domingo, 22 de junho de 2014

AMAZÔNIA MUNDI - uma viagem sem sair de São Paulo



A Amazônia é o tema do momento aqui em casa. Matheus está pesquisando sobre o local para um trabalho que será apresentado na Feira do Conhecimento do colégio, no segundo semestre. Pontos turísticos, a cultura local, a vida de quem mora tão distante de nós estão sendo descobertas pelo meu grandão. A "viagem" tem sido deliciosa! O tema é atrativo e encantador, principalmente se levarmos em conta as tantas diferenças entre a nossa realidade com a de quem vive na região norte do país. "As crianças vão pra escola de barco?", "Olha que lindo o encontro das águas do rio Negro e Solimões!", "Já tinha visto vitória-régia no desenho da TV", empolga-se o moleque entre uma descoberta e outra. 


Meninos "descobrindo" as sementes da Amazônia


E, como a Amazônia virou assunto aqui em casa entre os "grandes e os pequenos", não resistimos. Atravessamos a cidade neste sábado para visitar a exposição Amazônia Mundi, no Sesc Itaquera. E valeu a pena percorrer quase 30 km de carro para chegar lá... O local por si só é delicioso. Coladinho ao Parque do Carmo, o Sesc Itaquera possui uma área verde privilegiadíssima! Muito verde, muita diversão, muita cultura pra público de todas as idades. 

A exposição acontece em um amplo galpão com pé direito alto. São várias instalações, que contam e mostram um pouco da Amazônia como ela é. Logo na entrada há um túnel onde é possível experimentar as sensações locais ao ouvir o som de pássaros e chuva. Ao longo do caminho, várias telas mostram imagens de animais nativos do local. Essa espécie de imersão termina numa sala com céu estrelado. Um outro ambiente mostra uma réplica de casa de caboclo, montada com tábuas de madeira ao redor de um lago artificial com vitórias-régias. Dá para a criançada ter uma ideia de como são essas moradias tão comuns naquela região. Há ainda uma cabana de palha e muitas, muitas sementes e frutos da região norte usados, inclusive, para a confecção de adereços. Os meninos ficaram surpresos ao segurar nas mãos sementes de guaraná! Um outro ambiente ainda mostra em miniatura alguns pontos turísticos da Amazônia, como o Teatro Amazonas, por exemplo. 

Rafa e a semente de guaraná!


Outra instalação que atraiu a curiosidade dos meninos foi a que mostra curiosidades sobre as espécies vegetais. Na foto abaixo, Matheus está na frente de uma imagem da maior folha (sem divisão) do planeta. É a Polygonaceae coccolaba, que foi descrita para a ciência em 1982, pelo Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA) e pelo Jardim Botânico de Nova Iorque. Suas folhas adquiriram tal dimensão, pois a planta se adaptou a ambientes florestais de baixa luminosidade e então ampliou sua superfície foliar para realizar a fotossíntese. Uma folha pode pesar até 800 gramas e alcançar 2,5m de comprimento, por 1,4 m de largura! 

Matheus: a folha é quase 
o dobro dele!



O passeio é bem agradável e, para as crianças, enriquecedor. No final, há ainda uma exposição de fotografias bem interessante. Aqui, todo mundo curtiu. E, no final, ainda rolou um passeio pela unidade do Sesc Itaquera, que merece ser visitada. Gigante, repleta de instalações bacanas, limpeza impecável. Os meninos curtiram e nós, pais, também. Vale a pena seguir até o extremo da zona leste para fazer o passeio. Fica a dica! 



Meus "gigantes" na frente da Amazônia "pequenina"




Serviço: 
SESC Itaquera - Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 // Parque do Carmo


Mais informações no site: http://www.sescsp.org.br/programacao/17187_AMAZONIA+MUNDI#/content=saiba-mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário