domingo, 31 de agosto de 2014

4 PATAS - Rafa quer um cachorro!

Rafa e Bóris: amor infinito! 
Rafa é louco por cachorro. Aliás, Rafa é louco por animais. Ele é aquele tipo de criança que sempre tenta passar a mão no gatinho que aparece na sua frente, que tenta pegar o passarinho que está na gaiola, que não pode encontrar um cachorro no elevador, que vai sem medo (isso é um perigo!) acariciá-lo. E, claro, faz tempo que Rafa me pede um cachorro. Seu cãozinho, por enquanto imaginário, já tem nome: Bóris! E tem uma explicação para isso. Bóris é o shih-tzu do Gabriel, amigo do Matheus. Bóris é um doce, realmente. Para não dizer que nunca ouvi o Bóris latir, vi sim, uma única vez, outro dia, quando um cachorro grande, muito maior que ele, passou por ele na calçada, o danadinho latiu todo valente. O que me fez ter certeza de que Bóris é também um sem-noção, por que com uma mordida aquele cachorro poderia fazer um estrago nele... Mas fora esse lado valente, Bóris é calmo, tranquilo, um sossego em pess..., ops, em cachorro! 

Mas voltando ao Rafa, a relação dele com o Bóris é de encher os olhos de lágrimas. Toca o coração. Rafa ama o Bóris verdadeiramente. Ele segura, mexe, acaricia, dia desses ficou tirando umas folhinhas de árvore, que ficaram enroscadas no seu pelo (e, em seguida, colocou de novo, só para poder limpar o Bóris por mais um tempinho... rs). Em outra ocasião, pôde levar o Boris na coleira de um portão do colégio ao outro. Uma distância mínima. Mas Rafa se achou todo importante. Estava levando um cãozinho para passear. E não era um cãozinho qualquer, era o "Bóis", como ele insiste em dizer, já que o "r" fraco insiste em não sair de sua boquinha... Diz que o Bóris é fofo e todos os dias quer entender por que o Bóris, já um senhor de meia idade, usa fralda. E adivinha como chama o seu cachorrinho de pelúcia? Não preciso nem responder, né? 

Quando vamos pra casa do meu irmão, Rafa se encontra com outro amigo de quatro patas, o Lorenzo. O Lore é grandão, mais espalhafatoso, já deu uns sustos no Rafa com suas lambidas estabanadas. E o Rafa ficou com medo? Nem um pouco. Ele tem paixão por cachorros. Mais fácil Rafa ter medo de gente! E lá vai ele, todas as vezes, junto com o padrinho levar o Lorenzo pra passear. E sempre volta para casa pedindo um cachorrinho para chamar de seu. 

Rafa e seu novo amigo soteropolitano: um dos
muitos cachorros que se aproximaram
do meu pequeno na praia. 
Por enquanto Rafa não terá um cachorrinho. Temos muita consciência do trabalho e da responsabilidade em ter um animal de estimação e, nesse momento, não é a hora. Mas, confesso, meu coração fica apertadinho de negar esse pedido tão especial. Matheus quando tinha seus 2, 3 anos também pedia um cachorro. Mas, embora também goste de animais, não é tão fissurado como o irmão mais novo. Os pedidos do Mat foram passageiros. Mas do Rafa acho que não será... Rafa tem um amor especial pelos animais. Ele pode estar no meio de uma brincadeira, se um cachorro surge, ele para tudo e vai dar atenção ao bichinho. Recentemente estivemos na praia e notei que sempre que aparecia um cachorro era para o lado do Rafa que ele ia. Como se o bichinho sentisse (e acho que sente mesmo) que aquele molequinho ali tem um coraçãozinho especial. Um CÃOraçãozinho. 


Com a cara mais lavada do mundo outro dia tentei negociar e ofereci a ele um aquário com peixe. Ele aceitou, mas rapidamente respondeu: "Eu quero o peixe. Mas depois um cachorro. E um gato também!". E completou: "Imagina, mãe? Nossa casa vai ficar incrível!!!"


Enquanto resisto aos pedidos do Rafa, me convenço cada vez mais dos benefícios de se ter um animal de estimação em casa com criança. A seguir, alguns desses benefícios listados no site da ONG SOS Casa de Acolhida: 


- RESPONSABILIDADE - Ter um animal requer cuidados e estes cuidados, orientados pelo adulto, estimulam a autonomia e a responsabilidade. Cuidar da limpeza do bichinho e do seu habitat, cuidar da sua alimentação, medicá-lo quando necessário, também favorece o desenvolvimento do vínculo afetivo e a lidar com os mais diversos sentimentos, da frustração à alegria e até a morte. E nesta relação entre a vida e a morte que o animal de estimação tem um papel muito importante, a criança aprende a lidar com a perda, com a dor. 

- RELACIONAMENTO - A partir da convivência com animais, a criança aprende a se relacionar com as outras pessoas, desenvolvendo a sensibilidade, a observação, a compreensão e os sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afeto, carinho e respeito. 

- DESENVOLVIMENTO FÍSICO - Os animaizinhos também podem ser fortes aliados no desenvolvimento físico das crianças através de brincadeiras e exercícios. Os cães, por exemplo, exigem caminhadas diárias, isso pode incitar a criança a fazer passeios e jogos ao ar livre. 

- SAÚDE - Além do afeto, os animais também podem produzir outros benefícios para a saúde. As terapias assistidas por animais são capazes de promover melhoras físicas, sociais, emocionais e cognitivas humanas. Os animais são indicados para pessoas com deficiências sensoriais (cegos e surdos), dificuldades de coordenação motora (ataxia), atrofias musculares, paralisia cerebral, autistas, portadores de Síndrome de Down, distúrbios comportamentais e outras afecções. 

Convencida estou, resta a coragem de trazer um amiguinho de quatro patas para fazer parte da nossa família. 

Paixão do Rafa por cachorro!
Amor sem fim pelo Bóris! 





Fonte: site www.acolhida.org.br

4 comentários:

  1. Gente, que lindo! Me emocionei! Esses bichinhos fazem parte da família e o amor e carinho que temos não tem fim. Eu sempre digo que mesmo quando estamos tristes o Bóris sempre faz alguma coisa para darmos risada é como se soubesse que naquele momento precisamos disso. Antes do Bóris, eu tive outro cachorro, o Toby, um beagle, aprontou muito, mas vivi histórias com ele que são inesquecíveis, de amor e amizade. Mas uma coisa eu concordo com você, é preciso pensar muito antes de pegar um bichinho desses, é o que eu falo para todos, a questão não é só os gastos, mas também a responsabilidade de cuidar de um ser vivo, não tem como abandonar! Realmente, os cachorros procuram as crianças que gostam deles, isso também vive acontecendo com o Gabriel. Parabéns Adriana, mais um texto lindo!

    ResponderExcluir
  2. O Bóris sempre estará a disposição desses pequenos. Ele também adora o amor das crianças. Para isso a responsabilidade é grande e realmente em alguns momentos não é fácil, mas nos determinamos aos cuidados desde o começo. Para quem se acostuma não há como ficar sem esses bichinhos. Parabéns Adriana pelo texto. Mesmo sem um cachorro convivendo com vcs diariamente, teve a percepção e o entendimento de como é.

    ResponderExcluir
  3. Lindo o texto. Cuidar de um animal é um ato de amor. Existem pessoas que não gostam de cães. Acho que nunca tiveram um amigo de 4 patas, ou se tiveram não olharam com atenção sua ternura e dedicação em nos agradar.
    Quem mais pode dar amor incondicional, amizade sem pedir nada em troca? - Elaine Berbert

    ResponderExcluir
  4. Ah!!!! Suas matérias são tao lindas é ate dificil deixar um comentario, pois vc diz tudo que desejamos falar.....Aqui em casa minha filhinha Dara e um membro da familia mesmo....dificil muitas pessoas aceitarem isso....mas espera so elas terem um cachorrinho....eles nos amam sem pedir nada em troca....nos protegem de vibracoes ruins, feliz de quem tem um.....tenho certeza que vc sabera a hora certa amiga de deixar que esse amor enriqueca mais ainda essa familia....Parabens aos au au da reportagem....lindos......torcendo pelo Rafa rs

    ResponderExcluir