sábado, 31 de maio de 2014

COPA 2014: A Taça da Copa pode ser vista até amanhã em SP


Para os fanáticos por futebol - ou apenas curiosos de plantão -, a TAÇA DO MUNDO ficará exposta no Shopping Metrô Itaquera até amanhã, domingo, 1º de junho. 

A exposição faz parte do evento "Tour da Taça pelo Mundo", patrocinado pela Coca Cola. 





Feita de ouro maciço 18 quilates, a taça percorreu 89 países do mundo, além de todas as capitais do Brasil  e, agora, ficará exposta em São Paulo até domingo, 1º de junho, em uma tenda no Shopping Itaquera. Além da taça da Copa do Mundo , o espaço ainda conta as bolas utilizadas em 12 edições do Mundial.


A taça original, que traz na parte inferior o nome e o ano de cada campeão desde 1974, ficará exposta com a proteção de um vidro. O objeto fica em poder do país campeão até a Copa do Mundo seguinte, quando a Fifa a recolhe e entrega uma réplica folhada a ouro ao país.

Mas, quem pretende ir, se prepare: as filas são longas e exige uma dose extra de paciência até ficar frente a frente com a taça! 


SERVIÇO: 

A taça está exposta no Shopping Itaquera, na zona leste da capital. O horário de visitação é das 9h às 21h até sábado. No domingo, devido ao jogo entre Corinthians e Botafogo na Arena Corinthians às 16h, as atividades serão encerradas mais cedo, às 13h.

Para participar do evento, é necessário trocar quatro tampas de garrafa de qualquer produto Coca-Cola participante da promoção por um vale-ingresso. 
O Shopping Metrô Itaquera fica na Avenida José Pinheiro Borges, s/n, ao lado da Estação Corinthians -Itaquera do Metrô.




sexta-feira, 30 de maio de 2014

VAMOS BRINCAR?

Ontem o Matheus chegou em casa super empolgado. Todo falante, dizia que tinha aprendido uma nova brincadeira na escola. Na verdade, a brincadeira nem tinha sido para a turma dele. Uma turminha mais velha brincava de Batata 1-2-3 e ele, interessado pela novidade, ficou naquele momento como observador. Em casa, enquanto tomava banho, tentou explicar mais ou menos como era a tal batata. E, minutos depois, já de pijama, pôs-se a ensinar, na prática para mãe e irmão as regras do jogo. Em resumo, um jogador fica de costas para os demais, que, juntos vão em direção a ele. Vez ou outra esse jogador olha para trás. O lance é os demais ficarem parados, como uma estátua. Se o jogador que está de costas consegue vir alguém em movimento, este deve voltar pro início do jogo. Vence o que chegar primeiro e tocar nas costas do Batata, ou seja, o que bate caras.

A brincadeira é simples e lembra, e muito, tantas outras que as crianças da minha geração faziam no quintal de casa. O que mais me chamou a atenção foi a reação dos meninos. Eles estavam empolgados, vidrados, concentrados na tal façanha. Riam quando eram pegos em movimento e voltavam para o início do jogo felizes, mesmo que isso significasse uma perda no jogo naquele momento. Felizes por simplesmente brincar. 



O piloto de Formula 1 e sua equipe: improviso e 
muita, muita criatividade na hora da brincadeira


A geração dos eletrônicos, vídeo-games, tablets e joguinhos também gosta de brincar! E de brincar com coisas simples. Pena que isso esteja se perdendo...  Aqui em casa brincadeiras de roda, batata quente, passa anel e até lojinha continuam vivas. O espaço talvez não seja o mais apropriado, mas o improviso faz render um volei adaptado com balão no meio da sala, por exemplo, e a diversão é garantida.  

Mas e os jogos eletrônicos onde ficam? É claro que meus meninos gostam desses games. Afinal, eles vivem nesse mundo em que é mais fácil encontrar alguém preso a um aparelho do que ver um grupinho jogando futebol na praça. O virtual é real em suas vidas! É presente. Mas aqui, eletrônico sempre tem limite... Seja ele uma partidinha de futebol no X-Box. Seja uma competição de corrida no DS. Seja para alimentar o Poh no celular da mamãe... Eles conhecem, eles sabem como mexer (aliás, sabem mais do que os pais, confesso! Parece que essa turminha veio com um chip embutido... aprendem rápido demais...). Mas também sabem que essa deve ser apenas uma parte, pequena, de suas brincadeiras. 

A interação que esses momentos únicos de brincadeiras em família proporcionam é incrível. Vão muito além do jogo em si. Vão além de fortalecer laços de carinho, amor, cumplicidade. Vão além da troca de experiências, de vivência, de conhecimento. É quando os "grandes" e os "pequenos" ficam paralelos, se enxergam da mesma maneira, tiram muita vezes o peso de um dia cheio de trabalho, de problemas não resolvidos, do estresse do dia a dia. E para as crianças tem um gostinho especial, de novas descobertas e aprendizado. 

Uma simples brincadeira pra nós pode virar um grande faz de conta, repleto de fantasias para eles. Acampar na sala, por exemplo, numa sexta-feira a noite para meus meninos é uma aventura, que termina com o aconchego do nosso abraço, na hora de dormir. Eles curtem cada instante. Desde a hora que pensamos onde vamos prender as pontas do lençol que fará a vez da barraca até a escolha da historinha ou do filme que vamos assistir. 


Mat e Rafa: os donos da 
"banca de revistas"!


A assinatura de uma revista infantil, por exemplo, teve várias funções por aqui, que vão muito além da leitura em si. Hoje pela manhã, enquanto eu tomava banho, dois "mini jornaleiros" montaram uma banca de revistas no meio da sala. Assim que abri a porta, escutei um chamado: "Dona Adriana, a banca está aberta!". Fiquei surpresa com a riqueza dos detalhes, que eles pensaram para expor as revistas. Fora as histórias hilárias, que guardarei na memória para sempre... Rafinha, por exemplo, era o "homem do brinde". "Moça, se você comprar três revistas ganha um super brinde: esse carrinho!". Já o Mat, que está na fase de aprender a lidar com dinheiro, somava os valores da minha "compra" e dizia quanto tinha que ser o troco. Eis um exemplo de brincadeira simples, criatividade a mil, aprendizado (matemática à flôr da pele!) e muita, muita diversão! 



A "banca de revistas" montada no meio da sala!










quinta-feira, 29 de maio de 2014

PÉROLAS DO RAFA - Preguiça com as letrinhas

A última da série PÉROLAS DO RAFA: 

Ontem a noite, enquanto o Matheus fazia lição, Rafinha pediu um papel... queria escrever! Em seguida, começou a falar: 

Ele - "Mãe, queria chamar Theo!" 
Eu - "Por que, filho? Você gosta do nome do seu amigo? 
Ele - "Não. É por que tem poucas letras na hora de escrever!"

Apesar de ser um preguiçoso assumido, o pequeno está se saindo bem na escola. Para quem iniciou o ano sem saber fazer sequer a letra "R", já consegue escrever RAFAEL. Mas, claro, quando chega na letra "E", reclama que está cansado... Grandes chances dele assinar apenas Rafa no futuro! 


Rafael: apesar da preguiça 
adora lápis e papel!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

BRUXISMO: quando a criança range os dentes

Crec Crec... Crec Crec. O barulho é parecido com um leve rangido. Acordei no meio da noite com esse barulhinho e na hora bateu um frio na barriga. O som já era familiar. O que não esperava era passar por tudo isso de novo, agora com o filho mais novo. Em 2011, percebi que o Matheus rangia os dentes enquanto dormia. Depois de passar pela pediatra e odontopediatra veio o diagnóstico: Bruxismo. Sim, meu primogênito ansioso rangia os dentinhos enquanto dormia e já era visível o resultado de tal feito: dentes de leite gastos, retos e mais baixos do que deveriam. A preocupação era evitar que ele gastasse os dentes permanentes que estavam por vir. A solução, na época, foi o uso do aparelho móvel para dormir, já que o Matheus estava em fase de troca de dentição e o espaço para os dentes permanentes que estavam por vir era pequeno demais. Resolvido! O aparelho, a partir de então, teve duas funções: abrir a arcada do Matheus garantindo maior espaço para os dentes grandes permanentes e, de quebra, ainda evitava o atrito entre os dentes. 

No último sábado foi a vez do Rafa passar na dentista. Á princípio era para ser uma consulta de rotina, para fazer uma limpeza e dar uma "geral" em sua boquinha. Assim que ele sentou na cadeira e abriu a boca, veio o susto: "Rafa está rangendo os dentes! Olha só como estão gastos e retinhos! Ele range enquanto dorme", afirmou a odontopediatra. Junto com a afirmação veio um frio em minha barriga. De novo? Mais um filho ansioso? Como não há nem sinal de troca de dentes ainda, afinal ele acabou de completar 4 aninhos, a solução é esperar. A dentista sugeriu colocá-lo na natação a noite com o intuito de relaxar a musculatura na tentativa de deixá-lo mais relaxado na hora de dormir. 

Mas o que mais me intrigava era não ter ouvido o som do rangido enquanto ele dormia. Pois é, não tinha ouvido até esta noite. Depois de um dia de muita tosse acabei dormindo com ele essa noite. E, entre uma tossida e outra, quando o sono dele ficou mais profundo, acordei com o crec crec... Sim. O Rafa está rangendo. A força com que ele apertava os dentinhos me impressionou. Tentei abrir a boca dele, com cuidado, para evitar o rangido e senti a pressão que ele colocava nos dentes. Não é a toa que algumas pessoas podem até quebrar os dentes enquanto rangem, pois a pressão é forte demais. 

Bruxismo não tem remédio e a causa pode ser de fundo emocional (estresse, ansiedade). Nessa idade do Rafa é considerada por alguns especialistas como normal e tende a passar com o tempo. Aqui a em casa, a recomendação é esperar e tentar deixar o molequinho o mais relaxado possível no período da noite. Vamos tentar! 

Abaixo um textinho sobre criança que range os dentes: 


Rafa na dentista: dentinhos
gastos por conta do Bruxismo




Texto retirado do site BabyCenter Brasil:

Quando a criança range os dentes


Ainda não se sabe exatamente por que as crianças rangem os dentes, mas os especialistas costumam associar o hábito a alguns fatores, como tensão ou estresse, dor (de ouvido ou pelo nascimento dos
dentes, por exemplo) e problemas de oclusão (quando os dentes não se "encaixam" direito).

Há quem diga que a alergia pode influenciar, e até a presença de parasitas, como lombrigas, mas não
há nenhuma prova científica de que haja relação entre esses fatores e o ranger de dentes.

Antes de se assustar, porém, saiba que muitas vezes a origem do barulho é bem mais inofensiva: 
a criança está apenas se acostumando à presença dos dentes na boca.
Estudos mostram que a tendência a ranger os dentes (também chamada de bruxismo) é maior se os
pais também fazem a mesma coisa. E a criança tem mais chance de ranger os dentes se costuma
falar dormindo ou babar.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Dentistry for Children, cerca de 38 por cento das 
crianças rangem os dentes. Em média, o hábito aparece aos 3 anos e meio, e permanece até os 6,
embora gente de todas as idades ranja os dentes. Quase sempre, o ranger de dentes acontece 
durante a noite.


Ranger os dentes é prejudicial? 

Na maioria dos casos, não. É muito pouco provável que seu filho consiga prejudicar os dentes 
fazendo isso, e é grande a chance de ele abandonar logo o hábito. Mas vale a pena mencionar o caso
para o dentista, para que ele examine bem os dentes para ver se eles não estão se desgastando pelo
atrito.



Há algo que eu possa fazer para acabar com isso? 

Apesar de o barulho ser muito estranho, o melhor a fazer é esperar essa fase passar. Em todo caso, 
vale a pena investir num ritual bem tranquilo para a hora de dormir.

Caso seu filho esteja com dor de ouvido ou com os dentes nascendo, você pode dar a ele a dose 
correta de analgésico, conforme prescrita pelo médico, para aliviar o desconforto. Lembre-se de que 
nunca se deve dar aspirina a crianças.
Para crianças mais velhas, o dentista pode recomendar uma placa feita sob medida, uma espécie de aparelho, que protege os dentes. Mas essa alternativa só é utilizada quando a criança já tem alguns 
dentes permanentes, a partir dos 6 anos.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

POR QUE CARINHO NÃO TEM HORA...

Por que ficar pertinho de você me faz muito bem! 
Te amo hoje e sempre! 


Carinho não tem hora! 
Mamãe e Mat no parque,
 em 2012


domingo, 25 de maio de 2014

CORRIDA INFANTIL - PARQUE DA ACLIMAÇÃO


Nem o tempo frio e a garoa que, vez ou outra insistia em aparecer, atrapalharam a 33a edição da Corrida Infantil  do Parque da Aclimação.

Divididos em 4 categorias, crianças e adolescentes entre 4 e 15 anos participaram da corrida nesta manhã de domingo. No final, todos ganharam medalhas e kit.

O mais bacana é o clima de incentivo ao esporte e os olhinhos brilhantes dos pequenos, que estavam felizes por participar da prova.

Aqui em casa, nem a preguiça de sair cedo da cama falou mais alto para os pequenos. E que bom que eles insistiram para ir. Valeu muito a pena. Um passeio gostoso para pais e filhos. 

A seguir, algumas cenas dos meus pequenos atletas durante a prova:



A dupla dinâmica aguardando as suas baterias


Matheus já posicionado na bateria de meninos
com idade entre 7 e 9 anos


Matheus no final da prova: medalha, lanchinho e 
cara de muuuuuito cansado!


A galerinha de 4 anos aguardando a largada!


Rafael recebendo sua medalha: feliz por 
ter concluído a prova!


E, depois da corrida, uma 
soneca pra repôr as energias!

sábado, 24 de maio de 2014

CINETOSE: a causa do enjoo do meu filho


Já faz algum tempo que o Matheus sofre com enjoo quando percorre longos percursos de carro. Percebemos que a situação se agrava quando o trânsito é mais intenso, onde o "anda um pouquinho, para um pouquinho" é mais frequente. Muitas vezes esse enjoo é seguido por uma incômoda dorzinha de cabeça. As vezes o vômito é inevitável. Outras vezes ele consegue chegar em seu destino ileso. O fato é que depois que essas cenas começaram a se repetir o porta luvas do nosso carro nunca mais ficou sem sacolinhas plásticas. No primeiro alerta, ele mesmo grita e pede pelo saquinho! 

Resolvida a questão prática, o fato é que o mal estar é muito desagradável. Muitas vezes vi a empolgação dele com um passeio, por exemplo, desaparecer por conta da sensação ruim que tomou conta do momento. E compartilhar de um sofrimento do seu filho, ainda que não seja grave, não é nada agradável... 

Até então seu enjoo não tinha nome. Não sabíamos do que se tratava. Mas ontem, depois de passar por esse transtorno até chegar em sua consulta de rotina na pediatra, descobrimos quem é o causador de tanto mal estar: CINETOSE. Isso mesmo, Matheus tem cinetose há provavelmente uns dois anos, portanto, desde os seus 5 aninhos. 

A cinetose ou simplesmente enjoo do movimento é caracterizada por um quadro de náuseas, que pode ser seguido ou não de vômitos, que ocorre em algumas pessoas quando estão em movimento, seja dentro de um carro, avião, trem, metrô, navio. De acordo com o médico Pedro Pinheiro, do site MD Saúde, algumas características de pessoas já foram identificadas como de maior risco de cinetose. Os fatores de risco mais comuns são: 

- sexo feminino 
- crianças maiores de 2 anos de idade 
- gravidez 
- labirintite 
- enxaqueca
- ansiedade 

No caso do meu filho, duas são facilmente identificadas: a idade (ele tem hoje 7 anos) e a ansiedade (que o acompanha desde sempre e vez ou outra volta com tudo em sua vida). 

Os sintomas mais comuns da cinetose são: náuseas, vômitos, mal estar, tonturas, vertigens, suores, sensação de calor e eructações (arrotos). Segundo o médico, o sintoma tende a melhorar com o tempo, após exposição repetida ao mesmo estímulo. Uma dica bacana para quem tem enjoo no carro, como o Matheus, é fixar o olhar em pontos terrestres o mais longínquo possível e não olhar para dentro do carro. 

Algumas dicas do site MD Saúde: 

- Não leia durante as viagens, principalmente em automóveis. 
- O motorista sempre sente menos enjoos que os passageiros, provavelmente por que o cérebro consegue prever com antecedência os movimentos do carro. Se você enjoa com facilidade, evite ser o "carona". 
- No avião, sente-se na janela e olhe a paisagem se movimentar (quando há alguma). 
- Também no avião, os assentos próximos às asas sofrem menos movimentos. 
- No navio, evite cabines sem janelas. 
- Não sente de costas para a direção em que o veículo se locomove. 
- Evite comer em movimento. 
- Evite odores fortes. 
- Evite locais quentes. 
- Não fume. 
- Evite bebidas alcoólicas. 


Matheus no ônibus: olhar fixo lá 
fora para não enjoar!





Fonte:
Leia o texto original no site MD.Saúde: CINETOSE | ENJOO DE MOVIMENTO - MD.Saúde http://www.mdsaude.com/0/10/cinetose-enjoo-movimento.html#ixzz32aRmzmnM 






sexta-feira, 23 de maio de 2014

ESPORTE: corrida infantil gratuita neste domingo!

Que tal esquentar esse domingo, que promete ser bem frio, com um programinha saudável em família?

O Parque da Aclimação sediará neste domingo a 33a Corrida Infantil Parque da Aclimação. O evento é GRATUITO e destinado a crianças e adolescentes entre 4 a 15 anos de idade. O objetivo é incentivar a prática esportiva desde cedo. 

A corrida acontecerá em volta do lago em pista asfaltada de 960 metros. As crianças largarão em baterias de acordo com a faixa etária e percorrerão distâncias variadas, a partir de 100 metros. 

A concentração será a partir das 8h, mas os mais velhos largarão primeiro. A previsão é que até o meio dia todas as baterias (que são divididas por faixa etária) já tenham largado. 

INFORMAÇÕES: 

O evento é organizado pelo Chico, Francisco Assis dos Santos, e amigos voluntários, com o apoio do Parque da Aclimação.


As informações podem ser obtidas pelos telefones (011) 3423-5522, celular (11) 99839-5874 e (11) 5613-6869 à noite, com o Chico, ou por e-mail: f7chicoassis@yahoo.com.br






PÉROLAS DO RAFA - A SAÍDA DA ESCOLA!


Como muitos de vocês sabem, o Rafinha entrou na escola no início desse ano. Feliz, bem resolvido e cheio de si (pelo menos tenta mostrar que é na maioria do tempo!) ele teve uma adaptação tranquila e sem grandes problemas.

O lance é que o Rafa poderia sair do colégio às 17h15, horário em que o portão é aberto, masssss como ele é IRMÃO de SEGUNDA VIAGEM, fica no colégio até pouco antes das 18h para sair junto com o Matheus. No início, bateu a culpa nesse coração de mãe que vos escreve, claro. "Mas por que ele terá que ficar 40 minutos à toa no colégio? Seu irmão, na época de educação infantil, podia sair 17h15! Por outro lado, de que adiantaria eu pegá-lo mais cedo e "gastar" o chão da calçada do colégio durante tanto tempo!" Eram questionamentos atrás de questionamentos e eu não conseguia chegar à uma conclusão. 

Enfim, era hora de botar em prática. Comecei a pegá-lo mais cedo e ficava enrolando no entorno do colégio, já que não daria tempo (e nem compensaria) voltar para casa! Eis que o meu caçula, começa a reclamar: "Poxa, mãe, eu estava assistindo um filme tão divertido lá dentro, por que você me pegou para ficarmos aqui fora?" E, assim, foi dada a primeira (de muitas!) reclamações! 

No dia seguinte, claro, eu deixei o Rafa dentro do colégio. Eis que sai meu taurino, com carinha de emburrado, reclamando: "Mãeeeeeee você me esqueceu na escola? Todo mundo foi embora, eu fui o último!". Bããããããããã de novo! Estava difícil dar uma bola dentro com o Rafa! 

Os meses foram passando, fui deixando esse "assunto" rolar... Vez ou outra o pego mais cedo, as vezes ele fica um pouco mais. Comecei a perceber que o humor dele dependia, claro, das companhias que ficavam em sala até mais tarde. Se os amigos "favoritos" estavam ainda dentro do colégio, era bacana ficar lá mais um pouquinho. Se a turminha do barulho ia embora mais cedo, a sessão cineminha perdia a graça. E, assim, fui tentando "moldar" a rotina de saída dele do colégio, na medida do possível, percebendo e observando essas fatores. Fácil, claro que não é. Não tenho uma bola de cristal para saber se ele está feliz lá dentro, mas o instinto "detetive" de mãe foi acionado e comecei a observar mais o entorno... quem chegava para buscar os filhos, quem ainda não tinha passado por ali. Sim, isso por que eu chego geralmente uns minutos antes, já que vou direto do trabalho.

Eis que nessa semana o Rafa solta sua mais recente pérola sobre o assunto. "Mãe, hoje o filme estava bom, por que você não me deixou mais tempo lá dentro?" Eu até que tentei explicar e fazê-lo entender que eu não consigo saber se ele está feliz ou não com o filme ou desenho do dia. Eis que ele "cresce" como um gigante, dá um sorrisinho tímido no canto da boca e diz: "Ah, mãe, é fácil! É só você espiar pelo portão lateral, que fica de frente para a sala de vídeo e olhar na TV qual o filme está passando!" Simples assim!

Sapeca, danado, cara de pau, folgado... não sei, nesse momento, qual a melhor definição pra essa criaturinha tão especial! rs

Melhor acabar o texto por aqui...

Te amo Rafa. Hoje e sempre!




Rafael no seu primeiro dia 
de aula - janeiro/2014


quinta-feira, 22 de maio de 2014

PRATICANDO ABRAÇOTERAPIA!

Que delícia ter você nos braços! Ganhar seu sorriso, seu suspiro, seu amor!
Que delícia voltar a ser criança com você e saber que não há interesses ou segundas intenções entre nós!
Que delícia ter você pertinho de mim e fazendo parte do meu dia a dia!


Rafa e mamãe - maio/2013

quarta-feira, 21 de maio de 2014

PREPARE-SE: O INVERNO SE APROXIMA!

Há aproximadamente um mês da estação mais fria do ano, pediatra dá dicas de como se prevenir e proteger as crianças das doenças mais comuns nessa época


Dias mais frios, clima seco e mudanças bruscas de temperatura contribuem para aumentar a incidência de doenças durante o inverno. A procura por locais fechados para fugir do vento gelado é unânime e a concentração de pessoas em ambientes com pouca ventilação favorece a proliferação de problemas respiratórios.

Segundo a pediatra e homeopata, Fátima A.G.M. de Souza, os dias secos diminuem a fluidificação das vias aéreas, provocando um ressecamento e fazendo com que vírus e bactérias provoquem uma irritação maior, visto que diminui as defesas da própria mucosa. “O ideal no tempo seco é tomar muito líquido e hidratar as narinas com solução salina diariamente”, explica.

A higiene nasal é essencial e deve ser um hábito diário, prioritariamente entre as crianças. “A limpeza das narinas deve ser feita com solução salinizada e pode ser com spray, conta-gotas, seringa, enfim, o que for mais confortável para a criança. Em geral, até um ano de idade usa-se spray, até os dois anos conta-gotas e, a partir dos dois anos pode ser usada a seringa de 5ml”, diz.

Deixar o ambiente de casa mais úmido também é importante. Uma dica simples é colocar uma toalha molhada no quarto durante a noite. Outra opção é o umidificador. Mas a pediatra alerta: “Não devemos deixar o umidificador ligado a noite toda no mesmo ambiente, pois ele pode fazer um efeito reverso e deixar o local úmido demais, o que também não é benéfico para a saúde”, diz.

De acordo com a pediatra, o clima este ano está mais seco. “Já estamos esperando que os quadros respiratórios sejam mais incidentes esse ano acometendo principalmente as crianças menores de um ano de idade e alérgicas”. Por isso, todo cuidado com relação à limpeza da casa é primordial. “É importantíssimo o ambiente ser limpo com pano úmido, os bichos de pelúcia devem ser lavados com frequência e se a criança for alérgica não devem ficar expostos, sempre guardados. Os tapetes e cortinas devem ser higienizados periodicamente e, preferencialmente, evitar tapetes com muito pelo, pois acumulam mais pó”, explica.


Tapetes emborrachados são excelentes opções 
por não acumular pó e serem fáceis de limpar


O melhor remédio é a prevenção. Há também opções naturais que podem contribuir muito para o bem-estar dos pequenos durante o inverno. Própolis, essência de eucalipto no ambiente, inalação com chá de sálvia e mel são alguns exemplos. “Crianças alérgicas, prioritariamente, as vezes precisam receber medicações que amenizam as crises e não deixam o quadro evoluir”, conta.

O resfriado é o campeão no ranking das doenças mais comuns no inverno. Em crianças menores, a bronquiolite pode surgir como uma complicação de um quadro gripal. “Estas infecções são predominantemente virais, mas podem se complicar para casos bacterianos, principalmente em crianças menores de seis meses”, explica.

Por isso, fica o alerta: prevenir é o melhor remédio para passar um inverno tranquilo e sem grandes sustos.

 Dicas para prevenir doenças respiratórias
•     Sempre deixar o ambiente ventilado
•     Lavar as mãos freqüentemente durante todo o dia
•     Beber bastante água ao longo do dia
•     Etiqueta da tosse (tossir no punho e no dorso)
•     Evitar o contato de crianças sadias com pessoas com infecção respiratória;
•     Evitar o acúmulo de poeira em casa;
•     Lavar e secar ao sol mantas, cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo
•     Lavar tapetes sempre que possível
•     Usar pano úmido para limpeza do chão





Fonte: Dra. Fátima A.G.M. de Souza - pediatra e homeopata 

sábado, 17 de maio de 2014

MATHEUS NA VEJINHA - MATÉRIA "CRIANÇAS NO DIVÃ"

No início dessa semana meu grandão recebeu um convite. Foi indicado pela psicóloga para ser um dos personagens da matéria da Veja São Paulo sobre "Crianças no Divã", ou seja, crianças que fazem terapia.

A reação dele foi a melhor possível, afinal, a terapia pra ele é uma grande diversão. Talvez nem ele tenha a dimensão da importância da terapia na sua vidinha. Mas foi graças às sessões de terapia, junto com o esforço dele e de toda a família que ele vem vencendo o transtorno alimentar.

Matheus começou a frequentar as sessões de terapia aos 4 anos. Foi quando sacamos que ele não era apenas um menininho chato pra comer. Estava criterioso demais, com manias demais e impondo regras demais na hora da alimentação. O diagnóstico demorou e o tratamento também. Do ano passado pra cá veio a grande virada. A terapia comportamental e o acompanhamento com a dra. Giovana Del Prette realmente foi o grande "x" na virada do Mat e por que não dizer da sua "libertação".

O maior presente pra nós e a prova de que tempos melhores estavam surgindo veio dos próprios amigos. Por diversas vezes ouvi recentemente de mães de coleguinhas frases como "Minha filha disse que agora o Matheus come salgadinhos nas festas da escola" e "Nossa, o Matheus está comendo bolo!". Sim, parece estranho uma criança que não comia salgadinhos e bolo! Mas esse era meu filho até um tempo atrás. E se fosse só esses alimentos, ok, mas a restrição era muito maior e preocupante.

E a alegria hoje estampada no rosto dele revela o quanto meu menino está feliz com a sua "nova vida". Ano passado, em duas festinhas do colégio, ele ganhou o primeiro pedaço do bolo. E, nas duas vezes, ele veio me contar emocionado: "Mãe, é tão bom receber o primeiro pedaço. E melhor ainda saber o quanto o bolo é bom!". Não tem como essa mãe aqui não se emocionar diante desse comentário...

Obrigada dra. Giovana. Parabéns, Matheus, por tão cedo já estar lutando e, melhor, vencendo essa batalha.



Página da Veja SP com a foto do Mat


Matéria de capa: 
Crianças no Divã - 17/05/2014


Mat ao quadrado: todo 
orgulhoso com sua 
foto na revista


Sessão de fotos para a revista: 
1h30 de poses na última terça-feira. 



Ops, olha o Rafinha aí de intruso 
pedindo pra sair na foto!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

VIRADINHA CULTURAL - 2014

Sexta-feira com sol, sabadão se aproximando e agora é a hora de pensar o que fazer com a garotada no final de semana?

Para quem mora em São Paulo está fácil! Este final de semana terá a já famosa Virada Cultural, um evento promovido pela Prefeitura de São Paulo com duração de 24 horas, que oferece atrações culturais para pessoas de todas as idades, classes sociais, gostos e tribos.

E, claro, que os pequenos não ficam de fora dessa. Há também a VIRADINHA CULTURAL com uma programação pensada nos público infantil. São apresentações musicais, teatro, dança, contação de história e muitas atrações interessantes para toda a família

Quem passar pela Praça Roosevelt, por exemplo, poderá participar de oficinas criativas no Espaço de Brincar Mamusca. Entre os espetáculos teatrais está a peça "A Princesa e o Dragão", uma história da Companhia Ópera na Mala, que mostra como enfrentar os seus medos: a princesa queria ser cantora, mas tinha medo de encarar o público e por isso se isola na torre do castelo. A Galinha Pintadinha também marca presença no evento. O espetáculo narra um conflito da personagem, que está dividida entre a vida de estrela e mãe de família, dilema que pode culminar no encerramento de sua carreira.

A primeira edição da Virada Cultural ocorreu em 2005 e desde então atrai milhares de pessoas de todas as partes de São Paulo para a região central da cidade.

A 10a edição da Virada Cultural vai das 18h deste sábado, 17 de maio, até às 18h de domingo, dia 18.

A programação completa pode ser acessada no site abaixo:

http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/2014/programacao/##viradinha






Fonte: site da Virada Cultural - Prefeitura SP - Secretaria Municipal de Cultura

quarta-feira, 14 de maio de 2014

CORRIDA INFANTIL - A BRINCADEIRA QUE O CORPO AGRADECE

As crianças estão cada vez mais rodeadas por tecnologia. São vídeo-games, tabletes, games portáteis, aplicativos para celulares e uma infinidade de jogos eletrônicos à disposição da molecada. Ok, eles podem ter também sua função pedagógica e educativa. E com isso contribuem para o aprendizado da garotada. Mas, como tudo na vida, devem ser utilizados com cautela, sem exageros. Afinal, enquanto os dedos digitam enlouquecidamente, o corpo fica parado e e aí que mora o perigo...

A obesidade não é mais apenas um problema estético. O excesso de peso pode levar a várias outras complicações como diabetes, doenças cardiovasculares e a má formação do esqueleto. Segundo a Fiocruz, cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta. 

Então, bora colocar a molecada para se exercitar. Dentre tantos esportes possíveis para a prática infantil, a corrida é uma delas. Atualmente, muitas entidades organizam grandes eventos ao longo do ano para incentivar essa prática. São momentos especiais, únicos, em que pais e filhos podem correr juntos ou não, passar horas super agradáveis e de quebra ainda fazer um bem danado ao corpo. 

Abaixo alguns links onde é possível obter informações de datas, preços e locais de corridas infantis: 

http://www.pakids.com.br/

http://www.webrun.com.br/h/eventos/calendario

http://www.corpore.org.br/

http://www.suacorrida.com.br/blog/corrida-cartoon-2014/

https://www.facebook.com/CorridaInfantil?fref=ts


Circuito Infantil de Corrida contra o Câncer - 2012

Corrida Cartoon - 2013

Corrida Mundo Kids - 2013

Rafa na Corrida Mundo Kids - 2013

Matheus no CICC - 2012





terça-feira, 13 de maio de 2014

FIGURINHAS DA COPA 2014

Seis da tarde. Toca a campainha, vou atender. Era um menino, vizinho, de seus 10, 11 anos, perguntando timidamente se tínhamos figurinhas repetidas da Copa para trocar. Ele entrou, juntou-se aos meus meninos e depois de alguns instantes a timidez que o acompanhava no inicio foi deixada de lado. Empolgados e com os olhinhos fixos nos álbuns, o que mais se ouvia era: "Você conseguiu o Neymar?", "Eu ainda não tenho o Messi!", "Estou louco para completar todos os estádios", "Nooooossa você tem duas repetidas do Cristiano Ronaldo?". Naquele instante a maior preocupação do mundo se resume em conseguir uma nova figurinha. E. quando isso acontece, a alegria fica estampada nos rostos de cada um.

A febre de colecionar figurinhas da Copa invadiu nossa casa esse ano. Nas últimas semanas, temos acompanhado de perto a movimentação de amigos, vizinhos, parentes, crianças ou não, em busca das figurinhas faltantes. Nos últimos finais de semana mergulhamos nessa onda... estivemos em encontros em praças públicas promovidos especialmente para facilitar a troca, nos infiltramos em rodinhas pelo condomínio onde moramos em busca de novos números, nos reunimos várias vezes na porta do colégio dos meninos para trocar figurinhas. Recebi pessoas em minha casa e fui várias vezes em casas de vizinhos para que a troca de mais figurinhas fossem feitas. E o clima é o melhor possível! Momentos de risadas, conversa jogada fora, interação entre pais e filhos recheada de alegria e empolgação.

A prática de trocar figurinhas não é nenhuma novidade. Mas sem dúvida a "febre" é maior quando se trata de Copa do Mundo.  As figurinhas de hoje dispensam cola (aliás, as crianças acham estranho quando perguntamos se é autocolante! rs), não são carimbadas e não se joga bafo como no passado. Mas hoje há também suas peculiaridades. Em geral, nas rodinhas, as brilhantes (cromadas) tem maior valor na hora da troca e, claro, os craques são os mais cobiçados. Os desse ano são: Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi.

Mas a tecnologia, claro, está a favor desse movimento também. Mamães e papais trocam informações por facebook, whatsapp, torpedos, e-mails, enfim, tudo para facilitar a troca e encontrar "aquela" figurinha que ainda está faltando.

Há 30 dias da Copa, o álbum aqui de casa falta apenas duas figurinhas! E, devo confessar, vou sentir saudades dessa "bagunça"...

Ah, essas figurinhas abaixo são especialíssimas... mas só constam no MEU álbum!




domingo, 11 de maio de 2014

DIA DAS MÃES

E hoje é DIA DAS MÃES.

Sim, sim, também acho que o dia das mães é todo dia... mas é legal também ter um dia pra comemorar e chamar de "nosso". 

Eu, particularmente, sempre sonhei com a maternidade. Ainda menina chegava a sonhar com esse papel. Os anos passaram, o casamento chegou, mas o bebê não vinha. Investiga daqui, procura dali, tratamento acolá e.. tcham... o teste deu positivo. Era finalzinho de 2005 e a previsão era de que o bebê, meu primeiro bebê, nascesse no finalzinho de julho do ano seguinte. 

A expectativa foi grande. A cada ultrassom algumas respostas iam surgindo... menino ou menina? saudável? tem todos os dedinhos das mãos? cadê o pezinho que não aparece? E, parece que foi ontem que vivemos tudo isso... 

Enfim, o bebezão mais lindo do mundo nasceu. Era julho de 2006! Matheus, esse era o nome dele. Por que? Por que era o nosso PRESENTE DE DEUS... o significado mais perfeito de um nome para aquele serzinho tão desejado e esperado. 

Mas ainda faltava "algo" entre nós. Um irmão para o nosso querido filho. De novo, planejamento à vista. De novo, não foi nada fácil. Tratamento, médicos e... tcham... mais um bebê à vista. 

Em abril de 2010, nosso mais novo amor chegou: Rafael. E com ele descobri que é possível sim amar igualmente duas criaturinhas tão parecidas e ao mesmo tempo tão diferentes. 

Com eles aprendi o que é o amor incondicional, o que é doar-se de verdade e inteiramente. Com eles descobri que a vida pode ser muito mais colorida e divertida. E que não é preciso grandes programas, nem grandes passeios para ser muito FELIZ. 

Matheus e Rafael hoje é meu dia, graças à vocês! Que me fazem uma pessoa mais  feliz, realizada e muito melhor a cada dia! Obrigada por terem me escolhido para ser mãe de vocês! 






sábado, 3 de maio de 2014

4 ANOS COM O RAFA!

Há 4 anos esse baixinho chegou em nossas vidas! QUATRO anos. Nossa, como o tempo passou rápido. O molequinho que me deixou muitas noites em claro com seu choro compriiiiiiiiiiiiiiiiiiido já está ficando um meninão. Menino sapeca, levado da breca. De temperamento forte, cheio de marra, cheio de razão. Teimoso como todo taurino é. Comilão e curioso. Tem sede de saber, de aprender, de viver.

Aos quatro anos seu grande ídolo se chama Matheus. Isso mesmo. Rafa gosta de brincar, de imitar, de lutar, de seguir o irmão em tudo, ou quase tudo. São unidos, são parceiros. Se amam como todo irmão deve se amar. São cúmplices nas bagunças e peraltices. Juntos deixam a mãe de cabelo em pé, como deve ser... rs

Esse ano meu pequeno deu um salto em sua vida. Foi pra escola, ganhou novos amigos, descobriu como é viver coletivamente de verdade. Até então, claro, já brincava com os amiguinhos do prédio e nas festas por aí. Mas agora a realidade mudou. Seu dia a dia mudou. Está mais solto do que já era. É feliz, muito feliz.

Todo cheio de si, escolheu o tema de sua festinha: Harley Davidson. Como assim? - eu perguntei. E a resposta foi direta: "Mãe eu adoro Harley Davidson. Quero ter uma quando crescer!" E é verdade... seus olhinhos brilham quando encontra uma Harley pelas ruas...

E teve também uma festinha na escola pela primeira vez... Voltou pra casa todo feliz com os presentes que ganhou.

Carinhoso, manhoso, ciumento e cheio de si. Assim é meu Rafinha aos 4 anos! Dia desses me mostrou os cinco dedinhos da mão e perguntou: "Mãe, quando eu tiver cinco anos vou ser adulto?". Tem pressa de crescer, de ser igual ao irmão, mas não deixa de ser criança nem por um segundo de seu dia: brinca muito, se diverte muito, é arteiro, bagunceiro, gosta de farra, quanto mais bagunça melhor.

Amor da minha vida! Que a vida lhe reserve muitos, muitos momentos de alegria e lhe retribua toda a felicidade que você espalha por onde passa! Te amo mais que a vida! Te amo pra sempre! Te amo, meu Rafa!