Aqui em casa a música é muito querida entre os meninos. Seja ouvindo um CD, seja cantarolando pela casa uma cantiga de roda, seja brincando com algum instrumento de brinquedo. Matheus este ano está especialmente empolgado com a música. Desde o início do ano está aprendendo a tocar flauta doce no colégio. A empolgação dele a cada nota musical tocada fica estampada em seu rosto. Rafael, que entrou no colégio este ano, está empolgadíssimo com a aulas de música. As segundas-feiras são dias especiais para o meu pequeno. Ele sempre sai com um comentário, fala da música nova que aprendeu e fica todo orgulhoso nos mostrando as técnicas corporais que sabe fazer. Ele descobriu que é super fã do Grupo Barbatuques, em que consiste em explorar os sons que podemos produzir ao bater palmas, pés, estalando os dedos ou qualquer ação que possa produzir sons.
Matheus e a guitarra: música está
presente nos jogos eletrônicos!
Por todos esses motivos, a musicalização infantil virou assunto aqui do blog. A seguir uma entrevista ping-pong com a arte educadora Elaine Othero de Souza, que há 10 anos trabalha com educação musical.
O que é exatamente musicalização infantil?
Musicalização
é o processo de construção do conhecimento musical despertando e desenvolvendo
o gosto pela música, estimulando e contribuindo para a formação integral do ser
humano. A musicalização é desenvolvida através de atividades lúdicas,
importante elemento motivador para o desenvolvimento da percepção musical,
visando o aperfeiçoamento da percepção auditiva, coordenação motora,
socialização, expressividade, percepção espacial, memorização e imaginação.
Quais os seus benefícios
para as crianças?
A
musicalização contribui com o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade,
noção espacial, senso rítmico, imaginação e a auto-disciplina. Estudos
científicos provam ainda que a musicalização estimula a memória, concentração e
atenção.
O
contato com a música também proporciona uma melhor convivência entre as
crianças, propiciando uma comunicação mais harmoniosa, conferindo uma maior
segurança emocional ao criar um ambiente de confiança, respeito mútuo, ajuda e colaboração.
De que forma a música pode
contribuir para o desenvolvendo motor, psíquico e cognitivo das crianças?
A música é muito mais que um agrupamento de sons que compõem
uma melodia. Ela tem efeitos consideráveis no ser humano conseguindo ao mesmo
tempo acalmar um bebê ou dar coragem a um soldado para enfrentar grandes
batalhas.
O contato com a música estimula várias regiões de nosso
cérebro.
As
atividades de musicalização contribuem no desenvolvimento da criança permitindo
que ela conheça melhor a si mesma, contribuindo como reforço no seu
desenvolvimento cognitivo, linguístico, sócio afetivo e psicomotor. A criança
vive um constante processo de construção de sua identidade, percebe-se
diferente dos outros mas ao mesmo tempo procura integrar-se. As atividades
musicais coletivas promovem a socialização estimulando a compreensão,
participação e cooperação, levando a criança a desenvolver o conceito de grupo.
A música também auxilia a criança a demonstrar seus sentimentos, liberando suas
emoções construindo assim o sentimento de segurança e autoestima.
As
experiências rítmicas onde a criança tem
uma participação ativa tocando um instrumento, ouvindo ou mesmo observando
levam a um desenvolvimento efetivo dos seus sentidos aperfeiçoando sua acuidade
auditiva, a coordenação motora e a atenção.
Também
ao cantar ou dançar a criança está explorando suas capacidades além de
estabelecer relações com o meio que vive.
A música pode, por exemplo,
contribuir para que crianças muito tímidas ou com dificuldade de sociabilização,
sejam inseridas e mais participativas em um grupo?
Sem dúvida atividades de
musicalização promovem a participação, a cooperação e a comunicação além de ser
um facilitador da expressão das emoções. As cantigas de roda, por exemplo, promovem e facilitam a integração das
crianças, valorizando o trabalho em equipe. As atividades musicais também
estimulam o desenvolvimento da auto estima pois auxilia a criança a ultrapassar medos e lidar
com a ansiedade o que resulta no seu crescimento pessoal.
Qual a importância da
música nos primeiros anos da vida escolar de uma criança?
A música representa uma importante fonte de estímulos e por
seu caráter libertador e criador pode ser utilizado como um importante recurso educativo. Ela sugere
ações e induz a comportamentos motores e gestuais estimulando com isso a
percepção da criança.
Cantar e dançar utilizando um repertório musical de
qualidade, pode proporcionar diversos benefícios garantindo um desenvolvimento
saudável das crianças.
Como são as aulas, na
prática, de musicalização na educação infantil? Quais são seus propósitos e
objetivos?
A música é uma
linguagem que se constrói a partir de vivências e reflexões orientadas.
Partindo desse pressuposto, as crianças devem ter o direito de cantar, tocar
instrumentos e explorar sua criatividade e imaginação.
As aulas de musicalização compreendem a música de acolhimento,
momento onde ressalto sempre os nomes das crianças, a hora do canto, que é o
momento em que cantamos músicas diversas trabalhando inclusive o resgate de
músicas que fazem parte da cultura infantil, ricas em produtos musicais,
atividades que compreendem integração de som e movimento, desenvolvimento de
atividades utilizando brincos e parlendas, jogos musicais, atividades com
percussão corporal (exploração dos sons corporais), marchas, danças e cirandas,
relaxamento, atividades de registro e canções de despedida.
Todas essas atividades têm como objetivo fazer com que a
criança perceba, ouça e diferencie os diversos sons através das brincadeiras,
imitação e reprodução musical, explore e identifique os elementos da música,
perceba, expresse sensações, sentimentos utilizando composições e
interpretações musicais.
Como se dá a linguagem
corporal nessas aulas? É um misto de música e dança, de reconhecimento
corporal?
As crianças adoram se movimentar e utilizam seu corpinho
para demonstrar seu estado emocional. Se estão alegres correm, pulam, brincam,
mas se estão tristes encolhem-se timidamente.
Sua expressão corporal é grande reveladora do que sentem. O corpo fala,
então é imprescindível que as aulas de musicalização explorem essa linguagem
tão rica da infância. Durante as aulas sempre procuro propor atividades em que
as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas de seu
corpo.
A musicalização contribui
também para a coordenação motora da criança?
A música contribui e muito para desenvolver as habilidades
motoras das crianças. As atividades desenvolvidas durante as aulas faz com que
a criança aprenda a controlar seus músculos e mover-se com desenvoltura. O
ritmo trabalhado através das canções ou mesmo ao tocar instrumentos tem um
papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. O movimento
adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto de atividades coordenadas.
Atividades simples como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas ou mesmo os
pés, são vivências importantes que desenvolvem o senso rítmico e coordenação
motora, fatores importantes para desenvolver o processo de aquisição da escrita
e da leitura.
Cite exemplos de
crianças, que apresentaram avanços social e cognitivo depois
que começaram a frequentar aulas de musicalização.
Posso citar aqui dois casos muito interessantes. Há três
anos participo de um projeto em uma escola municipal onde trabalho com alunos
do 2º ano. Sou responsável pelos cursos de musicalização e iniciação musical.
Uma das alunas tinha um comportamento muito tímido. Ao conversar com sua
professora descobri que essa criança passava por sérios problemas familiares. A
música contribuiu como um instrumento de intervenção em suas questões
emocionais. Através do estudo da música essa criança passou a mudar seu comportamento,
deixando sua timidez e tendo atitudes que revelavam maior segurança. Também,
segundo a sua professora, tornou-se mais participativa em sala de aula e passou
a interagir mais com seus colegas de classe.
Outro caso é de um menino que possui uma síndrome que limita
seus movimentos. No início das aulas ele não era participativo. Comecei a perceber que ele expressava uma
enorme alegria e euforia quando ouvia determinadas músicas. Após algum tempo
comecei a oferecer instrumentos para que ele pudesse participar com seus
colegas das atividades. Aos poucos ele foi interagindo com os alunos e hoje é
uma criança muito participativa. Adora participar das brincadeiras musicais e
todos o auxiliam nas aulas. Isso mostra como a música pode intervir nas relações
sociais emocionais das pessoas.
A partir de qual idade a música pode contribuir para o desenvolvimento de uma criança? Ela pode acalmar, por exemplo, bebês mais agitados ou ter o efeito contrário - agitar e estimular quando necessário?
Vou responder essa pergunta com outra: imagine uma academia
de esportes onde ouvíssemos como música de fundo “Concerto para violinos”, de
Brahms. Não seria muito motivador, não é mesmo? (risos)
Ouvimos o barulho do mar, o vento soprando, o bater de
martelos, o ruído dos carros, o canto dos pássaros... Perceber as vibrações
sonoras que nos rodeiam é parte de nossa integração com o mundo que vivemos.
Nossa escuta guia-se pelos limites impostos por nossa cultura estabelecendo uma
relação direta com o nosso entorno sejam eles musicais ou não. É comprovado que
as melodias reavivam nossas lembranças e provocam reações físicas como por
exemplo a aceleração de nossos batimentos cardíacos, ou mesmo o arrepio de
nossa pele. Comprovadamente a música tem uma grande relação com nossa
afetividade. As relações de altura entre as notas musicais executadas em uma
melodia, que chamamos de altura
tonal, e o andamento, grau de velocidade
aplicada à execução de um trecho musical,
determinam se essa melodia é triste ou alegre.
A altura tonal da
melodia e a variação do andamento podem ser fatores determinantes para
trabalhar nossas emoções. Por essa razão temos vários tipos de melodias
aplicadas para relaxamento, para estimular, para tranqüilizar.
Sua contribuição para o desenvolvimento dos bebês é
primordial. Ela pode estimular os bebês, também têm o poder de acalmá-los sem
dúvida. Só temos que ter um certo cuidado ao escolhê-las pois existem alguns
mitos de que a música clássica, por exemplo,
é relaxante. Dependendo da complexidade dessa música ela pode sim ativar
e estimular ainda mais nosso cérebro.
Que tipo de música você acredita que os pais devem levar para suas crianças?
Devemos trabalhar sempre com um repertório bem variado,
ampliando dessa maneira o conhecimento musical de nossos pequenos. Músicas da
cultura infantil, músicas instrumentais e cantadas devem fazer parte dessa
escolha.
Gosto de trabalhar resgatando músicas
tradicionais de nossa cultura, mas isso não nos impede de acrescentar também as
músicas que são veiculadas pela mídia. Temos alguns trabalhos muito ricos que
podem e devem ser explorados pois a diversidade musical do Brasil é imensa.
Como dica posso citar o trabalhos da “Arca de Noé” de
Toquinho e Vinícius de Moraes, Palavra Cantada, Adriana Partimpim, Música de
Brinquedo (Pato Fú) que traz um arranjo instrumental muito interessantes onde
são explorados os sons de alguns brinquedos, Os Saltimbancos, Adaptação da
história “Os Músicos de Bremem” feita por Chico Buarque de Holanda,enfim,
existe uma infinidade de cd’s disponíveis no mercado que trabalham com músicas
de boa qualidade.
Qual o nome da técnica que
você aplica com as crianças (o tumtumpá! rs) e quais os seus objetivos? O que a
criança aprende e quais os seus benefícios ao colocá-la em prática? Fale
um pouco sobre isso (que aliás, meus filhos amam!)
Nosso corpo é uma rica fonte sonora e podemos explorar os
diversos sons que ele produz para criar músicas.
Essa exploração sonora é chamada de percussão corporal e
consiste em explorar os sons que podemos produzir ao bater palmas, pés,
estalando os dedos, ou qualquer ação que possa produzir sons.
Essa técnica foi criada pelo músico paulistano Fernando
Barba, que em 1995 criou o grupo Barbatuques.
O repertório desse grupo musical é muito interessante para
ser trabalhado nas aulas de musicalização pois mostra o resultado da
coletividade e da brasilidade nas canções por eles trabalhadas.
Tudo vira uma grande brincadeira em sala de aula e os alunos
adoram descobrir que fazer música não se restringe e a ter um instrumento e
executá-lo como acompanhamento das canções.
Ao participar dessa brincadeira as crianças passam a
desenvolver um amplo repertório de sons que podem ser produzidos pelo corpo,
estimulando o autoconhecimento e a desenvolvendo a consciência corporal,
promove a integração desses sons com ritmos e melodias, estimula a memorização
e concentração, desenvolve a coordenação motora e a percepção rítmica, melódica
e harmônica, tão importantes na música, e por ser uma atividade realizada em
grupo, promove a socialização e integração das crianças.
Com quantos anos, em média, é possível uma criança aprender a
tocar um instrumento? E quais os instrumentos mais indicados para essa
inicialização?
Bem, não existe uma
idade ideal. É importante que a criança queira aprender. É fundamental também
que ela escolha o instrumento seja feita em função de suas preferências e gostos. Para isso as
crianças podem ser matriculadas em escolas que tenham aula de iniciação
musical, onde terão a possibilidade de experimentar diversos instrumentos.
Os pais devem ter a preocupação
de escolher escolas que tenham profissionais e professores com experiências
comprovadas com crianças pequenas, que ensinem os pequenos explorando a
espontaneidade e amor pela magia dos sons e que ensinem a música transformando
as aulas em uma brincadeira musical e não em uma obrigatoriedade.
Sobre Elaine Othero de Souza:
Arte educadora formada pelo Centro Universitário Claretiano, participei de diversos cursos e palestras sobre musicalização infantil, pois sempre tive o sonho de fazer com que as crianças desenvolvessem a mesma paixão que sempre tive pela música.
Trabalho a 10 anos com educação musical ministrando
aulas de musicalização e iniciação musical para alunos da Educação Infantil e
Ensino Fundamental em instituições
Arte educadora formada pelo Centro Universitário Claretiano, participei de diversos cursos e palestras sobre musicalização infantil, pois sempre tive o sonho de fazer com que as crianças desenvolvessem a mesma paixão que sempre tive pela música.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmei a matéria e o depoimento!
ResponderExcluirMinha família é de músicos. Também sou mamãe e meu filho Pedro é movido a música. Ela etá presente em nossas vidas,na rotina e na nossa história!
Na escola, nas aulas de música ministradas pela professora Elaine, meu pequeno tem descoberto junto com os amigos a magia dos sons com atividades lúdicas e muito envolventes!!
Um trabalho excelente da profissional, da escola!
Parabéns à todos!
Kely Rebello