sábado, 9 de agosto de 2014

TIQUE NERVOSO - E, num piscar de olhos, ele estava com mania de piscar!

De repente, ele começou a piscar... E tudo começou num piscar de olhos! Ai que aflição de ver aqueles olhinhos piscando sem parar... E, o que eu temia foi confirmado: meu filho estava com tique nervoso! 

Segundo a mãe e psicóloga, Evelin Saffiotti, o tique costuma ser sintoma de ansiedade. "Algo que a criança não está conseguindo lidar e como não verbaliza (muitas vezes por que nem sabe o que é) o corpo dá o sinal", explica. Segundo ela, o tique pode ser situacional, as vezes por que irá acontecer algo importante e ele está reagindo. "Nesse caso, o tique passa sozinho", diz. E pode ser também reflexo de algo que o acompanha a mais tempo e, nesse caso, precisa de uma avaliação psicológica mais cuidadosa. 

Piscar os olhos, roer as unhas, balançar os pés repetidamente são alguns sinais típicos de uma criança que está insegura, ansiosa ou querendo chamar a atenção por algum motivo. Elas desenvolvem o tique para descarregar uma emoção ou angústia, que estava guardada. De uma forma geral, essas manias surgem logo após um acontecimento importante (como nascimento de um irmãozinho, a morte de um parente próximo, separação dos pais) ou quando algo muito esperado está prestes a acontecer (uma viagem muito desejada, o retorno às aulas, por exemplo).

Na maioria dos casos, segundo especialistas, basta um pouquinho de paciência para que a criança abandone o tique. E, à mamãe aqui, resta não olhar muito (já que a mania me dá muita aflição) e dar tempo ao tempo... E, torcer pro tique ser bem passageiro... 

E quem não lembra da música do Kid Vinil... "Isso me dá tic tic nervoso... tic tic nervoso... tic tic nervoso..."?



Piscar demais agora só pra tirar a foto! 


PS: Esperei para publicar esse post para conseguir dar um retorno sobre o tempo que durou o tique do Matheus... e, graças à Deus, foi passageiro. Uns quinze dias, mais ou menos. E, provavelmente a causa tenha sido a ansiedade com a viagem das férias. Um belo dia, na Bahia, ele mesmo virou pra mim e disse: "Mãe, você viu que eu parei de piscar?!" Sim, filho, não só vi como fiquei muito, muito feliz! O curioso foi ele mesmo ter percebido e ter noção do tique, que era incontrolável. Ufa, mais uma passagem pra ficar registrada nas nossas histórias!




Agradecimento especial: Evelin Saffiotti - psicóloga, mamãe de Anna e Eduardo. 



2 comentários:

  1. Que bom que já passou!! E que importante ele se perceber... grande bjo (adorei a matéria!!) - Evelin Saffiotti

    ResponderExcluir
  2. Minha filha tem 10 anos e ela tem desde os 8 começou tusindo , mas ai derrepente foi piorando agora ela faz bastante coisas ao mesmo tempo e nem sei mais como lidar com isso ....me ajudem como faço para resolver isso...

    ResponderExcluir