Ontem a família toda foi ao dentista. Agora nossa vida é assim, até por uma questão de praticidade. A gente junta "o bando todo" e vai de uma única vez ao médico, dentista ou seja lá o que for. Enfim, fomos ao dentista e, para minha surpresa, os dentes inferiores do Matheus estão gastos. O motivo, muito provavelmente, seja o fato dele estar rangendo os dentes durante a noite. E o pior é que ele está. Não sei com qual frequência, nem com qual a intensidade, mas está. Neste mês já presenciei duas vezes ele rangendo os dentes enquanto dormia, mas nessas ocasiões ele logo parou. A dentista pediu para falar com a pediatra. Uma das hipóteses é a presença de algum verme. Outra hipótese é ser uma causa emocional, que pode ser ansiedade, estresse ou até mesmo o ciúme do irmão. É mole?
O fato é que os dentinhos dele realmente estão mais baixinhos. Estão gastando de verdade. A dentista pediu um prazo de dois meses para tentar resolver a questão. Caso continue ele terá que usar um molde para proteger os dentinhos.
Amo meus filhos. Mas quando dizem que ser mãe é ter preocupações constantes é uma pura verdade. Abaixo um textinho sobre criança que range os dentes.
Texto retirado do site BabyCenter Brasil:
Quando a criança range os dentes
Ainda não se sabe exatamente por que as crianças rangem os dentes, mas os especialistas costumam associar o hábito a alguns fatores, como tensão ou estresse, dor (de ouvido ou pelo nascimento dos dentes, por exemplo) e problemas de oclusão (quando os dentes não se "encaixam" direito).
Há quem diga que a alergia pode influenciar, e até a presença de parasitas, como lombrigas, mas não há nenhuma prova científica de que haja relação entre esses fatores e o ranger de dentes.
Antes de se assustar, porém, saiba que muitas vezes a origem do barulho é bem mais inofensiva: a criança está apenas se acostumando à presença dos dentes na boca.
Estudos mostram que a tendência a ranger os dentes (também chamada de bruxismo) é maior se os pais também fazem a mesma coisa. E a criança tem mais chance de ranger os dentes se costuma falar dormindo ou babar.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Dentistry for Children, cerca de 38 por cento das crianças rangem os dentes. Em média, o hábito aparece aos 3 anos e meio, e permanece até os 6, embora gente de todas as idades ranja os dentes. Quase sempre, o ranger de dentes acontece durante a noite.
Ranger os dentes é prejudicial?
Na maioria dos casos, não. É muito pouco provável que seu filho consiga prejudicar os dentes fazendo isso, e é grande a chance de ele abandonar logo o hábito. Mas vale a pena mencionar o caso para o dentista, para que ele examine bem os dentes para ver se eles não estão se desgastando pelo atrito.
Há algo que eu possa fazer para acabar com isso?
Apesar de o barulho ser muito estranho, o melhor a fazer é esperar essa fase passar. Em todo caso, vale a pena investir num ritual bem tranquilo para a hora de dormir.
Caso seu filho esteja com dor de ouvido ou com os dentes nascendo, você pode dar a ele a dose correta de analgésico, conforme prescrita pelo médico, para aliviar o desconforto. Lembre-se de que nunca se deve dar aspirina a crianças.
Para crianças mais velhas, o dentista pode recomendar uma placa feita sob medida, uma espécie de aparelho, que protege os dentes. Mas essa alternativa só é utilizada quando a criança já tem alguns dentes permanentes, a partir dos 6 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário