segunda-feira, 17 de agosto de 2015

HANDMADE - Fizemos nosso próprio quadro negro! E deu super certo!

O quarto dos meninos estava precisando de uma pequena reforma. O papel de parede já estava amarelando, A parte branca da parede já pedia socorro. E achamos que era hora de dar uma geral naquele cantinho tão usado (e abusado) pelas crianças.

Cor definida e tinta comprada, foi a hora do pai das crianças botar a mão na massa. Aproveitamos para fixar na parede a tv do quarto, que desde que compramos ficava em cima da bancada de lição. Mas como toda ação, tem uma reação... Surgiu uma questão nessa hora. Como esconder o fio da tv, sem o uso de um painel próprio para isso e sem também precisar recorrer àquelas canaletas de gosto duvidoso? Tudo, de preferência, a um custo baixinho, que não afetasse muito o orçamento. Pois é. Queríamos um milagre! Mas a ideia surgiu e garanto ficamos muito felizes com o resultado. 

Já faz um tempo que tenho vontade de fazer um quadro negro aqui em casa. Mas queria eu mesma fazer o nosso quadro negro e por isso venho pesquisando a um bom tempo qual melhor técnica seria apropriada para isso. A dúvida sempre foi saber se era uma boa colocar um quadro de giz no quarto dos meninos, que são alérgicos. Mas como a ideia desse quadro é muito mais decorativo do que para brincadeiras, arriscamos. Eles vão mexer. Claro que vão. Mas na hora das brincadeiras mais longas eles tem uma outra lousa branca, com caneta, que dispensa o pozinho de giz. 

E botando as "caixolas" para pensar imaginamos que seria interessante fazer um quadro negro que tivesse também a finalidade de "esconder" o tal fio da televisão que aparecia na parede. E funcionou! 

Primeiro tiramos a medida exata do espaço e corremos para uma loja pertinho de casa que trabalha com molduras de quadros. Explicamos nossa ideia (e necessidade) e eles nos venderam uma placa de Eucatex, um tipo de compensado liso e bem fininho. Trouxe pra casa, eu e o maridão forramos com Contact preto e, no dia seguinte, levei de volta para a loja. Dois dias depois retiramos a nossa tão sonhada lousa. Prontinha! Com uma moldura linda branca. Sábado foi o dia do maridão fixar a nossa lousa na parede. 

Sabe aquela sensação de "Uau! Deu certo!"? Pois é. Ficamos por alguns minutos parados na frente da bancada com cara de "A gente que fez!". Os meninos adoraram e já deixaram os primeiros recadinhos no novo quadro da casa. Afinal, essa será a "vista" deles na hora que estão fazendo a lição de casa da escola. 


O Quadro Negro prontinho!!!



Dicas: 

Para quem pretende fazer um quadro negro aí vão algumas dicas: 

- Você precisa de uma base bem lisa, sem nenhuma imperfeição, porque senão não dará o efeito de lousa depois de pronto. 

- Trabalhar com Contact não é a tarefa mais fácil do mundo. É preciso calma, tempo e disposição. Na correria provavelmente não sairá um bom resultado. Portanto, quando resolver fazer se dedique a isso e nada mais! 

- Para aplicar o Contacto na madeira você precisa "avançar" aos poucos. Eu costumo ter ao meu lado uma régua grande e um paninho de limpeza. Eles ajudam a fixar o Contact e evitar bolhas ou imperfeições. E, se a bolha aparecer, é só voltar um pouco e fazer novamente aquele pedaço. Paciência é tudo nessa hora!

- O quadro negro de Contact funciona super bem e "aceita" o giz de lousa convencional. Mas na hora de apagar o melhor mesmo é usar um pano úmido em vez do apagador. Fica mais "limpinho" e sem aquelas manchas esbranquiçadas do pó de giz. 

- Lousa pronta? É hora de "brincar" e deixar seus recadinhos nela. 

- Uma outra alternativa para quem quer fazer uma lousa direto na parede é usar a tinta lousa, que é vendida em lojas de tinta. Também dá super certo. 


Um comentário:

  1. Como td que vc se dedica a fazer .... simplesmente ARRASAAAAAAAAAA !!! Adorei ... Parabénsss e quem sabe não acho um cantinho pro Du tbm !!!!

    ResponderExcluir