segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

EDUCAÇÃO FINANCEIRA - Aprendendo a poupar desde cedo!

Eles guardaram todo o dinheiro que receberam durante o ano no cofrinho. Notas e moedas iam pro mesmo "destino". 

Muitas vezes resistiram às tentações de gastar alguns trocados em algum brinquedo novo que aparecia pela frente ou com alguma "besteirinha". Afinal, eles tinham um "objetivo" e sabiam que para alcançá-lo precisariam poupar. 

Durante as compras! 
Se mostraram controlados e "pão duros" muitas vezes. Principalmente quando pediam algo para nós, que não era atendido. Prontamente respondiam "Então deixa. Não vamos gastar o dinheiro do cofrinho também". Eles não sabem, mas aprenderam a fazer escolhas, a priorizar o que é mais importante, descobriram (na prática e na pele) que dinheiro não cai do céu, não nasce em árvore e o quão difícil é muitas vezes resistir às tentações do consumismo. Aprenderam a fazer escolhas. 

Não é a primeira vez que o Matheus, 8 anos, poupa o ano todo. Dois anos atrás ele mesmo conseguiu comprar um jogo eletrônico que tanto queria com seu dim dim. No ano passado, outra situação acabou acontecendo. Matheus queria muito um jogo de tabuleiro e conseguiu entrar em um acordo com o irmão para, juntos, unir os dois cofrinhos e comprar um presente em comum. Ficaram, na época, felizes por terem entrado em um acordo sozinhos. 

Dessa vez o tal "objeto desejado" foi decidido no início desse ano ainda, durante uma oficina de patinação no Sesc-SP. Matou a charada? Isso mesmo, os dois resolveram comprar seus primeiros patins. O curioso é que em nenhum momento eles nos pediram o tal presente. Decidiram em janeiro ainda qual seria o destino do dinheiro do cofre, que ainda estava vazio naquela época. Muitas vezes, eu pensei, que ao longo dos meses o "desejo" mudaria. Por alguns meses ninguém falou muito sobre patins. Mas eles realmente tinham tomado a "tal decisão". 

No último sábado antes do Natal foi o dia de abrir o cofre, contar as notas e ir para a loja. Saíram de lá com seus kits à tira colo. Cada um puxando sua cesta de compras. Já no caixa, Matheus fez questão de pegar o dinheiro que estava na minha bolsa e ele mesmo pagar a operadora do caixa. Ela ficou admirada com a história e eles felizes com a conquista. 

Parabéns meninos. Você aprenderam uma grande lição de educação financeira. Mas não para por aqui. O exercício é constante e diário. Poupar é importantíssimo. E pra vida toda. 

A mamãe aqui está orgulhosa por vocês. Confesso, que de cabelos em pé, principalmente ao ver o Rafinha se desequilibrando em cima das rodinhas, mas muito orgulhosa pela conquista. Estão no caminho certo! 

Mat. Faltou a foto do Rafinha


Um comentário:

  1. Parabéns Dri! Que eles aproveitem bastante esses momentos de diversão com o patins. Mande fotos deles depois.

    ResponderExcluir