domingo, 14 de maio de 2017

DIA DAS MÃES - O que Clash Royale, youtube e persistência tem a ver

Hoje é Dia das Mães. E o que mais li, ouvi e escutei nos últimos dias foram mensagens fofas, lindas e emocionantes, muitas delas que me fizeram chorar de verdade de emoção. Ser mãe e realmente divino. Mas se um filho não existe sem uma mãe, a recíproca também é verdadeira. E, hoje, no "meu" dia,  deu vontade de escrever sobre eles, a razão de tudo, e os responsáveis pelo meu título de mãe: meus filhos.

Matheus é muito curioso e ligado em tecnologia. No ano passado encasquetou que queria ser youtuber. E, eu, sou avessa à tecnologia, para desespero do moleque, que me atormentava pedindo ajuda para fazer, gravar, editar e postar vídeos dele. A insistência dele me fez mergulhar num universo que até então era completamente desconhecido para mim. Procura daqui, pesquisa dali, e me vi produzindo, gravando e editando pequenos vídeos caseiros dos meus meninos. Tudo muito longeeeeeeeeeeeeee de ser profissional, mas para a finalidade que é, foi satisfatório tanto para mim, quanto para eles. 

Mas ele sempre queria mais. Matheus queria muito aprender a gravar vídeos como os youtubers famosos da geração dele gravam. Onde aparece apenas a voz do garoto e a tela do jogo que estão jogando. O jogador vira uma espécie de narrador onde comenta cada passo, casa jogada, cada caminho a ser desbravado durante a partida. Eu não sabia. Não fazia a menor ideia como isso era feito. E estava atribulada com tantos trabalhos. Joguei a toalha e disse que não conseguiria ajudá-lo dessa vez. Que agora, nesse momento não conseguiria pesquisar sobre isso. Ele compreendeu, mas estava com a ideia fixa na cabeça. E, como sempre escutou aqui em casa, não desistiu de seu sonho. 

Na semana passada, enquanto ajudava o irmão num jogo, viu um anúncio de um aplicativo na internet. Mais do que depressa, deu um estalo. Era o que ele tanto queria. Descobriu um aplicativo que tinha essa tal função, que ele procurava há meses. Instalou no seu tablet. Sozinho descobriu como funcionava e testou o primeiro vídeo. Deu certo. Alguns minutos depois, com os olhos cheios de lágrimas (sim, ele é canceriano, chora fácil na alegria e na tristeza rs), veio correndo me mostrar. "Mãeeeeeeee consegui! Você não vai acreditar! Consegui gravar meu jogo sozinho!!!!". E compartilhou comigo aquela conquista tão importante para ele. Ele escolheu dividir comigo esse momento de conquista, descoberta e satisfação. 

Orgulhosa, disse a ele que estava muito feliz pela persistência dele em fazer o que tanto queria. E a resposta foi encantadora: "Mãe você fala o tempo todo para gente não desistir e sempre disse que eu conseguiria. Eu acreditei e deu certo!". 

É isso. Acredito na capacidade do ser humano. Acredito que o encorajamento, uma palavra de apoio, o incentivo são fundamentais para nos fazer acreditar em nós mesmos. Mat e Rafa são estimulados sim o tempo todo. E quando vejo situações como essas sinto que estamos no caminho certo. O mérito, claro, foi todo dele. Ele acreditou no seu potencial, não teve preguiça de buscar o que queria e, no tempo certo, realizou seu sonho... que pode até não ser especial para os outros, mas para ele, nesse momento, foi uma vitória. 

São esses "presentes", que ganho no dia a dia, que são os mais valiosos da vida. A maternidade é transformadora. É libertadora. É espelho, é reflexo, é luta diária, mas é também vitória, conquista, alegria sem fim. 

Mat saber que você está se tornando esse menino curioso, sonhador e focado nos seus objetivos é realmente encantador. 

Rafa está no mesmo caminho... E tem o espelho do irmão para seguir sua trajetória sempre muito empolgado e com vontade de explorar novos horizontes. 

E, como não poderia ser diferente, vou deixar aqui o link Clash Royale - Mat Craft do tal vídeo feito pelo Mat, que certamente tem um significado muito maior do que ele imagina... Por traz desse simples joguinho de lutas e batalhas tem um menino forte, curioso e focado, que está "lutando" para conseguir o que tanto deseja. Continue assim, meninão! 

Vocês dois são os meus verdadeiros presentes nesse Dia das Mães e em todos os outros dias do ano! 

Feliz Dia das Mães para todas nós! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário