terça-feira, 9 de maio de 2017

VIAGEM EM FAMÍLIA - Gonçalves-MG é lugar de criança sim!

Segui meu coração e, na contramão do que algumas pessoas diziam, levei minha família para Gonçalves, sul de Minas Gerais. O resultado foi quatro dias de pura contemplação, muita paz interior e uma alegria sem fim. 

No início do ano, durante uma conversa em família, chegamos à conclusão que não faríamos festa grande de aniversário esse ano. E, que dessa forma, conseguiríamos reservar uma graninha e "fugir" de São Paulo por alguns dias. Poucos dias, mas o necessário para desligarmos da agitação e correria diária. 

Como o "motivo" principal era o aniversário do Rafa, no final de abril, perguntei a ele onde ele tinha vontade de ir. A resposta foi imediata e categórica: "Quero ir para um lugar com muito mato! Quero mexer na terra. Quero verde!". Uau. Tão novinho (6 anos) e tão certo do que queria. Missão dada, missão aceita. E, diga-se de passagem, aceita com o maior orgulho! Afinal, também adoooooro tudo isso. 

Muitas hortênsias pelo caminho
Pensando no seu pedido resgatei um antigo sonho meu de conhecer Gonçalves, cidadezinha com pouco mais de 4 mil habitantes, localizada na Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais. Mas tudo o que sempre escutei de amigos e também li na internet associava Gonçalves a um lugar perfeito para receber casais e não famílias com crianças. De janeiro até o início de março li muito sobre a cidade e cada vez mais encontrava referências confirmando essa teoria. Mesmo assim, algo lá no fundo me dizia "Vai pra lá, vocês vão curtir!". Um belo dia, estava eu no quarto pesquisando pousadas e hotéis na cidade, quando Rafa entrou repentinamente no quarto e olhando para a tela do notebook, gritou: "Uauuuuuu, quero ir nesse lugar um dia! Que lugar lindo, mãe!". Pronto. Nosso destino estava definido alí. Era lá que ficaríamos. O tal site era o da Pousada O Montanhês , um lugar realmente maravilhoso, localizada a 1750 metros de altitude, no topo de uma montanha. 

Reserva feita, destino confirmado, agora restava apenas aguardar. Na última semana bateu uma insegurança novamente. Será que tinha escolhido o lugar certo? E se lá realmente não fosse o melhor destino para ir com crianças? E agora? No meio de tantas dúvidas, ouvi de uma amiga muito querida, que conhece muito bem Gonçalves: "Esqueça tudo o que ouviu. Natureza e criança tem tudo a ver. Não tem como eles não gostarem". E, lá fomos nós, quinta-feira da semana passada, pegar estrada rumo ao sul de Minas. 

A cidadezinha realmente encanta logo de cara. Pacata, organizada, limpa e muito charmosa, Gonçalves é uma típica cidadezinha de montanha. O centrinho da cidade é uma graça e é lá onde está a maior parte do comércio e restaurantes locais. A pousada que ficamos é mais afastada: há 9 km do centro, no topo de uma montanha, com acesso fácil por uma estradinha sinuosa, mas em boas condições. 

Mat e Rafa na Cachoeira do Retiro
Mas, afinal, o que fazer com criança em Gonçalves? Descobrimos logo de cara: viver! Nos entregamos ao encanto da cidade e vivemos 4 dias maravilhosos. Para começar o verde das árvores e montanhas predomina. Visual mais lindo, não há. É daqueles lugares que faz bem para o corpo e para a alma. Mas não para por ai... Há 6 lindas cachoeiras abertas ao público. Há outras, mas parece que em propriedades particulares. Fomos em três em um mesmo dia. De carro você chega bem perto da Cachoeira Sete Quedas. Enorme, imponente, lindíssima. Uma caminhadinha de 100 metros apenas, por trilha de fácil acesso, chegamos na Cachoeira do Retiro. Pequena, charmosa, gelaaaaaada! Ali ficamos um bom tempo. Tiramos nossos tênis. Molhamos os pés na água. Os meninos brincaram com pinhões que caiam das inúmeras Araucárias, que tomam conta de toda a região. Momento de total contemplação. E os meninos? Amando tudo isso. Zero tédio para quem pensou que isso não é passeio de criança. Eles estavam amando e nos enchendo de perguntas sobre tudo o que viam e descobriam por ali. O próximo destino era a Cachoeira do Cruzeiro. Uma caminhada mais longa, de cerca de 1Km por trilha na mata. Pensei que o Rafa não fosse topar, mas ele foi o primeiro a pedir para seguirmos adiante. E que bom que seguimos. Na minha opinião é a mais linda das três. E a trilha até lá uma diversão à parte. Subidas, descidas, trechos de mata mais fechada, outros mais abertos onde tínhamos uma vista belíssima. Até vacas e bois encontramos num trecho em que a trilha passa por dentro de um pasto. Isso mesmo. Pedimos licença às vacas e seguimos nosso caminho. Um passeio encantador, que ficará para sempre em nossas memórias. 

Vista do quarto
Pousada Montanhês
A pousada que ficamos tem uma área verde muito ampla. Ali os meninos eram "bichos soltos". Correram, brincaram com galhos, "investigaram" formigueiros secos, chutaram bola, descobriram uma variedade tão grande de plantas, folhas e flores que nunca tinham visto. Foram felizes. E, de novo, em nenhum momento demonstraram tédio por "não ter o que fazer". Muito pelo contrário, eles sequer lembravam de tablet e joguinhos eletrônicos durante o dia. 

A gastronomia também é uma atração a parte. Comida gostosa, mineira, bem temperada, cheia de encanto agradou muito nossos paladares depois de cada passeio que gastava tanta energia entre subidas e descidas de picos, trilhas e morros. 

Há também em Gonçalves passeios de aventuras, organizados por empresas próprias e especializadas. Não fizemos, mas é uma dica bacana para quem estiver pela cidade. 

Na hora da escolha do hotel também priorizei um que tivesse piscina aquecida para ser uma saída em caso de chuva. E foi o que aconteceu. Na sexta-feira como estava mais chuvoso e friozinho, voltamos mais cedo para o hotel e ali eles puderam brincar e se aquecer na água quentinha. 

Meus meninos se adaptaram muito fácil ao local. Até na pequena quadra do Centro Comunitário Rural eles jogaram bola... rs No final, eu, que estava com tanto receio de ter feito a escolha errada, escutei do Rafa: "Mãe, porque a gente não pode morar aqui?". Quem sabe um dia, Rafa... quem sabe um dia. O que sabemos é que um dia voltaremos para lá. Gonçalves conquistou nossos corações. E, hoje, dois dias depois que saímos de lá, já bateu uma saudadezinha que só sentimos de lugares muito especiais... Valeu, Gonçalves! 


Família reunida na Cachoeira do Retiro

Cachoeira do Cruzeiro 

Trilha para Cachoeira do Cruzeiro

Estradinha rural para bairro Sertão do Cantagalo




Reenergizando

Chocolotus - detalhe: o verde
atrás não é um quadro. É Natureza!



2 comentários:

  1. Que delícia ler esse post. Tinha certeza que eles iriam curtir. Afinal quem nao se encanta com o simples?

    ResponderExcluir
  2. Que delícia ler esse post. Tinha certeza que eles iriam curtir. Afinal quem nao se encanta com o simples?

    ResponderExcluir