terça-feira, 5 de agosto de 2014

FÉRIAS - Descobrindo os meios de transportes

Rafa acaba de vivenciar as primeiras férias de sua vida. No começo ele nem curtiu a ideia... O moleque queria ir pra escola e não conseguia entender por que precisava de férias. Afinal de contas, escola para ele, é momento de encontrar os amigos, brincar até não poder mais, aprender, se divertir. Mas, passada a primeira semana, ele começou a curtir também o mês da folia e descobriu o gostinho doce das férias escolares. 

Mas a escola não "deixou" meu pequeno tão folgado assim... Ele trouxe pra casa um trabalho de férias, que deveria ser feito pouco a pouco. O tema é exatamente o mesmo que será apresentado pela turminha dele do colégio na Feira do Conhecimento, do segundo semestre: Os Meios de Transporte. E, entre um desenho e outro, vinha a missão: conhecer e identificar algumas opções de meios de transporte. 

Desafio sugerido, desafio aceito. E lá vamos nós "explorar" os meios de transportes com nosso Rafinha. O trabalho da escola virou uma "aventura" da família. O resultado, está a seguir: 


Dia 5 de julho - ÔNIBUS + METRÔ + TREM

Aproveitamos que o Matheus tinha consulta na dentista, na Av. Sumaré e, exatamente ali, começamos nosso trajeto. O carro ficou estacionado na redondeza. Detalhe: era a primeira vez que o nosso caçula andava de ônibus! E o danado fez o pedido: "Posso andar no ônibus minhoca?". Ônibus "minhoca" para ele é o ônibus articulado. E lá fomos nós embarcar num ônibus "grandão", que seguia rumo ao Terminal Pinheiros. Ônibus vazio, trânsito bacana e assim a primeira experiência do Rafa com esse tipo de transporte não poderia ter sido mais agradável. Descemos no terminal e seguimos para o próximo transporte público: METRÔ. 


Irmãos no ônibus: início do passeio!


Meninos perto da "sanfona" do ônibus articulado


Chegando no ponto final!



O Metrô não era nenhuma novidade pro pequeno. Ele já tinha andado algumas vezes, mas esse transporte é sempre uma "curtição" para os moleques daqui de casa. As intermináveis escadas rolantes da Estação Pinheiros até chegar na plataforma eram motivo de risadas dos meninos. A novidade (para eles) ficou por conta da plataforma fechada com vidro de proteção, que eles nunca tinham visto. Mas o ponto máximo mesmo do passeio foi ficar no primeiro vagão e ter a visão de um condutor. E, mais: ter a certeza de que não havia um condutor humano "pilotando" aqueles vagões. 



Rafa passeando de Metrô


Segunda parte do passeio: chegando na estação

Chegando na Estação da Luz, retornamos para a Estação Pinheiros. Mas o passeio não acabava por ali... de lá pegamos o acesso para a CPTM e seguimos em um trem até a estação Morumbi. A vista da Marginal Pinheiros de um lado e do rio do outro chamaram a atenção do pequeno. "Aqui a gente não fica só debaixo da terra, né mãe?", concluiu fazendo uma comparação com o Metrô. A espera pelo próximo trem na plataforma e a quantidade de pessoas que se acumulavam na estação também chamaram a atenção do meu mini-observador. 


Terceira parte do passeio: Trem


Passeando de trem


Esperando o trem chegar na estação


De volta à estação, pegamos um ônibus e, finalmente, chegamos de volta até o nosso carro. Uma manhã de sábado diferente, mas de muito aprendizado pro meu mocinho, que está virando um expert de meios de transportes. kkk



Dia 10 de julho - MUSEU DOS TRANSPORTES 

Tarde chuvosa. Friozinho de inverno. Ficar em casa? Não... Dia perfeito para passear com o amigo no Museu dos Transportes Gaetano Ferolla. E lá fomos nós... duas mães e quatro crianças conhecer os meios de transportes do passado. O Museu é pequeno, mas garante uma boa diversão. De cara o bonde aberto chama a atenção de todos. O ônibus de dois andares, o famoso "Fofão", que foi sucesso na minha infância também chama a atenção dos pequenos. Divertido para as crianças e "sessão saudade" para as mamães, que começam a relembrar dos ônibus da CMTC que pegávamos na infância e adolescência. Vale o passeio. 


Theo e Rafa na frente do bonde aberto

Ônibus de dois andares: o "Fofão" do governo
 Jânio Quadros


Meninos conhecendo o bonde fechado

Fim de passeio: valeu a diversão!


Dia - 17 de julho - CARRO

Nas férias outros transportes (inclusive de brinquedos) passaram pelo nosso caminho: bicicleta, carrinho elétrico, carro de verdade, enfim, transporte que não acaba mais! 



Rafa e Eloísa: passeando
de conversível pelo condomínio!




Dia - 26 de julho - AVIÃO

Finalzinho das férias, mas com muitas aventuras pela frente. No sábado, 26, voamos até Porto Seguro, na Bahia. Foi a segunda viagem de avião do pequeno, mas ele não lembrava mais da primeira, afinal tinha apenas dois aninhos na época. Ele estava ansioso. Queria ver as nuvens lá do alto. Ficou todo empolgado na janelinha. E mais feliz ainda quando descobriu que tinha uma televisãozinha só pra ele assistir Discovery Kids com fone de ouvido! Ah, e pra não perder o costume: adorou a hora do lanchinho! 




Rafa no Aeroporto de 
Viracopos, em Campinas!

Porto Seguro, lá vamos nós! 




Dia - 28 de julho - BALSA

A viagem nos reservou uma surpresa no quesito meios de transportes: Rafael foi apresentado à Balsa. E olha que "pegamos" a danada muitas vezes durante a semana que estivemos em Porto Seguro. Balsa pra Arraial d´Ajuda. Balsa para Trancoso. Balsa para Praia do Espelho. Balsa para Santo André. Ao todo, ida e volta, foram 8 trajetos dentro da grande balsa! E acho que o pequeno gostou. Foi a primeira coisa que ele comentou com a professora assim que chegou na escola na volta às aulas. 





Primeiro dia de balsa: rumo Arraial d´Ajuda! 





Dia - 29 de julho - CAVALO

Outro meio de transporte que não foi planejado e, de repente, surgiu em nosso caminho nas férias: cavalo! Em plena praia de Trancoso, os meninos andaram à cavalo. O visual não poderia ser mais bonito! E lindo também é o amor do Rafa para com os animais! Lindo de se ver!  



Rafinha todo feliz em
cima da égua Chiquinha!

Os irmãos passeando nas areias de Trancoso!




Dia - 31 de julho - CARAVELA

Embora seja um meio de transporte, esse aí da foto não saia do lugar! Ele faz parte do acervo do Memorial da Epopéia do Descobrimento, em Porto Seguro. Descobrindo mais um meio de transporte e muita, muita história também! 




Os meninos com uma réplica da caravela de Cabral!


2 comentários:

  1. Ah se todas as crianças tivessem a oportunidade de literalmente vivenciar o conhecimento! Que linda experiência você proporcionou ao seu pequeno, Dri. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Uau Rafa, quanta aventura!!!!! Muito legal! Camila Delagatti

    ResponderExcluir