terça-feira, 26 de agosto de 2014

ACIDENTES - O perigo está dentro de casa!

Ontem durante a aula de natação dos meninos fiquei sabendo que uma amiguinha do Matheus perdeu a visão do olho direito aos 4 anos (hoje ela tem 8). A descoberta foi um susto e uma surpresa. Uma surpresa por que ela usa uma prótese de silicone perfeita, na mesma cor dos seus olhos, que não revela em momento algum que ela tem essa deficiência. E um susto por imaginar que o que aconteceu com ela poderia ter sido com qualquer um de nós, inclusive com meus filhos. 

A história que ouvi ontem e que encheu meus olhos de lágrimas e deixou meu coração pequenininho é a seguinte. A garotinha, que mora em um sobrado, subiu as escadas até o andar superior da casa e, na hora de descer, escorregou e caiu. A queda foi agravada por que bem na curva da escada, que segundo a pessoa que me contou é até larga e espaçosa, tinha um vaso de vidro. Isso mesmo! A menina caiu de cara no vaso, que quebrou no mesmo instante. Os pedaços de vidro perfuraram seu olho e entraram na sua cabeça. A menina passou por cirurgia para retirada do vidro que havia se alojado dentro do crânio, graças à Deus sobreviveu (ela corria risco de vida!), mas perdeu a visão do olho direito. Hoje, 4 anos depois do ocorrido ela vive como uma criança normal. Anda de bicicleta, faz natação, vai à escola, é inteligente e não teve nenhuma outra sequela a não ser a perda da visão. O que já é muito... 

Mas essa história triste e ao mesmo tempo de luta me deixou com o coração apertado e com
Bebê no carrinho: sempre com o cinto
afivelado para evitar queda! (Na foto:
Matheus bebê!)
uma certeza: o perigo mora, muitas vezes, dentro das nossas casas! Temos tanto receio do "mundo lá fora"! Muitas vezes protegemos demais nossos filhos do que consideramos perigoso, mas não nos damos conta que um simples objeto de decoração pode ser uma grande ameaça se estiver no lugar errado e ao alcance das crianças. 


Os acidentes, ou lesões não-intencionais, representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. No total, cerca de 4,7 mil crianças morrem e 125 mil são hospitalizadas anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública. 

Estimativas mostram que a cada morte, outras quadro crianças ficam com sequelas permanentes que irá gerar provavelmente, consequências emocionais, sociais e financeiras à essa família e à sociedade. De acordo com o governo brasileiro, cerca de R$ 63 milhões são gastos na rede do SUS. 


A seguir, uma relação de alguns cuidados importantes para se ter dentro de casa, quando se tem criança: 

1 - Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos. 
2 - Não deixe cadeiras, camas e bancos perto de janelas, pois as crianças podem escalar e se debruçar. O mesmo vale para móveis baixos perto de estantes e armários altos. 
3 - Instale portões de segurança no topo e pé das escadas. Se a escada for aberta opte por redes de segurança ao longo dela. 
4 - Cuidado com o chão liso e tapetes. Não encere o piso e providencie antiderrapantes nos tapetes para evitar escorregões. Na maioria das quedas infantis atendidas pelo SUS, as crianças caíram no mesmo nível, ou seja, as quedas foram causadas por tropeções, pisadas em falso ou desequilíbrios. 
5 - Oriente seu filho a brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são espaços de lazer. 
6 - Crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Se não houver outra opção, instale grades de proteção nas laterais. 
7 - O uso de andadores não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pois pode comprometer o desenvolvimento e causar sérias quedas. 
8 - Quando for trocar fralda, mantenha sempre uma mão segurando o bebê. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, cama e outros móveis, mesmo que seja por um instante. 
9 - Proteja as tomadas com protetores específicos e oriente seu filho a não colocar dedos e objetivos em tomadas. 
10 - Não deixe o ferro de passar quente ao alcance da criança, mesmo que esteja desligado. 11 - Os cabos das panelas devem ficar virados para dentro do fogão. 
12 - Use protetores nas portas para evitar que a criança prenda a mão ou dedos. 
13 - Para uma criança se afogar, bastam 2,5cm de profundidade. Cuidado, portanto, com água em baldes, tanque, além de vasos sanitários e piscinas sem proteção adequada. 
14 - Teste a temperatura de alimentos líquidos e sólidos antes de oferecer à criança. 
15 - Antes do banho, teste a temperatura da água da banheira com a parte interna do cotovelo. 
16 - Nunca deixe remédios ao alcance das crianças, nem faça associação de medicamento s com balas e doces. 
17 - Não coloque produtos de limpeza em embalagens de alimentos e refrigerantes. A criança pode confundir e ingerir. Evite também deixá-los na parte de baixo de pias e armários. 



Matheus no seu "cafofo" no chão: nada de objetos com
pontas, vidros ou qualquer coisa que pudesse causar
algum risco! 

Olhos abertos! 

Qualquer deslize, pode ser fatal. 

E, como dizia minha vó, "não adianta chorar o leite derramado"!. 

Bora proteger nossas crianças com responsabilidade e muita atenção! 
















Fonte: Site Ong Criança Segura - www.criançasegura.org.br






2 comentários:

  1. Eu e o Theo estávamos crentes que bebê da primeira foto era o Rafa... Inclusive ele disse istomassim, bem intuitivo, sem saber que o blog era seu... Irmãos, parecidos e tão diferentes! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, ontem a noite, o Matheus viu essa foto e falou assim: "Nossa mãe, como o Rafa tá fofo nessa foto!"... kkkk Até ele se confundiu! Lindo o Theo também falar do Rafa.

      Excluir