quarta-feira, 20 de julho de 2011

5 ANOS COM MATHEUS

Há exatos cinco anos ganhei o maior presente de Deus. E com ele ganhei novas atribuições. Ganhei um novo papel na sociedade - de simples mulher, de esposa, de filha, agora eu me tornaria também mãe. É... no dia 20 de julho de 2006 fui presenteada com meu lindo Matheus. Não poderia ganhar presente melhor no dia do amigo. Meu maior amigo, até então, afinal agora tem o Rafael também, chegou nesta data tão especial. Fazia um friozinho gostoso em São Paulo, a cesariana já tinha sido marcada por conta de algumas pequenas intercorrências. O parto estava previsto para a noite. Foi um dia gostoso, que misturava muita apreensão, expectativa e também muita felicidade.

Lembro-me como se fosse hoje que logo depois do almoço deitei na cama para aliviar a coluna que já tinha ido pro espaço há alguns meses. Não consegui dormir um segundo sequer, mas ficava imaginando o quanto minha vida iria mudar a partir daquela noite. Tinha muito medo de não dar conta, de não saber cuidar do meu filhote, de não conseguir atender todas as necessidades do pequeno, de não conseguir ser 100% mãe. Mas o que seria ser 100% mãe? Não sabia e não sei até hoje. Aprendi a ser mãe com o Matheus. E continuo aprendendo a cada dia. Aprendi a dar banho, a trocar fraldas, a entender o que ele queria sem usar uma única palavra sequer. Descobri que mãe fala com o filho pelo olhar. Não precisa de palavras. É possível sim saber se seu filho sofre, se tem dor, se algo não está bem, se ele está com fome sem manter um diálogo sequer. Descobri um sexto sentido maternal, que me fez do dia pra noite passar de um sono pesadérrimo que sempre tive para um sono levinho pronto para escutar meu pequeno sempre que preciso. Descobri que é possível trocar de cama "n" vezes numa noite para acalmar o filho que está com medo de ficar sozinho, sem que isso pudesse acabar com o meu dia seguinte. Pelo contrário, acho que Deus quando nos dá a graça de ser mãe manda também uma dose extra de ânimo, de vontade de viver, de disposição.

Matheus me ensinou muitas coisas e continuará ensinando por toda a vida. Pega no meu pé quando eu escovo os dentes com muita força; reclama que eu vivo apressada e diz que é preciso pisar no freio. Diz que me ama com a mesma frequência em que toma banho! É apaixonante. É carinhoso. É canceriano com todas as suas características. É carente. É manhoso. É certinho. É recentemente descobrimos que é também um excelente irmão mais velho - zeloso, cuidador, paciente (até o Rafinha pisar no seu pé!).

Matheus, como te digo sempre, você deixou nossa casa mais colorida, nossos dias mais quentes, nossa família mais feliz. Mantenha sempre esse sorrisão lindo e largo no rosto! Te amo!

4 comentários:

  1. Que lindo Adri... Me identifiquei muito com td q você escreveu... Pois tb sou mae de 2, e por coincidencia, meu Gabriel (mais velho) tb eh canceriano, com tds as suas caracteristicas... Uma coisa que nunca mudara... Ele sera sempre meu amigao!!!
    Parabens para seu amigao Matheus. Somos privilegiadas.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. O Matheus já fez cinco anos , nossa passou rápido! Eu adoro demais o pequeno comedor de brigadeiro que adora toy story , espero que venham muitos e muitos anos para todos nós :)

    ResponderExcluir
  3. A Juliana é ariana e tem as mesmas caracteristicas (rsrs). Filhos são todos iguais, na alegria, nas manhas, na cumplicidade,nas broncas que dá na gente como se fossem eles os pais/mães; na retribuição imensa ao afeto que damos a eles; e também nas chantagens emocionais que fazem o tempo todo e que nos fragilizam e fazem com que façamos (quase) tudo que eles querem. Para isso, basta fazer aquele beiçinho magoado. Parabéns ao Mateus e a linda e carinhosa mamãe dele. Marize Muniz, a anônima que não sabe mudar o perfil.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo depoimento, Dri! Me emocionei!
    Na fase em que estou, muitas vezes me pego pensando como vai ser, se conseguirei, se darei conta, se serei uma boa mãe e um montão de dúvidas, medos, incertezas turbilham meus pensamentos...mas como disse uma amiga minha, o dia em que nasce o filho, nasce também uma mãe..as coisas simplesmente passam a fluir naturalmente, assim como você descreveu! Como Deus é bom, né?! Grande beijo.

    ResponderExcluir