sexta-feira, 6 de junho de 2014

MÃE DE MENINO: quando o futebol invadiu minha vida!

Não. Eu nunca fui fã de futebol. E olha que sou a quarta filha, única mulher, entre três irmãos meninos! Contando com o pai eram quatro homens fanáticos por futebol em volta de mim. O futebol era presente em casa tal como arroz com feijão. Em dia de jogo na TV, nunca tive vez. Tinha duas escolhas: assistir ao jogo ou arrumar outra coisa que fazer. E, geralmente, eu ficava com a segunda opção. Eu e minha mãe... A minha casa era também o ponto de encontro do time de bairro, que meu pai era o técnico. Todo domingo, um bando de meninos se reuniam na sala de casa para, juntos, saírem rumo ao jogo do dia. Claro que várias vezes assisti a esses jogos e era divertido vê-los jogar e, vez ou outra, em entrava na quadra pra sair na foto junto com os jogadores...



Matheus, a vó e o tio, no Pacaembu, em jogo
do Corinthians (2011): realizando seu sonho
de  ir pro estádio e tentativa
de torná-lo corinthiano!



Os anos passaram e meu interesse por futebol continuava zero. Mas aos poucos percebia que até minha mãe estava mudando também... Sim, agora, com os filhos já crescidos, a "veinha" passou a não perder uma partida do Corinthians na TV! E vibra, e sofre, e comemora cada gol. Fiquei sozinha de vez. Pra não dizer que nenhum jogo me interessava, uma partida do Brasil na Copa, claro, me segurava na frente da TV. E ponto. 

Mas o futebol continuava no meu caminho. Não bastavam três irmãos, meu destino estava escrito. Pisquei. E quando me dei conta me tornei mãe de dois moleques. Adivinha? Apaixonados por futebol. Depois que os meninos nasceram e descobriram a bola nunca mais pararam de correr atrás da redonda. É impressionante. Mas moleque (pelo menos os meus) parece nascer com uma bola acoplada na parte central do cérebro. Jogar uma "pelada" na quadra do prédio, fazer um gol a gol no meio da sala, treinar "driblinhos" (sim, até isso!) fazem parte do meu dia a dia! Na falta de outros jogadores, eles escalam a mãe com a maior facilidade! E a mãe, que no passado tinha pavor de futebol, aprendeu a gostar dessa brincadeira, que à princípio parecia só "coisa de menino". 

Meninos em tour pelo Estádio do Morumbi: se 
sentindo "os jogadores" pertinho do gramado!


Dois corinthianos junto ao escudo 
do São Paulo: tudo pela família! 


Futebol faz parte do meu dia a dia. Nunca imaginei que uma camisa de seleção em vitrine de loja de esportes chamaria a atenção dos meus olhos num passeio pelo shopping. Nunca pensei que lavar meiões cheios de chulé fariam parte da minha vida! Assistir as aulas de futsal no colégio virou programão de mãe coruja. E o carinho dado a eles na torcida é retribuído na hora do gol: "Mãe, esse gol é pra você!". Derreto igual sorvete e seria capaz de afirmar ser fã de futebol desde pequenininha naquela hora... E me vejo espelho da minha mãe... torcendo, vibrando, gritando pelos meus mini jogadores. 


Rafa: paixão pela  bola! 


Os moleques são persistentes. Dia desses aceitei o desafio e joguei uma partida de Fifa no X-Box pela primeira vez. Claro, tomei uma lavada. Placar: 10 x 2, pro Matheus. Mas o galanteador não me deixou abalar: "Mãe, você foi ótima. Primeiro jogo e já fez 2 gols"!. Quase acreditei... quase. Não fosse por conhecer o espertinho que tenho em casa. Ele queria me incentivar a treinar mais e garantir uma companhia na brincadeira por outras vezes... 


Futebolzinho com o pai: 
diversão garantida! 

Ano passado, em seu aniversário de três anos, Rafinha me pediu sem titubear: "O tema da minha festa vai ser futebol!". Desafio aceito, pedido atendido. No convite, ia um pedido aos convidados: que vestissem para a festa a camisa do seu time do coração. O clima não poderia ter sido melhor. Corinthianos, são paulinos, palmeirenses reunidos em festa. 



Festa de três anos do Rafa: 
adivinha o tema? Futebol! 


Hoje é dia de amistoso do Brasil x Servia. O último jogo da seleção brasileira antes da Copa do Mundo. Será a primeira vez que assistirei no estádio, um jogo do Brasil! Os moleques estão ansiosos. Matheus, que é são paulino, está duplamente feliz: assistirá  a seleção jogando no seu estádio do coração! Rafinha garante: "Mãe, nós vamos pro Morumbi só por causa do Brasil. Continuamos corinthianos, néééééé?". Sim Rafinha, continuamos corinthianos e, pelo visto, loucos por futebol! Quem diria... 



O dia em que o Rafinha "invadiu" o treino 
do irmão: gostam tanto da redonda, que 
não perdem uma oportunidade! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário