E, quando os bloquinhos de montar invadiram a sala de aula, o sucesso foi garantido. Desde o início do ano meu rapazinho tem aulas semanais de robótica, uma disciplina que o acompanhará (pelo menos nesse colégio) até o final do ensino fundamental. Ele esperava ansioso esse momento desde o ano passado. Hoje, considera essa uma das suas aulas favoritas. Segundo ele, o mais legal é ser o construtor do grupo. E ele mesmo explica: "Em cada aula os integrantes do grupo recebem funções: construtor, relator, apresentador e organizador! Gosto de tudo, mas o mais legal mesmo é construir", conta. Como já era de se imaginar. O construtor é quem "bota a mão na massa" e é o que mais se aproxima do que ele faz em casa, brincando com seus Legos.
Matheus e Tatiane brincando de montar Lego nas férias: paixão pela matéria invade a hora de brincar e vice e versa! |
Mas, afinal, o que é robótica? Para que ela serve? O que as crianças estão aprendendo com essa disciplina? Como não sou da geração que teve robótica no currículo escolar fui atrás dessas respostas para entender por que meu filho gosta tanto dessa nova matéria. E não é que a "danada" é interessante mesmo!
Abaixo uma entrevista com a professora de robótica Tatiane Baldime dos Santos, que nos apresenta, a robótica. Confira:
O que é robótica?
Tatiane - Robótica é a ciência que constrói e estuda robôs. Existem vários tipos de robótica, a industrial, a educacional. Hoje em dia a robótica está inserida em nosso dia a dia, inclusive dentro de casa. Uma simples hélice usada para misturar alimentos, se associada a um software para ser comandada, pode ser considerada um robô, ou seja, tudo que exige um comado é robótica.
Qual o objetivo da robótica e qual a sua contribuição ao aluno?
Tatiane - A robótica educacional auxilia no aprendizado do aluno e atua como uma ferramenta pedagógica muito prazerosa. Ela desenvolve nos alunos diversas habilidades como a criatividade, a organização, a motricidade, o raciocínio, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Durante as aulas de robótica, os alunos aprendem a conviver em equipe, pois cada um precisa respeitar a função do outro e trabalharem juntos para alcançar o projeto final. Os alunos já maiores aprendem a lógica de programação.
Como são os materiais utilizados nas aulas de robótica?
Tatiane - A Robótica Educacional pode ser tanto trabalhada com sucata, quanto com materiais específicos. No meu caso, trabalho com material da Lego Zoom.
Como são as aulas?
Tatiane - O projeto começa a ser desenvolvido em sala de aula, com uma aula teórica. Por exemplo, se o projeto daquele dia é o Coração, na aula que antecede a construção do robô, estudamos todo o coração e suas funções para, posteriormente, iniciarmos a construção do robô. A robótica está integrada ao nosso cotidiano e navega por assuntos ligados a várias outras disciplinas.
Como são as aulas práticas?
Tatiane - A sala é dividida por equipes e cada integrante (aluno) é responsável por uma função naquele dia. As funções são trocadas em cada atividade com a finalidade de que cada integrante da equipe experimente as diferentes funções. A equipe também é trocada a cada quatro atividades e isso contribui para o desenvolvimento da socialização dos alunos.
Meninos e meninas costumam se mostrar interessados pelas aulas da mesma maneira?
Tatiane - No começo há um interesse maior pela disciplina por parte dos garotos, por conta até da vivência em casa, onde os pais costumam estimular as brincadeiras com os blocos de montar. As meninas costumam se mostrar mais tímidas no início, por não terem tanta vivência (em alguns casos, claro) com os bloquinhos. Mas depois elas se apaixonam também pelas aulas e muitas meninas se mostram radiantes diante de um projeto construído.
Como são os materiais usados nas aulas de robótica?
Tatiane - A partir da educação infantil já existem kits voltados para os pequenos. As aulas para essa faixa etária são com blocos de montar enormes até por conta da idade deles, pois muitos ainda levam objetos à boca. Nessa fase inicial o objetivo é estimular a criatividade e não são delegadas às funções para cada aluno. Nos primeiros anos do ensino fundamental, as peças são intermediárias (menores que as utilizadas no infantil), mas já contam com o material de apoio (apostilas) para que possam diferenciar o brincar em casa com a disciplina robótica. Nas séries finais do ensino fundamental I, os alunos avançam e trabalham com peças menores e é quando começa a ser introduzido o uso de motores. No Fundamental II e médio, os alunos tem um desafio ainda maior, que é o trabalho além dos motores: a programação. Ou seja, nessa fase eles passam a usar o computador para dar autonomia aos robôs que foram criados. É quando eles ficam fascinados quando se dão conta que podem dar "vida" aos robôs que foram construídos pelas suas próprias mãos. Os olhinhos brilham!
Agradecimento especial à Tatiane Baldime dos Santos, que é professora de robótica desde 2005 e formada em pedagogia e em TGSI (Tecnologia em Gestão de Sistemas de Informação). E mãe da Maria Eduarda, a linda Duda, de 4 anos!
Professora mega competente ... Admiro por demais essa pessoa tão tão especial !!! Parabénsss Tati, vc merece essa homenagem viu ??!!
ResponderExcluirEu como ex aluna dessa pessoa maravilhosa, digo que aprendi a gostar de robótica com ela, no começo era meio difícil mas depois fui acostumando, e além de tudo, é legal de ver o quanto a robótica faz parte da nossa vida ! Obrigada prô por me mostrar novos caminhos e oportunidades !!
ResponderExcluirEu só tenho a agradecer essa amiga pelo carinho obrigada Adriana Ramos e Milena Naves e Fernanda pelo depoimento, adoro vcs!
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