caua hoje com 7 anos chegou ao mundo hiper alérgico e aos 7 meses teve sua primeira pneumonia,internou e de lá ja foram 6 pneumonia fora todas as rinite e sinusite. Tinha 3 anos e simplesmente não falava, fez vários exames clínicos q não deu nada ai começamos sessões com a Fonoaudiologa e que até hoje mantemos, ele conseguiu falar seu nome tinha 4 anos uma grande vitória.
    Com isso seu sistema nervoso ficou muito alterado e tivemos vários probleminhas sociais .... enfim ser mãe é cuidar, se dedicar, dar o melhor de vc. Hoje vendo sua alfabetização sei q houve grande progresso mas perante a sala ele está atrasado .... e as aulas de reforço ja começaram.
    AMOR incondicional sinto por eles.
    Gde bjs linda essa matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju as lágrimas escorreram por aqui... Não sabia de todos os detalhes dessa história sua com o Cauã. Que sorte desse menino de ter você como mãe! Que privilégio ele poder ter todos os seus cuidados e atenção. O caminho é longo, as vezes cansativo, mas sempre, sempre vale a pena. Muitas alegrias na sua caminhada de mãe, amiga e protetora dos filhotes! E que possam comemorar juntos cada nova conquista dele!

      Excluir
  2. Nosssaaaaaaaaaaaa tão perfeito, que chego a pensar que vc é uma psicologa, ou até mesmo bruxinha que passeia pelos lares !!! Não temos como não nos identificar com seus "desabafos" e o melhor é perceber que não estamos sozinhas nessa caminhada que muitas vezes é dura, castiga por demais, massss tão prazesora, não me vejo sem minha cria, não me enxergo sem esse desafio SER MÃE, sou feliz e 100% realizada !!! Parabénsss, como sempre vc arrasando com seus posts ... Orgulho de vc amiga !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, querida, irmãzinha que a vida me deu! Obrigada pelo carinho de sempre! Minha super companheira... E pensar que essa amizade começou graças à quem? Aos nossos filhotes! Tá vendo, até nisso eles são especiais! Nos "apresentam" pessoas tão queridas e nos trazem novas amizades! Bj no coração Mi!

      Excluir
  3. Aiiiiiiiiiiiii chorei ... ainda mais um dia que estou com os nervos a flor da pele, sensivel que só !!! VC é uma presente na minha vida ... Obrigada por td ... sempre !!! Bjo bjo bjo

    ResponderExcluir
  4. Linda matéria, muito verdadeira. Sempre digo que o emocional da mulher e o apoio da família e do parceiro são essenciais para encatadora missão <3

    ResponderExcluir
  5. Faz bem pouco tempo que eu entrei para este universo da maternidade e hoje se alguém me pergunta como era minha vida antes da Isabela eu já não me lembro mais. Esta coisa toda de ser mãe nos transforma de uma tal maneira que em alguns momentos fica difícil acreditar que ainda somos nós mesmas. Quando nos tornamos mães, uma carga de responsabilidade muito grande é depositada em nossos ombros e só nos resta buscar forças para poder carregá-la. Nem sempre sabemos de onde tiramos, mas esta força sempre aparece quando precisamos dela. Por mais tranquilo e sossegado que um bebê seja, é uma vida que depende de nós e simplesmente por isto já nos enche de infinitas preocupações. Me emocionei com seu texto, pois isto tudo ainda é tão recente em minha vida, que revivi mentalmente a primeira noite da Isa em nossa casa. Obrigada por nos permitir viver estas emoções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga o caminho da maternidade não é fácil. Mas quem disse que a vida é fácil? Para viver com plenitude esses momentos tão especiais passamos por outros bem tortuosos. E assim descobrimos o quão somos fortes e fracos, em fração de segundos! Feliz da Isa ter você e o Túlio! Menina de sorte! Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  6. Lindo texto, emocionante! E a pura verdade...mas mesmo com noites sem dormir, preocupações que nunca acabam, basta um sorriso deles ao acordar e tudo fica lindo! Não me vejo sem meu Gabriel e fico pensando como vivi antes sem ele rsrsrs. E os problemas só vão mudando com a idade, nunca acabam. Mas a cada conquista percebemos como valeu a pena cada esforço. Eu amo ser mãe! E só quem passa por tudo que você escreveu é que vai entender. Mas o melhor de tudo é que mesmo lembrando de todas cólicas, mamilos rachados, noites sem dormir depois que tudo passa, por mais dificl que seja, fica uma lembrança boa, sensação de dever cumprido. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mole não, né Cá? Só quem é mãe de verdade sabe o que estamos falando. Obrigada pelo comentário e principalmente pelo carinho.

      Excluir
  7. Parabéns pelo texto Adri!!! A gente sente sua emoção brotando a cada palavra. Simplesmente delicioso!!!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa perfeito.....Alias sempre digo pra amigas que pensam em engravidar logo assim que casam para que pensem 1,2,3,500 vezes pois a trajetória não será fácil, vida como antes, esquece, por isso tem que se pensar muito e muito bem,,,,,,se der pra adiar um pouquinho rs.....Agora que é realmente um sonho e maravilhoso é mesmo......não me vejo em outra vida!!! Perfeito o texto como sempre!

    ResponderExcluir