quinta-feira, 7 de agosto de 2014

RECÉM-NASCIDO: Visitar sim, mas vamos com calma?

Essa semana é mais do que especial. A contagem regressiva para conhecermos a Pietra começou! Amanhã essa menininha que vimos crescer na barriga da Grace chega ao mundo. A Pietra já vai chegar cheia de amiguinhos. Ela é irmã do Enzo, de 7 anos, amigão do Matheus, meu filho mais velho. O irmão está irradiante com a novidade e não vê a hora de conhecer a sua irmãzinha pessoalmente. E acho que a turma toda da sala deles está curtindo a expectativa da chegada da mocinha.


Eu e Matheus: nosso
primeiro encontro! 

E, como o assunto recém-nascido está em alta por aqui, comecei a lembrar em como foi receber visitas na maternidade logo após o nascimento dos meus filhos. Eu, particularmente, sempre gostei das visitas no hospital. Lá a gente tem todo o apoio da equipe de enfermagem, não precisa "fazer sala", pensar no cafezinho. Além disso é gostoso demais ter pessoas queridas por perto. Mas, claro, que tem sempre aqueles que surgem para dar "bola fora". A primeira (e inesquecível) foi uma frase que ouvi um dia depois que o Matheus nasceu: "Nossa, que barrigão! Tem outro aí?". Sim. Eu escutei isso de uma querida amiga e, na hora, fiquei arrasada e me sentindo um caco, ou melhor, uma baleia! Ouvi também pérolas do tipo: "Cesariana de novo? Não consegue ter normal, né?". Sim. Ouvi isso também. E para quem gostaria muito de ter tido parto normal, mas foi impossível, é chato também. 





Então, bora lá para algumas dicas de etiqueta durante a visita ao recém-nascido e à mamãe de primeira, segunda ou várias viagens: 


1 - O bebê nasceu? Se você não é o pai, a tia ou a avó, calma. Não precisa sair correndo. Deixa a mamãe respirar, se recuperar do trabalho de parto, conhecer e curtir o filhote que acabou de nascer. É um momento único, especial, que exige paz. Vá no dia seguinte. Ou melhor, pergunte pra mamãe se ela está a fim de receber visita e respeite a sua vontade. 

2 - O tempo de permanência no quarto também deve ser uma atenção. Não esqueça que deve ser uma visitinha breve. Muitas vezes a mamãe quer descansar, está cansada, não dormiu a noite, ainda está se adaptando à nova rotina. E um cuidado especial às visitas noturnas: não chegue tarde demais, mesmo que seja durante a semana e você vai direto do trabalho. O clima é de festa, mas não é uma festa, ok? 

3 - Pegar ou não o bebê no colo? Eu nunca me importei. Sei que muita gente gosta de segurar o bebezinho. Mas também nunca insisti, por que sei também que muitas pessoas têm receio de segurar um bebê tão novinho. Mas o fato é que tem mamães que não gostam que fiquem pegando o bebê que acabou de nascer no colo. Então, o segredo talvez seja esperar a mamãe oferecer. E não se esqueça: lavar as mãos, já que chegou da rua, viu! 

4 - Com tanta tecnologia ao alcance das mãos, é quase inevitável registrar uma foto do baby. Mas, se você não for a tia, a vó ou a melhor amiga da mãe, pergunte se pode fotografar a criança. É mais delicado. Ah, e na hora do click, tire o flash, que é prejudicial aos olhos do baby. Esse ponto foi um que me irritou. Recebi visita que jogava flashs e mais flashs nos olhos do meu pequeno recém nascido e, na hora, fiquei sem graça de reclamar. Ponto negativo!

5 - O bebê quer mamar? Que tal sair do quarto por uns minutos? Você vai deixar a mamãe mais a vontade, o bebê mais tranquilo. É um momento íntimo, que merece ser respeitado nessa fase tão especial. 

6 - Cuidado com o que fala e se coloque no lugar da nova mamãe antes de fazer qualquer pergunta ou comentário: "Nossa, sua barriga ainda está grande!". Sim, não é por que a criança nasceu, que de uma hora pra outra, a barriga murcha. A mulher fica inchada e leva um tempo para o corpo voltar ao normal. "Foi cesária? Que pena!". Muitas vezes a mulher queria muito parto normal, mas por algum motivo não foi possível. Vale a pena ser discreto e não ser indelicado nessa hora. 

7 - Lembrancinhas, chocolates ou qualquer outro agrado que o casal ofereça à visita devem ser oferecidos e não pedidos. Ganhou um, ok. Ganhou dois, ok. Mas não queira sair carregado para comer mais docinhos depois, por que geralmente esses mimos são contados. Deixe a mamãe decidir quantos entregará. 

8 - Evitar perfumes fortes também é legal. Então nem preciso falar sobre cheiro de cigarro, né? 

9 - Levar um presentinho para o bebê é sempre positivo. Pode ser roupa, acessório, brinquedo, peça de enxoval, enfim, a variedade de opções é grande. Vale lembrar que se o bebê tiver um irmão, vale a pena levar um agrado ao mais velho, afinal, nesse momento ele fica em segundo plano e o ciúme pode começar a surgir. 

10 -  Quer presentear a mamãe? Que tal flores? Mas depois de entregá-la coloque do lado de fora do quarto para que o cheiro não cause alergia ao bebê. Outra opção é chocolate. Mas ele tem o ponto negativo por que quem amamenta geralmente tem restrições de comer essa gostosura (pode causar cólicas no bebê). Eu ganhei um presente, em especial, que me marcou muito. Um cordão com um pingente de coração azul. Foi presente de uma amiga querida, que me entregou e disse: "Agora seu coração é azul!", já que tinha acabado de ganhar o Matheus. Inesquecível e marcante! 

11 - E, por fim, se resolver deixar para visitar o baby em casa, espere pelo menos quinze dias (dizem que o ideal é um mês!), assim a família tem um tempinho para se adaptar à nova rotina. E, se a visita for noturna, prometa que não vai tentar acordar o bebê? Sim, eu tive visita que tentou acordar meu filho, que tinha dado um trabalhão para dormir. Por um fio, não surtei! 


Mas, confesso: amo visitas. E quando elas iam embora, sentia falta. Só não gostei de umas e outras pérolas que ouvi (e vi), mas, passou e... viraram apenas pérolas inesquecíveis! rs 


Voltando à gravidinha que inspirou o assunto Recém-Nascido por aqui, a Grace autorizou as visitas no hospital (eba! rs) e logo logo conheceremos a Pietra de perto. Grace, querida, esse momento é todo seu! Que você tenha uma boa hora! Que seu encontro com a Pietra seja inesquecível, como deve ser e será! Saúde e paz para vocês nessa hora tão especial e em toda as suas vidas! 




2 comentários:

  1. Importantíssima suas dicas e muito útil, meus dois filhos foram partos normais e amamentei com muito leite também , mas sempre tive bom senso quando me perguntam "como foi" outra coisa imprópria também Dri é qdo o bb está no maior berreiro e tem sempre alguém q acha q tem a fórmula mágica "faz assim" , bom senso sempre ... pergunta se a mãe quer ajuda e não tome a iniciativa, fica a dica. Gde bjsss e boa sorte mamãe curta essa emoções agora em dobro.

    ResponderExcluir
  2. Dicas muito preciosas! Acredito que muitas vezes as pessoas pecam de tanta vontade de colaborar. Como a Isa nasceu no susto, de madrugada e no meio da semana, recebi pouquíssimas visitas no hospital, mas em compensação muitas em casa. Acredito que sou uma pessoa de muita sorte, pois meus amigos se comportaram super bem! rs Tudo de bom para a Pietra, sua mãe e o irmão que está a sua espera.

    ResponderExcluir