segunda-feira, 6 de outubro de 2014

MATHEUSZICES - O dia em que Matheus resolveu assistir Peppa Pig



Matheus e os personagens da família Pig: desenho fofo,
mas "malcriado", segundo ele

Há algum tempo que Matheus não curte mais Discovery Kids. O moleque cresceu e seus interesses, inclusive por desenho animado, mudaram. Mas hoje pela manhã ele resolveu assistir Peppa Pig ao lado do irmão. E, qual não foi minha surpresa, quando ele começou a demonstrar suas impressões sobre o desenho e compartilhar com a gente - eu e o Rafa. 

Todo mundo sabe (ou pelo menos todo mundo que já assistiu Peppa Pig) que a Peppa é mimada. O desenho é muito fofinho, mas basta observar com um pouquinho mais de atenção para não aprovar alguns comentários ou atitudes da porquinha principal. A postura da mãe da Peppa também chama muito a atenção: Qual mãe não queria ter a paciência da Mamãe Pig? Pois é, mas definitivamente ela não existe! Diria que é uma paciência exclusiva da porquinha, por que na vida real não é bem assim... Melhor sermos realistas do que deprimir por que não chegamos nem perto da sua paciência de Jó da matriarca da família Pig. 

Mas, voltando ao Matheus, o que me chamou a atenção foi que, aos oito anos, ele conseguiu perceber as atitudes "erradas" da Peppa. A seguir sua avaliação, sobre a personagem principal do desenho: 

"Mãe, a Peppa é muito malcriada. Olha só, ela acaba de falar pra mãe dela, que ela consegue assoviar por que é velha. Mãe, ela chamou a mãe dela de velha! Que feio!" 

"Olha só... a Peppa estava no telefone com a amiga dela e desligou na cara da amiga sem sequer falar tchau! Mais uma malcriação da Peppa!" 

" Mãe imagina se eu chamasse o Rafa de bobinho o tempo todo. Ele ia ficar feliz? Pois ela chama o George (irmão mais novo) de bobinho toda hora! E não é só o irmão, chama até o pai de bobo!"

" Nossa, a Peppa é mimada. Se acha muito grande e sabe tudo, mas quando não consegue fazer uma coisa direito fica toda nervosinha!" 

E, no final, sua conclusão (claro, puxando a "sardinha" pro seu lado): 

"Mãe, melhor o Rafa nem assistir mais Peppa. Você diz que os desenhos do Cartoon são malcriados, mas a Peppa é muuuuuuito malcriada. Melhor o Rafa assistir os Detetives do Prédio Azul, pelo menos lá ninguém faz coisa feia..." (esse último, é o desenho favorito do Matheus atualmente!)


3 comentários:

  1. Então, concordo plenamente com tudo que o Matheus disse. Desde a primeira vez que eu assisti ao desenho comentei aqui em casa que o George tinha uma enorme paciência para aguentar a irmã, pois ela era muito chata. Mas ainda assim continuo fã da porquinha. Não exatamente da personagem, mas do desenho em si. Tenho a impressão de que o criador passou um bom tempo observando o universo infantil e suas várias facetas antes de começar a escrever. Ele mostra desde o lado divertido da infância, como outros nem tanto como o episódio em que a Peppa briga com sua melhor amiga e nenhuma das duas quer ceder para fazerem as pazes. Mostra a família com suas imperfeições, mas que no contexto geral tenta levar a vida de uma maneira descontraída e acreditando que no final as coisas podem funcionar. Como tudo aquilo que é ofertado para as crianças na televisão, tem seu lado positivo e negativo, e por isso é super importante que nós pais consigamos fazer com que esta mídia trabalhe a nosso favor. Acho que eu ficaria aqui um tempão refletindo sobre este assunto que o Matheus acabou de me instigar, mas acho que vou deixar para fazer isto em um post do Mãe do meu Jeito. rs

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Camila. Tomando como base muitos outros desenhos que, acredito, não oferecem nada, absolutamente nada de bom, não acho os episódios da Peppa o fim do mundo. Já presenciei desenhos que insultam de verdade (idiota pra baixo!) e até fazem apologia à demônio e por aí afora. Ainda assim, Peppa é inofensivo, perto de outros. Mas, claro, rende uma boa conversa com o filhote depois, afinal, a porquinha erra sim e até aí podemos tirar proveito para mostrar pros nossos pequenos o que é certo e errado. E os exemplos que não devemos seguir.

    ResponderExcluir
  3. Adorei os comentários do Matheus. Assisti o desenho uma vez e me deu raiva daquela paciência toda da mãe, ninguém é assim. Mas existe muita coisa pior na televisão, com certeza.

    ResponderExcluir