quinta-feira, 10 de novembro de 2016

RAFA E O SISTEMA SOLAR - Marte, aí vamos nós!

Ando ausente do blog, eu sei, mas os afazeres do dia a dia, trabalhos, jornada tripla, quando não quadrupla, tem tomado todo meu tempo. 

Mas mesmo nessa correria insana tenho presenciado momentos muitos alegres, que deixam meu coração transbordando de amor. E por isso não poderia deixar de registrar o que aconteceu ontem aqui em casa... 

No mês passado foi a Feira do Conhecimento no colégio dos meninos. É uma espécie de feira cultural que possui um tema central e cada turma explora um sub-tema em sala de aula para apresentar no dia da feira. Pois bem, o tema da turma do Rafa, que está no primeiro ano, foi a Via Láctea e o Sistema Solar. 

Pela primeira vez Rafa teve um texto mais elaborado para estudar para sua apresentação. Nos anos anteriores eles também se apresentavam, mas de uma forma mais informal aquilo que tinham estudado e aprendido em sala de aula. Uma semana antes do "grande dia" Rafa chegou em casa com o seu texto impresso numa folha de papel. Lembro exatamente da carinha dele, que misturava orgulho e pânico pelo receio de não decorar a sua fala. Depois de muita conversa e dele entender que não tinha que decorar, mas sim compreender o que falaria ele foi relaxando e se entregando à sua missão dos próximos dias. 

Pois bem. Rafa mais uma vez nos surpreendeu. Ele que sempre foi mais avoado, disperso, aparentemente mais sossegadão, dessa vez abraçou a sua missão e, espontaneamente, estudava seu texto dia a dia. Durante aquela semana, essa folha de papel foi a grande amiga do Rafa! Cada um que chegava em casa ouvia a fala do moleque. Durante o meu banho, lá estava Rafa lendo em voz alta sua fala do outro lado do box. Quando saíamos de carro ele fazia algum comentário sobre um ou outro ponto de seu texto. Descobri naquela semana que meu filho havia crescido e que um serzinho cheio de responsabilidade e comprometimento havia nascido ali bem debaixo dos meus olhos. 

O grande dia chegou. E, claro, ele e seus amiguinhos mandaram super bem na apresentação, afinal estavam afinadinhos. Mas qual não foi minha surpresa é que Rafa realmente não apenas decorou o que tinha que falar. Até porque, se tivesse, provavelmente teria esquecido algum tempo depois. E nossa constatação veio essa semana de uma forma muito divertida. Por ironia do destino, Matheus, que está no quarto ano, está esses dias estudando exatamente sobre o SISTEMA SOLAR. Pois é... acho que minha cina é explorar Júpiter, Saturno, Urano e companhia. 

Pois bem, quando Rafa descobriu que o irmão estava estudando o mesmo tema que sua turminha tão bem se preparou para a feira do conhecimento, ficou super animado. E ao longo da semana oferecia ajuda ao irmão mais velho. E, Mat, com todo carinho que tem pelo irmão, abraçou a ideia e acolheu a ajuda do caçula com muito respeito. Vez ou outra escutei coisas como:

"Não Mat, o planeta mais quente não é Mercúrio, é Vênus, não se esqueça!". 

Outra hora era Mat que checava com Rafa: "Rafáaaaaa Mercúrio é o mais rápido, né?". 

Outras vezes "Mat lembra que Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são os planetas rochosos!". 

"Mat você sabia que a Terra é o único planeta que tem vida, né? Mas sabe por que? Porque aqui tem oxigênio, nitrogênio e água!"

"Plutão era planeta. Mas isso muito antigamente. Lá na época da mamãe! Esquece dele..." - chamando a mãe de velha na cara dura... 

E assim, com toda essa troca de conhecimentos estamos prontos para ir para Marte assim que possível! Pelo menos informações temos de sobra, graças ao Rafa! rs 





Nenhum comentário:

Postar um comentário