sábado, 7 de junho de 2014

ARRAIÁ - Foi aberta a temporada de Festas Juninas

Junho chegou e com ele foi aberta a temporada de festas juninas. Canjica, pamonha, quentão, vinho quente, milho cozido. Huuummm... Quem resiste a tanta tentação? Mas a festa da "comilança" é também a festa da família, da união, dos amigos. É quando a criançada se reúne pra apresentar aos pais a dança, que ensaiaram nas últimas semanas com os amigos da escola. É quando pais e filhos dividem o ambiente escolar por algumas horas. Só uma pena, que a quadrilha tradicional anda tão sumida dessas apresentações...

As festas juninas são celebrações católicas que acontecem em vários países. Acredita-se que sua origem se deu na Idade Média, como uma homenagem a São João. A festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses ainda durante o período colonial. Naquela época, havia uma grande influencia de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, que influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e Espanha. Com os passar dos anos todos esses elementos culturais foram misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros e tomando características particulares em cada uma delas. 

NORDESTE - As festas juninas acontecem em todo o Brasil, mas é no Nordeste que ganham mais notoriedade. A comemoração é marcada como um momento de fazer homenagens aos três santos católicos do mês de junho: São João, São Pedro e Santo Antônio. Além de alegrar o povo, essas festas representam um importante momento econômico, já que muitos turistas visitam as cidades nordestinas para acompanhar os festejos. 


Rafa durante a sua apresentação na Festa Junina


Balões, fogueiras, quadrilhas e comidas tipicas (muitas delas a base de milho, já que é época de colheita) fazem parte da tradições dessas festas. Seja na escola, seja na quermesse da igreja, seja na casa de um amigo essa festa tão tradicional não sai de moda. Junho chegou! Aproveite! Entre no clima e boa festa! 


MENINOS

Hoje foi a festa junina do colégio dos meus filhotes. A primeira vez em que o Rafa se apresentou no Jequicaipira. E o danadinho cumpriu brilhantemente sua missão... Acompanhado por seu cavalinho de pau fez os passos direitinhos. 


Matheus e Ana Beatriz - 
ensaiadinhos apresentaram 
muito bem a Catira



Matheus, já experiente no assunto, apresentou ao lado dos amigos uma demonstração de Catira, uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. Não preciso nem dizer que o resultado foi uma graça, né? 


Matheus - concentrado e feliz



ENTRE NO CLIMA: 

A seguir algumas sugestões de Festas Juninas, que acontecem em São Paulo: 



Clube Atlético Juventus - Festa Junina da Véia - 7 de junho
Clube Paineiras do Morumby - dias 7 e 8 de junho 
Clube Espéria - dias 7 e 8 de junho 
Festa Junina Igreja do Calvário (Pinheiros) - até 6 de julho 
Clube Aramaçan - até 6 de julho 
Estádio da Portuguesa - até 5 de julho 
Arraia da Mancha Verde (na sede) - de 5 a 26 de julho


Fonte:
Pesquisa - site - http://www.suapesquisa.com/



2 comentários:

  1. Olá gostaria de saber onde vc comprou esse vestido lindo caipira do Brasil

    ResponderExcluir
  2. Paty o vestido é lindo mesmo. E o mérito é todo da mamãe da mocinha, a Karen. Ela comprou em São Paulo, em uma loja de artigos para crianças na zona norte. abs

    ResponderExcluir