sábado, 23 de janeiro de 2010

O PRIMEIRO-MELHOR-AMIGO DO MATHEUS!

Semana passada fomos até a casa do Matteo - seu primeiro-melhor-amigo! Foi uma tarde deliciosa onde os meninos puderam brincar bastante e matar um pouco das saudades, já que estão de férias escolares. Matheus e Matteo (que mais parece uma dupla sertaneja) tem muitas coisas em comum - a começar pelo nome -, embora fisicamente um seja o oposto do outro.

Matheus tem cabelos mais escuros, pele clarinha, é gorduchinho, grandalhão e faz o tipo mais "certinho" à primeira vista. Matteo tem os cabelos um pouco mais claros, é do tipo mais miudinho, mais magrinho e também mais solto, mais falante que o amigo.

Diferenças essas que não significam simplesmente nada perto das tantas coisas em comum que eles possuem. Ambos são cancerianos com um "pezinho" em leão. Isto signfica que são bonzinhos até ninguém pisar nos seus calos. São carinhosos, são parceiros, são amigos, mas viram verdadeiras feras quando preciso.

Matteo é do dia 15 de julho; Matheus do dia 20. Ambos nasceram de 38 semanas: Matheus por que eu estava com excesso de líquido aminiótico na bolsa; Matteo, por que a sua mãe estava com pouco líquido. Ambos nasceram em mês de férias, no friozinho do inverno de 2006.

Possuem uma energia invejável, assim como a maioria das crianças no auge dos seus 3 anos e meio. Correm, pulam, pegam, jogam, mergulham, encaixam, tiram. Ufa! Eu e Adélia cansamos só de olhar! Mas também brigam, choram, se desentendem. Assim como irmãos, como parceiros, como amigos de verdade. "Mamãe o Matteo comeu minha bolacha", diz o Matheus. "Tiaaaaaa o Matheus não quer devolver o meu brinquedo", reclama o Matteo.

Mas as coincidências não param por aí. Matteo ganhou um irmãozinho no final de novembro, o Enrico. Matheus "receberá" o seu irmãozinho um pouco depois, em abril ou maio. E uma coincidência puxa a outra: os irmãos são meninos. Teremos mais dois meninos a nossa volta: Enrico e Rafael - será que uma amizade tão sólida quanto à dos primogênitos nascerá com os rebentos? Não sei, só o tempo irá dizer... E quer mais uma coincidência: Enrico nasceu na semana do meu aniversário. E, Rafael, ao que tudo indica, nascerá muito perto do aniversário da Adélia!

A amizade de Matheus e Matteo chama a atenção. Matteo é mais experiente no quesito escolar. Foi para a escola mais cedo, ainda no berçário. Matheus chegou depois, aos 2 anos e meio. O primeiro já estava enturmado, já conhecia as professoras e a turminha de sala. Matheus chegou meio sem querer, devagarzinho, tímido, pedindo para voltar para casa. Aos poucos se adaptou e hoje chega ao ponto de dizer, em mês de férias, que está com saudades da escola e dos amigos. Que bom! Uma alívio para mim! Na escola brincam muito, brigam também, dividem brinquedos, se estressam, mas estão sempre juntos. Acredito até que a convivência com o Matteo contribuiu para que o Matheus se soltasse mais, ficasse mais falante e sociável com as outras pessoas.

Uma das principais passagens que me chamou a atenção foi um dia que o Matheus saiu do colégio amoado, tristinho, dizendo que tinha brigado com o amigo. Percebi que ele havia realmente ficado triste, que tinha se arrependido do que fez. Em outras situações, com outras crianças, a reação foi outra. Nesse dia percebi o quanto meu menino já cresceu e que já consegue demonstrar, ao seu modo, é claro, seus sentimentos!

Parabéns meninos. Que Deus continua iluminando o caminho de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário