terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

MATERIAL ESCOLAR - Socorro! Meu filho perde tudo!

"Rafa, cadê o seu lápis?"
"Xiiii, mãe, não sei!"

"Rafa, o brinquedo não está na mochila"
"Iiiiiiiiiiiiii... esqueci na escola!"

Rafa fazendo lição de casa! 


Esse pedacinho de diálogo foi corriqueiro aqui em casa ao longo do ano passado. Na hora da lição de casa (um único dia da semana em que o meu caçula trazia o estojo na mochila) percebíamos que ele sempre havia perdido ou esquecido algum item na escola. Uma semana era o lápis preto. Na outra a borracha ou apontador. Na hora de colorir um desenho era comum ouvir dele: "Mãeeeeeê o (lápis de cor) vermelho sumiu" ou "Xiiiiiiii cadê o verde?!". O mesmo acontecia com o brinquedo, que pode ser levado somente às sextas-feiras. Vira e mexe na hora de abrir a mochila, cadê? Tinha esquecido na escola. 

Rafael, 4 anos, é desorganizado com seu material escolar. Talvez distraído. Talvez prefira focar sua atenção para "coisas" que considere mais importante. O fato é que ao longo de 2014 foram várias idas à papelaria para repôr material que havia "sumido" do estojo do pequeno. E muitas, muitas conversas pedindo uma maior atenção dele com seus materiais. Aos poucos percebemos que ele realmente ficava chateado com essas perdas. Não era algo insignificante para ele. Ele mesmo passou a perceber (e isso sem o nosso apontamento) que o estojo do irmão estava quase sempre intacto e que o dele vivia vazio. Ficava chateado e dizia não saber o que fazer. Mas como ajudar o meu moleque a se organizar melhor? Como deixá-lo mais atento e responsável com seus materiais? Tentamos de tudo. Desde escrever seu nome em todos (digo to-dos) os objetos até dar umas dicas para ele ter o hábito de conferir seus materiais no final da aula. Não tivemos muito sucesso até o final de 2014... 

Ano novo, vida nova! Será? O estojo do Rafa ainda não voltou para casa esse ano. Provavelmente as lições de casa começarão na próxima quinzena. Não sei ainda como será esse ano. Será que a maturidade e o fato de estar um pouquinho mais velho vai refletir nesse quesito? Ainda não temos a resposta. Mas enquanto aguardamos para saber como será o estojo do Rafa esse ano fui atrás de respostas para esse caso, que, claro, não é mérito apenas dele. A seguir um ping pong com a psicóloga Elaine Miragaia sobre esse assunto com orientações preciosas para papais e mamães. E, mais abaixo, dicas quentinhas da professora e pedagoga, Camila Garoli Vilela, para ajudar nessa organização. 


1 - Crianças que perdem materiais escolares e objetos na escola (e em casa) podem ser consideradas desorganizadas ou trata-se de uma fase passageira? 

Elaine Miragaia - Em primeiro lugar, devemos observar a fase de desenvolvimento e idade da criança. Crianças até 7 anos estão ainda aprendendo a se situar no mundo, ainda estão descobrindo o ambiente que os cerca. Eles recebem muitos estímulos em tempo integral, o que muitas vezes pode atrapalhar sua capacidade de organização e atenção. Isso não quer dizer que eles sejam inábeis ou incapazes, apenas significa que tem muitas coisas mais interessantes no mundo do que , por exemplo, prestar atenção onde foi parar a borracha na escola. 


2 - Como os pais podem ajudar os filhos nessa organização? 

Elaine Miragaia - Acredito sempre na observação, comunicação, vínculo. Observe seu filho para tentar entender e identificar o que acontece. Converse com ele de forma empática sobre suas percepções e pergunte se ele percebe as próprias dificuldades. Quando presenciar alguma situação, pontue delicadamente o que está acontecendo e ajude a solucionar o problema. Caso a criança seja mais ativa, sempre é interessante que um adulto acompanhe nas atividades que exijam maior atenção e concentração, orientando e organizando a criança. Depois de um tempo, a criança terá internalizado essas diretrizes e conseguirá se organizar sozinha. Lógico que isso demanda tempo, dedicação e esforço, a criança não irá se organizar com apenas uma tentativa por parte dos pais de cinco minutos. Importante ressaltar que não estamos falando de treinamento e sim de auxílio externo. Costumo chamar essa atitude dos pais de organizador externo.


3 - Qual idade (ou faixa etária) que a criança já consegue organizar e cuidar de seu material/objetos? 

Elaine Miragaia - Próximo aos 7 anos as crianças costumam estar aptas para tanto. Porém, não podemos nunca desconsiderar ritmos individuais e amadurecimento. Há crianças que adquirem essa capacidade antes disso, assim como há crianças que podem apresentar essas características por toda infância, adentrando inclusive adolescência e vida adulta. 


4 - Uma criança desorganizada será necessariamente um adulto mais distraído e desorganizado? 

Elaine Miragaia - Não necessariamente. Como pontuei, cada um tem seu ritmo e suas características individuais. 


5 - Dar tarefas e cobrar resultados em casa ajuda essa criança a ter mais responsabilidade com suas coisas? 

Elaine Miragaia - Depende da forma como isso é feito. Obviamente que delegar pequenas tarefas à criança é útil, inclusive para que ela adquira autonomia, independência, maior senso de colaboração e organização. Novamente precisamos observar a criança e identificar o que ela dá conta ou não. As vezes os pais se esquecem que crianças são crianças e as tratam como mini-adultos. Além disso, existem situações em que os pais querem delegar funções às crianças que não pertencem à elas. Isso pode acontecer sem que os pais se dêem conta, mas é prejudicial para a criança. Por exemplo, uma criança de onze anos não pode ser responsável por andar atrás de um irmão de dois anos numa festa. Essa função é dos pais. A criança maior tem todo direito de ser criança nessa fase e não assumir as responsabilidades dos adultos. 


6 - Qual a dica pra pais que estão cansados de comprar tantos lápis e borrachas ao longo do ano? 

Elaine Miragaia - Em primeiro lugar, paciência. Em segundo lugar converse com seu filho e tente identificar com ele onde estão as dificuldades. Com ajuda dele, monte estratégias para tais situações. Diminua os estímulos dentro do estojo, por exemplo. Coloque apenas um lápis, um apontador e uma borracha, de forma que seja simples para a criança identificar o que está faltando. 


7 - Você acredita que estabelecer rotinas diárias, o hábito de olhar o estojo, checar se o brinquedo está na mochila, enfim, essas atitudes podem ajudar essa criança a se organizar melhor?

Elaine Miragaia - Sim, podem auxiliar. Mas ressalto novamente as questões individuais e a necessidade dos organizadores externos. Conversar com o amigo é muito mais interessante do que verificar se o brinquedo está dentro da mochila. 





Dicas da professora: 

"Em uma sala de aula, não existe apenas uma ou duas crianças com grande dificuldade para se organizar. Existem várias. Organizar-se e cuidar do próprio material ou qualquer objeto pessoal, em minha opinião, é algo que exige uma maturidade que chega com o tempo. E maturidade é algo que não tem data marcada! Ela vai chegando para cada um no seu ritmo. Por isso que, quando observamos atentamente uma sala de aula, vemos crianças com a mesma idade cronológica, mas com níveis de maturidade diferentes. 
Largar objetos para trás e só lembrar-se deles muito tempo depois, acredito que é algo que está relacionado com esta capacidade de organização do indivíduo, seja ele adulto ou uma criança em início de idade escolar. A seguir algumas dicas: 

- Organizar a mochila para ir para a escola junto com a criança. Em um primeiro momento será bem trabalhoso, mas em pouco tempo ficará tão simples que ela será capaz de fazer sozinha. Questionar a criança sobre o que não pode faltar na mochila e qual a maneira de guardar cada item. 

- Identificar cada item com o nome da criança. Se a criança perde algo na escola ela precisa ser orientada a procurar o que perdeu no dia seguinte. Portanto, objetos identificados são encontrados com mais facilidade. Se a criança puder participar desse momento de identificação dos objetos também será muito interessante. Esta identificação vale para tudo. Desde o material do dia a dia até o que ela levará apenas uma vez para a escola, como um brinquedo, por exemplo. 

- Quando observar que a criança esqueceu alguma coisa, questionar se ela percebeu que tem algo faltando e se ela e lembra onde ficou. Aproveitar o momento para orientá-la que aquilo que não cuidamos e deixamos para trás, corremos o risco de não encontrar novamente. 

- Resistir à tentação de repor prontamente o objeto que a criança perdeu. É importante que ela perceba a falta que aquilo faz para que se preocupe em cuidar melhor da próxima vez. 

- Em casa ter um lugar determinado para organizar os objetos pessoais e deixar claror que sempre que usar algo, ele deve voltar exatamente para o lugar de onde saiu assim que acabar de usar. Se perceber que algo está fora do lugar, chamar e orientar para que a criança organize." 







Agradecimentos à Elaine Miragaia e Camila Garoli Vilela 





15 comentários:

  1. Adorei a compatibilidade de ideias! Obrigada por mais este convite!

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  2. eu preciso de juda de material escolar por meu filho de 12 esta na 6 seria eu não posso compra estou doente com hepatite c jude me por favor

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  3. eu preciso de juda de material escolar por meu filho de 12 esta na 6 seria eu não posso compra estou doente com hepatite c jude me por favor

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  4. Amei as dicas! mas ainda me sinto muito perdida! não sei mais o que fazer... minha filha perde quase todo dia alguma coisa =( nem tem mais lápis e borracha! ela tem 6 anos. Converso muito e explico a importância de cuidar das suas coisas. prezo pela organização e ensino isso na prática p ela.

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  5. Amei as dicas! mas ainda me sinto muito perdida! não sei mais o que fazer... minha filha perde quase todo dia alguma coisa =( nem tem mais lápis e borracha! ela tem 6 anos. Converso muito e explico a importância de cuidar das suas coisas. prezo pela organização e ensino isso na prática p ela.

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  6. Grazi Ferreira estou na mesma situação. .. Não sei o que fazer .. meu filho tem 7 anos

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  7. Estou na mesma situação.
    Meu filho tem 6anos e ele esquece o material o brinquedo td na escola.
    Só que nunca é devolvido. Eu e meu esposo que ficamos com o prejuízo.
    Estou muito chateada não sei mais o que fazer.
    Já segui as dicas mais por enquanto nada.

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  8. Estou na mesma situação.
    Meu filho tem 6anos e ele esquece o material o brinquedo td na escola.
    Só que nunca é devolvido. Eu e meu esposo que ficamos com o prejuízo.
    Estou muito chateada não sei mais o que fazer.
    Já segui as dicas mais por enquanto nada.

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  9. Sofro com isso tbm tds os dias.Meu filho tem 08 anos,e todo dia perde lápis e borracha,não se comporta e não presta atenção nas aulas😔

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  10. Boa tarde, quem tem problemas com o filho que perde os materiais, eu tenho a solução fazemos etiquetas e também os caderninhos encapados! As vezes o professor ou coleguinha acha perdido e com o nome pode devolver.

    Interessados chamem no watts (19)999211182

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