quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

LIVRE DO SUOR - Esse desodorante criança pode usar!

Matheus tinha 7 anos quando percebemos que depois de alguma atividade física mais intensa surgia um cheirinho desagradável embaixo dos braços. Ele sempre foi uma criança que suava muito quando corria, sobretudo nos dias mais quentes, mas até então o tal odor era concentrado na cabeça ou em volta do pescoço como é comum entre as crianças pequenas. Com a tal "novidade" veio o susto: será que o moleque está com puberdade precoce? Pesquisa daqui, pesquisa dali, escuta a pediatra, leva na dermatologista e sai o diagnóstico. À princípio não, não era puberdade precoce, pois não havia nenhum outro sinal que confirmasse essa possibilidade (como por exemplo nascimento de pelos nas axilas). Mas tínhamos ali uma questão a ser resolvida. E foi aí que me dei conta de que não havia um desodorante infantil no mercado! 

Tanto a pediatra, quanto a dermatologista foram enfáticas. Não aconselhavam usar desodorante infantil em criança da idade dele. Isso porque esses produtos indicados para adultos contém substâncias químicas que podem irritar a pele sensível da criança.  "É recomendável evitar desodorantes nessa fase por conta da química e a pele da criança ser muito sensível. A partir dos 10 ou 11 anos pode começar a liberar o uso", explica a pediatra Fátima de Souza. E agora? O que fazer? Foi aí que foi me apresentada a solução mais simples e que eu não fazia ideia de que seria tão eficaz. Sabe aquele leite de magnésia que as mães costumavam dar para o filho que estava com o intestino preso? Pois é, eu não fazia ideia, mas ele é um eficientíssimo desodorante natural. Ele realmente protege as axilas do suor exagerado e, consequentemente, acaba com o cheirinho desagradável. Tudo porque ele tem uma ação de alcalinizar a pele, impedindo a proliferação de bactérias que causam o mau cheiro. 

Lá se vão quase dois anos dessa descoberta aqui em casa e não ficamos mais sem o tal "desodorante" do Matheus. Passamos sempre logo após o banho, com algodão e, assim, ele fica livre do cheirinho indesejável. Dica simples, econômica e que realmente fez toda a diferença por aqui. 

E, para quem, assim como eu, não sabia das várias facetas do leite de magnésia, abaixo um textinho retirado da internet que conta um pouco mais sobre ele e suas funções: 


Leite de Magnésia é o nome popular para a mistura homogênea de hidróxido de magnésio, Mg(OH)2, e água. 

Sua ação laxante deve-se à reação dela com o ácido clorídrico do suco gástrico, formando cloreto de magnésio - MgCl2 - que é deliquescente, ou seja, absorve muita umidade, chegando até mesmo a se dissolver na água absorvida do meio. Desse modo, lubrifica-se os intestinos, neutralizando a prisão de ventre. 

Em doses moderadas, serve também para ação antiácida, devido às suas propriedades alcalinas, reação de salinização do ácido clorídirico), mas prefere-se os bicarbonatos para tal. 

O leite de magnésia também pode ser usado como redutor de oleosidade para a pele, por suas propriedades adstringentes. Além disso, é considerado Primer, um tipo de pré-maquiagem especial para ajudar a fixar a base ou pó compacto. 

Também pode ser usado como eficiente desodorante de pés e axilas, pois alcaliniza a pele, impedindo a proliferação de bactérias que causam mau cheiro. Algumas pessoas também utilizam no rosto para aliviar a sensação de ardência da pele devido à excessiva exposição ao sol, para usar como desodorante, pode colocá-lo dentro da embalagem do desodorante rollon ou até mesmo passar com um algodão nas axilas, nos pés e entre os dedos o ideal é que use uma embalagem de spray. 


Leite de Magnésia e algodão - Aqui em casa essa dupla
está sempre presente! 






Fontes: 
Dra Fátima Souza - pediatra e www.wikipedia.org




16 comentários:

  1. Adriana, bom dia!
    Providencial encontrar na net seu blog.
    Meu filho de 9 anos está passando por este problema e vou experimentar a sua dica.
    Beijos e Feliz Natal!
    Lorena

    ResponderExcluir
  2. Uma dica e substituir no rollon por leite. Fica fácil de aplicar. Tenho usado tb talco Granado. Tb funciona. Bj

    ResponderExcluir
  3. Minha filha tem 4 anos e ja esta com cheiro forte...comprei um hidratante infantil mas de nada adiantou....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha começou com mau cheiro nas axilas nessa idade, 4 anos, e o leite de magnésia super fucionou.

      Excluir
  4. O meu filho tem oito anos e está passando por isso. OBRIGADA pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Minha filha de 8 anos está com esse problema. Já usei leite de magnésia. No início foi muito bom, mas com o tempo, foram surgindo carocinhos. Que certamente apareceram pq o leite de magnésia, matou tanto as bactérias más quanto as boas, provocando o surgimento desses caroços. Com isso, tive que suspender o uso. E agora estou sem solução para o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use bicarbonato de sódio, misturado com um pouquinho de água. Aqui tbm tivemos esses carocinhos com leite de magnésia.

      Excluir
  6. O leite de magnésio não escurece a pele com o tempo!!!

    ResponderExcluir
  7. Pro meu filho de 8 anos o leite de magnesia não resolveu... continuou o cheiro de cece��

    ResponderExcluir
  8. Vou experimentar, meu filho tem 7 anos e começou a ter esse odor forte nas axilas. obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Otima dica. Vou experimentar, minha Bruna tem 7 anos e tambem esta com esse probleminha.

    ResponderExcluir
  10. Vou tentar usar tbm, minha filha de 8 anos está com pelinho nas axilas e o cheiro, eu sem saber deixei ela usar o meu antitranspirante e ficou com a pele irritada.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. minha filha de 06 anos está com mau cheiro tb, vou tentar o leite tb obrigado

    ResponderExcluir
  13. Minha filha tem 9 anos uso pomada MINANCORA

    ResponderExcluir