quinta-feira, 14 de agosto de 2014

ESPELHO - De repente me enxerguei no meu filho!

De repente você para pra observar e se enxerga nos gestos e manias daquele pequeno serzinho que saiu da sua barriga. Não estou falando das coisas que a gente ensina, das lições de respeito, moral e costumes. Estou falando mesmo é dos hábitos do dia a dia. Aqueles, que muitas vezes, nem você mesma se dá conta que faz. É como se seu filho se tornasse um espelho (em algumas situações, não todas, claro!) e te faça repensar e se enxergar melhor... 
Tênis amarrado mesmo fora
dos pés: mania da mamãe!

Quer ver um exemplo? Eu sempre tive o hábito de chegar em casa e tirar o tênis sem desamarrar os cadarços. Sempre! E isso sempre incomodou o maridão (xi, contei! rs), que dizia que estragava o sapato, que não era o certo e blá blá blá. E não é que, um hábito que ele detesta em mim (sim, por que em todo casal tem uma ou outra bobeirinha que um não gosta que o outro faça, certo?!) "contaminou" seu filho? Matheus nunca escutou o pai reclamar do meu costume, massss faz o mesmo todos os dias quando chega do colégio. E o pai? Ah, o pai não gosta, mas acho que desistiu de tentar "consertar" esse hábito da esposa e, agora, do filho!

Mas me vejo neles em outras situações também. O jeitinho do Matheus dormir encolhido, como se sempre estivesse com frio. A forma como os dois deitam largados no sofá com as pernas pra cima para assistir TV (essa já rendeu até uma volta ao passado da vovó, que lembrou da filha ainda pequena!). A desorganização do Rafa, mesmo quando tenta ser organizado (eu!) e a organização do Mat, mesmo quando quer fazer bagunça (o pai!). 

São costumes corriqueiros, hábitos diários que adquirimos ao longo da vida e que não são "ensinados"... são adquiridos espontaneamente. Alguns são engraçados, outros nem tanto e nos fazem repensar em nossas próprias manias. 

E tem também os medos, os pontos-fracos, sim, aqueles, que a gente queria se livrar e, de repente, aparecem nos filhos. Rafa, por exemplo, tem um medinho de água, que me incomoda. E por que, me incomoda tanto? Por que eu tenho muito medo de água e  sei o quanto isso é ruim! Quero muito que ela vença esse medo enquanto ainda é pequeno... E já está vencendo, meu grandão!

Disso tudo, a certeza: que essa ligação entre pais e filhos é muito, muito mais forte do que podemos imaginar! 

E você, já se "enxergou" no seu filho(a)? 



4 comentários:

  1. Sim...sim...eu já me enxerguei no meu filho, .. esses dias o Fê falou a seguinte frase :"Eu tenho medo de altura!!! Muito medo!!!!... Puxa, essa é uma frase que falo e repito sempre, ele tem o mesmo medo que eu....

    Na verdade eu me enxergo todos os dias.... nos gostos por comidas (amamos leite e azeitonas, não ligamos para chocolate e definitivamente não gostamos de feijão).
    Amamos verde (para o desespero do pai Corinthiano)
    Temos sono mega pesado, somos sistemáticos, ansiosos, chatos...dramáticos e manhosos (personalidade muito parecida), gostamos de assistir TV no escuro... (para um desespero maior ainda do pai).

    Esse é o meu menino!!!!!

    A cara do pai (só que café com leite ou achocolatado, como diz ele), só que com o jeito/personalidade da mãe!

    ResponderExcluir
  2. Nossa lendo seu texto lembrei da Duda...ela tem uns vícios de linguagem iguais aos meus.......e as vezes fico brava com ela por que é muito geniosa...ai o Adriano fala assim: Nossa quem será que ela puxou? kkkkk e acabo vendo que só a aparência é dele kkkkkkkkkk, as vezes temos que tomar certos cuidados pois somos os espelhos para nossos filhos...adorei a matéria amiga

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo, sem perceber eles fazem as mesmas coisas que nós fazemos e com certeza nós também temos manias de nossos pais. O Gabriel acorda com o mesmo humor que eu se precisa levantar muito cedo. Coitado do pai que sofre nessas horas kkkkkk

    ResponderExcluir