quinta-feira, 18 de março de 2010

RAFAEL - Será mais um bravinho na minha vida?

Estas últimas semanas têm sido um pouco mais tensa por conta do líquido aminiótico ter aumentado mais do que deveria. E com isso, o acompanhamento médico ficou mais intenso e o número de ultrassons mais frequentes.

Enfim, como tento encontrar sempre o lado bom das coisas... nesse caso o mais incrível é poder "assistir" ao Rafinha, em tempo real, com mais frequência. Temos um "encontro marcado" há cada 15 dias (o meu plano de saúde não deve estar nada feliz com isso!) e, talvez, essa frequência possa cair até para uma vez por semana.

Na segunda-feira vi meu mais novo rebento sentado. Pois é, ele que já estava encaixado, na posição correta, resolveu virar. Se continuar assim terá que ser cesariana. O pior de tudo é a dor que eu sinto quando ele resolve se esticar. Eu não fazia idéia de como dói receber um chute nas costelas! Ui...

O mais engraçado de tudo foi a hora que a médica deixou o ultrassom no 4D. Ele estava com um braço encostado no lado direito do rosto, tampando as bochechas. O cordão umbilical estava próximo do queixo. Ou seja, a mãe curiosa aqui não conseguiu ter uma imagem muita clara do seu rostinho rechonchudo. A médica até que tentou "chacoalhar" minha barriga pra ele mudar de posição. E para nossa surpresa, ele não só não mudou de posição como fez cara de bravo! Pasmem, meu pequeno filho, de apenas 2quilos, que ainda nem nasceu, já demonstrou seu temperamento! Acho que nasci pra ter filho bravo nessa vida! rs

segunda-feira, 15 de março de 2010

CHÁ DE BEBÊ

Sábado, dia 13, foi o chá de Bebê lá de casa. O segundo do Rafinha... o primeiro foi na redação da TV, no início de fevereiro.

Foi uma delícia... muitos amigos, muitos parentes, muitas brincadeiras e muitas fraldas!

No final estava acabada... o calorão da tarde de sábado judiaram da grávida. Terminei o dia com os pés inchados, com a coluna super dolorida, mas feliz da vida. Valeu demais.

Só por curiosidade... o saldo de fraldas foi de pouco mais de 1600 unidades... o que deverá durar um pouco mais de 8 meses! Viva... Super economia! rs

Obrigada a todos que ajudaram na organização da festinha!!!

32a SEMANA DE GESTAÇÃO !!!

COMENTÁRIO: Fiz ultrassom hoje cedo. O líquido aumentou mais um pouquinho de 20 saltou para 21,5 em 15 dias ( o normal é até 18; 25 é considerado excesso). Estamos apreensivos, mas felizes em ter visto o Rafinha no auge dos seus 2 quilos! É... ele é gorducho! E eu também! rs Minha coluna já foi pro espaço. Dói demais. A notícia chata é que ele, que já estava na posição há 15 dias atrás, agora sentou e, provavelmente, não conseguirá mais desvirar. Resta aguardar.


O comprimento do feto é de aproximadamente 29cm e seu peso é de 1800g.

O bebê já está bem parecido com que será quando nascer. O corpo está todo proporcional. As conexões do cérebro sempre mais complexas. A audição mais aguçada.

Movimenta-se cada vez menos por causa do espaço que tem dentro do útero, mas você sente os movimentos bem fortes.

O ganho de peso acelerado do bebê reflete diretamente no peso da mamãe. Agora seu útero está a 12cm acima do umbigo.

As contrações uterinas fisiológicas, que preparam o útero para o trabalho de parto, podem ser percebidas.

A partir de agora, as suas consultas pré-natais devem ser quinzenais, pelo risco de surgimento de patologias como a pré-eclâmpsia (Pressão arterial ³ 140x90, associada a edema e à presença de proteínas na urina) e o trabalho de parto prematuro. Por isso, devem ser novamente solicitados o hemograma, exame de urina e de sífilis.

Um novo exame ultrassonográfico pode ser solicitado nesta fase para avaliação do crescimento fetal, determinação do peso fetal estimado, avaliação da quantidade de líquido amniótico, inserção da placenta, circulação sanguínea, útero-placentária e feto-placentária, e posição fetal.

Pediatra - Já está na hora de escolher aquele que te orientará nos procedimentos com o seu bebê por alguns anos: o pediatra. Procure indicações, peça informações com parentes, amigas e seu médico de confiança. Depois de selecionado alguns nomes, marque uma entrevista com cada um deles. Escolha o que te passar maior segurança, confiança e credibilidade.

ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

31a SEMANA DE GESTAÇÃO !!!

A medida do feto essa semana é de 28cm e já pesa 1600g.

A estrutura óssea do bebê se fortalece. A íris que era opaca torna-se colorida. Agora o crescimento irá diminuir, o bebê ganhará peso. Conforme o bebê vai crescendo e precisando mais de espaço dentro do útero, o líquido amniótico diminui.

Nessa fase de gestação, a mamãe ainda vai sentir dores nas costas, pois os músculos de sustentação começam a contrair e relaxar.

O útero está a 11cm acima do umbigo. Dormir de maneira agradável fica cada dia mais difícil.
Está chegando o dia!

SegurançaSua barriga está grande e redonda e ao usar o carro o cinto de segurança é extremamente desconfortável, não é?

Lembre-se que o cinto é um equipamento para sua segurança e obrigatório.

Para melhor acomodação, o cinto deve ser de três pontos e use-o na altura dos quadris, abaixo da barriga. Ajuste-o para não te machucar.

Não esqueça que daqui algumas semanas um pequeno ser também usufruirá o carro e também precisa de segurança. A cadeirinha de carro é um dos equipamentos mais importantes, pois o bebê irá usá-la logo que sair da maternidade.

Pode ter certeza que o bebê estará mais protegido na cadeirinha do que em seus braços.

ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

quarta-feira, 3 de março de 2010

NAMORO OU AMIZADE?

Ontem, conversando com a mãe de um amiguinho do Matheus, fiquei sabendo que eles, os meninos da sala, já tem suas preferências femininas...

O filho dela, fez o seguinte comentário: "Mamãe a Bruna é minha; a Bia é do Matheus e a Ana Beatriz é do Gabriel!".

Todos tem três anos!!! Deus... será que em breve serei sogra?

CANTAROLANDO...

Matheus acordou cantarolando hoje cedo... Ontem ele aprendeu uma musiquinha nova na Aula de Música da escola... Não resisti... aí está:

"Fui no mercado comprar café
Vi um macaquinho de rabinho em pé.
Pula macaquinho que eu não sei pular
Pega o chigotinho que ele pula já!"

terça-feira, 2 de março de 2010


Primeira foto do Rafinha! Com 29 semanas e 4 dias de gestação!
Cara do pai ou cara da mãe? Acho que ainda não dá pra arriscar um palpite... rs
Detalhe: O médico precisou chacoalhar a minha barriga pro meninão aí tirar a mãozinha do rosto! Acho que ele queria brincar de esconde-esconde!

segunda-feira, 1 de março de 2010

FILHOS - Declaração de amor

Hoje na hora do almoço indo pra casa da vó Ivone, no elevador...

Matheus: "Mamãe você é minha pra sempre!"

Eu: "Sim meu amor serei sua mamãe pra sempre. E você será meu filhote amado pra sempre!"

Matheus: "Te amo mamãezinha!!!"

Eu: "Te amo meu amor!!!"

SONHO

Hoje cedo o Matheus acordou todo empolgado e veio me contar um sonho que tinha acabado de ter... Não foi seu primeiro sonho, claro, mas foi o primeiro que ele conseguiu contar com tanta clareza, com tantos detalhes... Aí vai...

"Manhê eu fui com o Gabriel (amiguinho da escola) de carro na feira comprar pastel. Passamos primeiro pelo Extra, que tinha um túnel, era 'difelente'...
O Gabriel estava dirigindo e eu estava atrás, na cadeirinha. Ele dirigia o seu carro."

"E eu Matheus, onde estava?", perguntei...

"Ah mamãe, vc foi a pé para feira... E eu e o Gabriel ganhamos a corrida, chegamos primeiro que você!"

MATHEUS ENSINANDO MÚSICA NOVA PRA MAMÃE

"O jacalé foi passear na lagoa...
mexeu os olhinhos...
mostrou os dentinhos...
e fez nhec, nhec"

Tudo isso com a coreografia... suas pequenas mãozinhas mostrando com uma certa dificuldade os olhinhos e, depois, os dentinhos do 'jacalé'.

Esse é meu filhote... que chegou da escola semana passada todo feliz por que tinha aprendido uma música nova... e feito um 'jacalé' de sucata...

Te amo filho! É o 'jacalé' mais lindo que já vi na vida...

O QUARTO DOS MENINOS!

O quarto dos meus meninos está ficando lindo. Neste final de semana o quarto ganhou um colorido especial... chegaram o kit de berço do Rafinha, a colcha novíssima do Matheus, os pinjentes de cortina, nichos e quadrinho de porta da maternidade. Tudo lindo, como eu havia imaginado, como eu havia planejado. Deu também um friozinho na barriga... está chegando o grande dia!

30a SEMANA DE GESTAÇÃO !!!

COMENTÁRIO: Fiz ultrassom no último sábado e o Rafinha está "lindo"! Não estou 100% tranquila, pois há um sinal de uma possível diabetes gestacional, que será confirmada ou descartada na próxima quarta-feira, daqui dois dias. No ultra estava tudo ok; a única atenção é com o líquido aminiótico que está 'aumentado'. Nada de pânico, segundo o médico, mas estamos em alerta. O Chá de Bebê da família e amigos também está chegando... e os preparativos estão a todo o vapor!!!


A medida do bebê deve estar em torno de 27cm e seu peso 1350g.

O bebê já passa a ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Nas menininhas, o clitóris está bem à vista, pois os pequenos lábios ainda não o cobriram.

Nesse terceiro trimestre, o bebê precisa de muitos nutrientes. Faça uma alimentação saudável.

A mamãe poderá sentir-se incomodada ao dormir. A posição ideal é deitar-se do lado esquerdo, porque exige menos esforço e facilita a circulação placentária.

CHÁ DE BEBÊ - Vai realizar o chá de bebê? Então está na hora de começar a idealizá-lo. Primeiro decida quem vai convidar e os presentes que estão faltando no enxoval do bebê ou que deseja ganhar. Em seguida, escolha alguém para organizar tudo isso para você, já que não pode saber o que vai ganhar de quem. Divirta-se!


ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

SUSTO

Semana passada tive consulta médica, de rotina, que faz parte do pré-natal. Tudo estava bem até o médico tirar minha pressão: 13,9. Não é muito alta, mas para o "padrão Adriana" sim... minha pressão sempre está em 10,6. Mas, não era motivo para pânico. O segundo comentário do médico que me chamou a atenção foi quando ele levantou uma possibilidade de diabetes gestacional. Ele lembrou que tive excesso de líquido no final da primeira gravidez e que, por este motivo, precisava ter um acompanhamento mais de perto. Pediu uma série de exames de sangue e um ultrassom que, segundo ele, era para "mãe ficar feliz" em "assistir" o pimpolho na telinha.

Marquei o ultrassom para o sábado, dois dias depois da consulta. Foi maravilhoso. Vimos o Rafinha mexendo a todo o vapor, inclusive no ultrassom 4D, que dá pra ver nitidamente o rostinho e seus movimentos. Ficamos, óbvio, super emocionados e até ganhamos uma fotinho dele - aliás, a primeira da vida dele, com tanta nitidez. A parte chata foi quando o médico disse que o líquido aminiótico estava aumentado. Puxa, de novo! Gelei. Na gravidez do Matheus tive aumento de líquido bem no finalzinho, lá pela 37a semana, e o parto foi marcado para uma semana depois. Mas e agora? Estou de 29 semanas. Muito cedo para nascer!

Vendo meu desespero o médico pediu para ficar tranquila e disse que por enquanto só há um aumento de líquido, que não se trata ainda de excesso, mas que vale a pena investigar a causa e que há chance sim de ser diabetes gestacional.

Hoje cedo, segunda-feira, fiz os exames de sangue solicitados pelo médico. O resultado sai na quata-feira, daqui dois dias. Estou tensa, confesso. E fiquei mais ainda quando fui me informar melhor sobre diabetes gestacional. Passei os dois últimos dias entre risos e choro. Exagerada? Não sei. Sou assim. Ansiosa e fico angustiada em ter que esperar para saber algo. Tenho medo de ter algum problema sério, tenho medo do bebê ter alguma complicação por conta disso. Tenho medo dele nascer antes da hora. Tenho vários medos. Toda a força e confiança que tinha até a semana passada foram por água abaixo nesta semana. Agora resta aguardar e torcer para estar tudo bem, como sempre esteve. Afinal daqui no máximo dois meses estou com meu gatinho nos braços.