Rafa e a lição de casa |
Quando se tem dois ou mais filhos um dos pensamentos que se vem a cabeça é que com o primeiro tudo é novidade, afinal, ele é o primeiro e vivenciará primeiro muitas coisas em sua vida. E isso é fato. E ponto. Mas como a vida surpreende e definitivamente não sabemos de nada do que está por vir, cada ser é único e com ele aprendemos e vivemos novas experiências. E com o Rafa, meu caçula, não poderia ser diferente.
Rafa está na escola desde o ano passado. Foi com três para quatro anos. Para alguns, tarde para os padrões de hoje. Para mim, cedo para os padrões de antigamente. Rafa, diferente do irmão, não tem tanta pressa. Segue seu ritmo, sem muitas comparações, sem se importar muito com o ritmo de cada um. Fala pouco sobre a escola. Vez ou outra faz algum comentário sobre a aula ou alguma situação que aconteceu na sua tarde. E Rafa está sendo alfabetizado. Vez ou outra reconhece alguma sílaba em algum papel perdido pela casa. Outras vezes "desenha" algumas letras no quadro branco do seu quarto. Dia desses, pela primeira vez, conseguiu ler sozinho a palavra RUA em uma lição de casa. Ficou feliz. Ficamos felizes! Outro dia reconheceu numa revistinha de atividades a palavra PIPA. E, de novo, estampou um sorrisão no rosto como quem diz "Eu tô conseguindo!". E vibramos. E aplaudimos a sua conquista. Sem pressão. Sem pressa. Sem neura.
Bilhetinho na agenda escrito pela professora |
Rafa não é o primeiro e nem o último da sala a ler uma palavrinha. Muitas outras crianças certamente já juntaram as sílabas e conseguem ler espontaneamente. O tempo aqui não é o mais importante. A conquista é individual. A alegria também. Olhar um emaranhado de letras e conseguir decifrar o código é sem dúvidas fascinante. Assim como é fascinante apreciar o sorriso do Rafa quando ele consegue "desvendar" qual palavra está escrita por trás daquelas letras juntinhas.
Rafa está crescendo! Com cinco anos eu e seu pai sequer íamos para a escola. Os tempos são outros. Que as FADAS, as PIPAS o levem sempre para o caminho do bem pelas RUAS da vida. Chegou a hora do Rafa! Podia ter sido antes. Podia ser depois. Não importa. O que importa é que ele está entendendo e compreendendo a essência disso tudo. Rafa está feliz. Acaba de subir mais um degrauzinho e escrever mais uma página dessa história que está só começando chamada VIDA.
Parabéns, meu príncipe! Delícia poder acompanhar de camarote suas conquistas.
Meu amorzinho! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário