terça-feira, 13 de maio de 2014

FIGURINHAS DA COPA 2014

Seis da tarde. Toca a campainha, vou atender. Era um menino, vizinho, de seus 10, 11 anos, perguntando timidamente se tínhamos figurinhas repetidas da Copa para trocar. Ele entrou, juntou-se aos meus meninos e depois de alguns instantes a timidez que o acompanhava no inicio foi deixada de lado. Empolgados e com os olhinhos fixos nos álbuns, o que mais se ouvia era: "Você conseguiu o Neymar?", "Eu ainda não tenho o Messi!", "Estou louco para completar todos os estádios", "Nooooossa você tem duas repetidas do Cristiano Ronaldo?". Naquele instante a maior preocupação do mundo se resume em conseguir uma nova figurinha. E. quando isso acontece, a alegria fica estampada nos rostos de cada um.

A febre de colecionar figurinhas da Copa invadiu nossa casa esse ano. Nas últimas semanas, temos acompanhado de perto a movimentação de amigos, vizinhos, parentes, crianças ou não, em busca das figurinhas faltantes. Nos últimos finais de semana mergulhamos nessa onda... estivemos em encontros em praças públicas promovidos especialmente para facilitar a troca, nos infiltramos em rodinhas pelo condomínio onde moramos em busca de novos números, nos reunimos várias vezes na porta do colégio dos meninos para trocar figurinhas. Recebi pessoas em minha casa e fui várias vezes em casas de vizinhos para que a troca de mais figurinhas fossem feitas. E o clima é o melhor possível! Momentos de risadas, conversa jogada fora, interação entre pais e filhos recheada de alegria e empolgação.

A prática de trocar figurinhas não é nenhuma novidade. Mas sem dúvida a "febre" é maior quando se trata de Copa do Mundo.  As figurinhas de hoje dispensam cola (aliás, as crianças acham estranho quando perguntamos se é autocolante! rs), não são carimbadas e não se joga bafo como no passado. Mas hoje há também suas peculiaridades. Em geral, nas rodinhas, as brilhantes (cromadas) tem maior valor na hora da troca e, claro, os craques são os mais cobiçados. Os desse ano são: Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi.

Mas a tecnologia, claro, está a favor desse movimento também. Mamães e papais trocam informações por facebook, whatsapp, torpedos, e-mails, enfim, tudo para facilitar a troca e encontrar "aquela" figurinha que ainda está faltando.

Há 30 dias da Copa, o álbum aqui de casa falta apenas duas figurinhas! E, devo confessar, vou sentir saudades dessa "bagunça"...

Ah, essas figurinhas abaixo são especialíssimas... mas só constam no MEU álbum!




3 comentários:

  1. oi queria comentar sobre um assunto que li em 2011, minha bebe nasceu com cisto bramquial no pescoço, amanhã a cirurgia, ela tem 4 meses. Seu filho fez tb pelo que li, qts meses ele tinha? foi tranquilo, estou super nervosa, eu sempre procurei algum outro caso, e hj encontrei o seu.

    ResponderExcluir
  2. Ola Adriana como faco pra montar a figurinha do meu filho?
    aguardando bj

    ResponderExcluir