domingo, 3 de agosto de 2014

Chega de férias! Mas que a próxima seja em breve!

Amor de irmãos: juntos conhecendo Porto Seguro!
Chega de férias! Hoje é o último dia dos meninos de "pernas pro ar". Amanhã a vida volta ao normal... É quando o corpo precisa se readaptar à rotina de horários, compromissos, afazeres. É quando se reencontrarão com os amigos, matarão as saudades uns dos outros, voltarão a ter as obrigações diárias (muitas delas muito prazerosas também) novamente. 

Mas as férias deixam saudades e gostinho de quero mais... e isso só acontece por que elas foram DELICIOSAS. Nas três primeiras semanas, como os pais ainda estavam trabalhando, os programas foram por aqui mesmo. Passeamos, visitamos a casa de amigos, recebemos outros em casa, brincamos muito, fizemos nada, tivemos momentos gostosos demais em família. A última semana foi "especialmente especial". Voamos até o sul da Bahia! O motivo era em dobro: além de curtir as férias aproveitamos para comemorar o aniversário do Matheus, que pela primeira vez optou por viagem em vez de festa! Sinal que o rapazinho está crescendo... e como ele é praieiro, tínhamos que subir um pouquinho, já que o frio de São Paulo estava congelante. 

Estávamos animados, claro com a viagem. Mas como já tinha ouvido de várias pessoas que as praias de Porto Seguro não eram lá grande coisa, estava preparada para não me impressionar. E não é que me impressionei? Amamos tudo! A hospitalidade do povo local, a beleza natural, as comidinhas gostosas, o clima (até a chuvinha, que insistia em cair, era bem vinda, afinal, ia embora rapidinho...). Provavelmente por conta da época do ano, vimos muitas famílias, nenhum grupo de estudantes alucinados por bagunça. Conhecemos uma cidade praiana tranquila e menos agitada do que sabemos que é no verão. Lá pudemos desfrutar da beleza natural, da hospitalidade do bahiano, num clima harmonioso e de paz. 

A seguir o nosso roteiro dia a dia e as dicas do que mais gostamos por onde passamos: 

Sábado - dia 26 - A chegada em Porto Seguro
Desembarcamos no Aeroporto Internacional de Porto Seguro às 16h30. Lá mesmo já pegamos o carro, que havia sido alugado e seguimos pro hotel Transoceânico, na Praia de Taperapuan. Frente mar, o hotel é pequeno, mas bem organizado e aconchegante. Quartos novos, arejados, com sacada voltada pra piscina. Salão de jogos, academia, playground e uma graciosa piscina infantil com chafariz e escorregador. Café da manhã bacana e repleto de comidinhas apetitosas. Nesse dia, ficamos por ali... conhecemos a praia da frente e optamos por um lanchinho no hotel, afinal os meninos estavam moídos. 


Chegando em terras bahianas! 


Domingo - dia 27 - Chuva e Santa Cruz Cabrália
Abrimos a janela e... chuva lá fora! Tomamos café e... a chuva continuava. Os meninos pediram pra jogar ping pong, mas que decepção logo cedo, com uma praia bem na frente do nosso nariz, jogar ping pong? Era o que restava... Vez ou outra a "danada" parava, mas voltava rapidinho. Ela não queria ir embora...Decidimos tomar chuva. E os meninos adoraram a ideia. Fomos pro centrinho histórico de Santa Cruz Cabrália, berço do descobrimento do Brasil, onde foi rezada a primeira missa em terras até então desconhecidas. O local é hoje um centrinho comercial de artesanato local e especialmente indígena. Fazer compras não é o passeio favorito dos meninos, mas esse foi especial afinal estavam andando na chuva (eles amam!) e o Rafa tinha várias poças de água pra pular (imagine o estado que ele voltou pro hotel). Além disso, viram vários índios, inclusive crianças, o que despertou a curiosidade deles com relação aos costumes e a vida dos indiozinhos. A noite, conhecemos a famosa Passarela do Álcool e fechamos o dia com tapioca de sobremesa! 



Conhecendo o lugar onde foi rezada a primeira missa
em terras brasileiras! Muita história e cultura!


Rafa e suas adoradas poças de lama! O bicho estava
livre, leve e solto! 



Segunda-feira - dia 28 - Arraial d´Ajuda
A segundona começou com sol e aproveitamos para partir para Arraial d´Ajuda. Dez minutos de balsa separam Porto Seguro de Arraial. E que lugar maravilhoso está do outro lado do rio. Beleza incrível! Vontade de ficar pra sempre. Optamos pela Praia de Pitinga, que tem boa estrutura de barracas para ficar com criança (tão boa, que tem até um mini parquinho e piscina de água doce!). O mar azul e a areia branquinha são de tirar o fôlego. Na volta, visitamos o centro histórico de Arraial, a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, a famosa e estilosa Rua Mucugê, que abriga as lojas mais descoladas e os restaurantes mais badalados da vila. Dia perfeito! 


Pausa pra foto no muro repleto de fitinhas de N. S. Bonfim:
centrinho histórico de Arraial d´Ajuda! 



Sorvetinho na famosa Rua Mucugê:
programinha obrigatório!



Terça-feira - dia 29 - Trancoso 
Empolgados com a beleza de Arraial, resolvemos conhecer hoje a famosa Trancoso. Um pouco mais distante de Porto Seguro, a viagem até lá valeu a pena. Ficamos na primeira praia (que é a de mais fácil acesso também) - Praia dos Nativos. Belíssima também. Um paraíso. Ponto negativo apenas pros preços das barracas, que dão uma leve explorada na "turistada" que chega lá. Além de curtir a praia, lá os meninos aproveitaram pra andar a cavalo. Um morador local leva a vida assim, alugando cavalos para quem quer passear pela praia. E lá foram meus moleques em cima dos cavalos... No meio da tarde subimos o morro e fomos conhecer o famoso Quadrado, uma ampla praça no centro do vilarejo que é rodeado por casinhas coloridas e uma igreja branca ao centro. Clima bucólico, sensação de paz tremenda, charmoso e rústico ao mesmo tempo. Atrás da igreja é possível avistar a Praia dos Nativos lá embaixo. Uma vista de tirar o fôlego. É desse local também que dá pra avistar a casa da cantora Elba Ramalho. Mais um dia nota 10! 



Passeio de cavalo nas areias de Trancoso: aproveitando
muito bem as férias!



Conhecendo o famoso e encantador Quadrado:
o centrinho de Trancoso!


E não é que a sorveteria foi construída
em volta da árvore: atrativo em
Trancoso!


Quarta-feira - dia 30 - Praia do Espelho 
A Praia do Espelho estava no meu roteiro e na minha cabeça desde que decidimos ir para Porto Seguro. Ela é uma das poucas praias considerada 5 estrelas pelo Guia 4 Rodas. Como ir pra Porto e não chegar até a Praia do Espelho? Impossível. Mas a chuva que caiu na madrugada dificultava o acesso. Pra chegar lá não é nada fácil. Travessia de balsa, estrada de asfalta até Trancoso e, o pior trecho, estrada de terra (ou de chão, como dizem!) sentido Caraíva. Eram apenas 19km de terra. O que nos animou. Mas, mal sabíamos o que nos esperava lá na frente. Vários trechos da estrada destruída pela chuva forte dos últimos dias, muitos buracos, muita lama, pneu do carro patinando. Por alguns momentos pensávamos em voltar, mas resolvemos seguir adiante. E ainda bem que insistimos... O visual é lindo. Água cristalina, mesmo nessa época que dizem não ser das melhores. O sol era tímido, mas quando refletia na água nos explicava por que a praia leva esse nome: um espelho mesmo diante dos nossos olhos. Na volta, para descansar da viagem em meio a tantos buracos paramos na vila de Arraial de novo. Energias renovadas rapidamente! Mais um dia perfeito. 



Os quatro na tão esperada Praia do Espelho!



Muito barro, buraco, lama, mas valeu a pena a teimosia!


Quinta-feira - dia 31 - Porto Seguro (Praia de Taperapuan) 
O dia amanheceu chuvoso e para descansar optamos por ficar na Praia de Taperapuan, na frente do hotel. Como o céu estava nublado, o futebolzinho na areia foi inevitável. Os meninos curtiram. O pai e a mãe também. A tarde fomos passear no centrinho de Porto Seguro. Comprinhas, sorvete, passeio pelas ruas de pedra. Na volta, fomos conhecer o Memorial da Epopéia do Descobrimento. Um passeio cultural muito interessante e divertido. Lá os meninos souberam de uma forma  bem prática e divertida como os portugueses chegaram ao Brasil. Viram também o tão falado Pau Brasil, que deu origem ao nome do nosso país e uma oca indígena. O guia que nos acompanhou era um menino de seus 12 anos no máximo, o que prendeu ainda mais a atenção do Matheus e do Rafael. No final do passeio, a grande sensação: uma caravela grandona onde os visitantes podem entrar e imaginar como viviam os viajantes portugueses. Incrível. Valeu muito a visita. 


Conhecendo uma caravela por dentro e por fora!


Por dentro da caravela: muitas curiosidades nesse passeio!



Futebolzinho na areia da Praia de Taperapuan!


Sexta-feira - dia 01 - Santo André 
O último dia tinha sido reservado para conhecermos o parque aquático de Arraial, o Arraial Eco Parque, mas como a água estava geladinha desistimos da aventura. A opção escolhida para substituir o parque foi o vilarejo de Santo André, local que abrigou a seleção alemã de futebol durante a copa do Mundo. E, olha, ainda bem que fomos pra lá. O acesso é de balsa, a partir de Santa Cruz Cabrália. Dez minutinhos de balsa e chegamos num paraíso. Vilarejo pacato, pequenino, interiorano. O acesso à praia é por meio de uma estradinha estreita, que não entra carro. O visual encantador. Logo que chegamos, um menino do local avisou que a maré estava baixando e que seria possível caminhar pelos bancos de areia. E foi isso que aconteceu. Os meninos se sentiram "entrando" mar adentro pelos caminhos de areia. Água cristalina, areia branquinhaaaa, de encher nossos olhos de alegria e nossos corações de paz. Definitivamente fechamos nossa viagem com chave de ouro. Na madrugada, voltamos pra São Paulo. 



A linda praia de Santo André!


Fechando a viagem com chave de ouro!


Um comentário:

  1. Que deliciaaaa Dri ... viagem com gostinho de quero mais !!! As fotos ficaram lindass ... férias mais que merecidas, recheadas de paz, tranquilida e amor !! E que venham as próximas ... rs rs

    ResponderExcluir