quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

RAFA - SEGUNDA CIRURGIA DA SUA VIDA

Rafinha é um moleque sapeca, levado da breca. Chegou, chegando, como dizem. É danado, espuleta, fala pérolas que nem mesmo nós acreditamos. Mas esse peralta gosta também de dar sustos na mãe... 

Aos 8 meses passou por uma cirurgia para retirada de um cisto branquial. Um baita susto para todos nós, da família. 

Agora, aos 3 anos e meio, eis que o meu grandão volta ao centro cirúrgico. Dessa vez, para uma cirurgia de fimose. A cirurgia foi marcada com uma certa urgência por que o Rafa estava com parafimose. 

A cirurgia foi realizada no Hospital Infantil Sabará, no dia 10 de dezembro, pelo dr. Elcio Baldacci. Foi tranquila, simples e tudo estaria perfeito não fosse o pós operatório. Rafa precisa ficar de repouso, mas, lembra o que disse no início desse texto? Ele é um menino sapeca, levado da breca! Pois é, e meninos assim não fazem repouso! 

Graças à Deus meu pequeno está melhorando aos poucos. A região ainda está inchada. Diz o médico que se ele ficasse mais quietinho estaria melhor. Mas o Rafa finge não entender e sai pulando pela casa, como se nada tivesse acontecido... 

De "piu piu" novo, meu moleque segue sua vidinha feliz e, aos poucos, voltando ao normal. 
Moleque sapeca, levado da breca... Forte como uma rocha! Pare de dar sustos na mãe... chega de cirurgias! rs

terça-feira, 12 de novembro de 2013

PÉROLAS DA DUPLA - MAT E RAFA

Pérolas de Mat e Rafa, durante uma conversa ontem a noite...  

Rafa - "Nossa, Mat, este jogo é pra maiores de mil anos!"

Mat - "Claro que não, Rafa, é pra maior de 6 anos. Olha aqui na caixa!"

Rafa - "Não, Mat... só maiores de mil anos podem jogar. É sério!"

Mat - "Então só a vó poderia jogar esse jogo, né Rafinha!"


... xi, sobrou pra vó... rs


domingo, 20 de outubro de 2013

PUBERDADE PRECOCE. SERÁ?

Quarta-feira, fim de tarde. Dia de aula de futebol do filhão mais velho. Depois de um dia repleto de atividades, busco ele no colégio, como de costume. Fazia muito calor e ele estava suado. Enquanto eu dirigia, ele, que estava no banco traseiro, se aproximou de mim. Senti um cheirinho de suor... "Nossa, Má. Você suou hoje. Chegando em casa, vá direto pro banho!". Mas aquele dia tinha algo diferente acontecendo. Assim que chegamos em casa, me aproximei dele e percebi que ele estava com um odor forte localizado, bem debaixo das axilas. Tudo seria absolutamente normal se ele não tivesse acabado de completar 7 anos de idade! Fiquei com a pulga atrás da orelha, a partir de então...

Pesquisa daqui, pesquisa dali. Observo o moleque, muitas "cheiradas" (rs) dia pós dia até que resolvo tirar a dúvida: marquei uma consulta com a dermatologista. E eis que surge a constatação que eu tanto temia: possibilidade de puberdade precoce! No caso dele, não foi confirmado, pois faltam outros sintomas, que ele ainda não apresenta. Mas, já surgiu uma pontinha do diagnóstico, um sinal de alerta.

Diante da minha cara de espanto, a dermato começa a relatar que é cada vez mais frequente aparecer no consultório meninas menstruando aos 8 anos de idade! E, talvez, um dos grandes vilões (não o único, claro!) disso tudo seja a ALIMENTAÇÃO.

O assunto merece atenção. Afinal, o que comemos? O que vem dentro daquela comida congelada tão prática e que facilita nossas vidas? O que vem dentro daquela caixinha de suco que nossos filhos levam na lancheira pra escola? E os hormônios que são injetados no boi, no frango, no porco, enfim, na carne que é servida à mesa? Pois é, não sabemos ao certo o que comemos.

Pesquisa daqui, pesquisa dali e vejo artigos do tipo "Suco de soja em excesso pode antecipar a puberdade". Uau, meu filho tomou caixinhas e caixinhas de suco de soja nos primeiros anos de vida. Até por que acreditávamos que "aquela" era a opção mais saudável para um lanche na rua se comparado ao suco de caixinha tradicional.

Outros alimentos surgem nas listas de hipóteses por aí... serão os hormônios presentes nas carnes que comemos? Serão os produtos químicos que mimetizam hormônios nos organismo? Será a tendência crescente à obesidade infantil ou a sexualização precoce das criança pelos meios de comunicação? Não temos a resposta, mas é bom ficar alerta...



Abaixo um texto, que trata do assunto:


Revista Saúde - Ed. Abril



Puberdade antecipada é comum

Corpinho de 15 e cabeça de 8
Muitas meninas já vivem na pele o impacto das transformações típicas dessa fase. O motivo é um descompasso entre o relógio biológico e o mental, que atropela a infância



A infância deveria estar em sua plenitude, mas a menina ganha altura a cada dia, os mamilos já despontam, os pêlos crescem e aquele odor inconveniente exalado das axilas é sentido a distância. O tempo parece ter voado, escorrido pelos dedos. Os médicos chamam esse quadro que pode surgir aos 8 anos de idade ou até antes disso depuberdade antecipada. A percepção geral nos consultórios é de que ela está se tornando mais comum, embora não existam estatísticas a respeito.
Talvez um dos motivos seja o seguinte: nos dias de hoje bastaria um escorregão biológico, por assim dizer, para uma garotinha virar adolescente antes do previsto. Afinal, as meninas já estão menstruando mais novas do que a mãe e as avós. Isso é um fenômeno natural. "Nós o chamamos de aceleração secular do crescimento", diz a pediatra Maria Ignez Saito, chefe da Unidade do Adolescente do Hospital das Clínicas de São Paulo. De século em século a primeira menstruação chega mais cedoe o crescimento é mais rápido.
Nos idos de 1900 as mulheres passavam a menstruar, em média, aos 17 anos. Um século depois a idade média da menarca a primeira menstruação caiu para os 12. Atualmente considera-se normal que as transformações fisiológicas da puberdadesejam disparadas entre os 8 e os 13 anos nas meninas. Se as mudanças surgem antes disso, é para prestar atenção. Pode ser a tal puberdade antecipada. Ou, então, algo que mereça o rótulo clínico de puberdade precoce quando esses sinais aparecem em quem mal completou, se é que completou, 6 anos de idade.
O problema em questão tem a ver com o funcionamento antecipado da hipófise e do par de glândulas supra-renais, responsáveis por secretar os hormônios do desenvolvimento sexualAlém de encurtar a infância, a puberdade precoce pode levar à baixa estatura o esqueleto logo esgota sua capacidade de se desenvolver. Claro, a pequena precisará ser tratada por um pediatra ou até mesmo por um hebiatra, que é o médico especializa do em adolescência. "Ele irá analisar vários exames para tentar bloquear o problema", conta a endocrinologista Angela Spinola e Castro, professora do departamento de pediatria da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. 


Os médicos apelam para substâncias que impedem o avanço da maturação sexual. Entre elas o hormônio GNRH. "Ele faz a idade óssea, aos poucos, ficar proporcional à cronológica", resume a endocrinologista Ieda Verreschi, coordenadora do Ambulatório de Gônadas e Desenvolvimento, também da Unifesp. Nas meninas a puberdade antecipada aquela que dá as caras antes dos 8, mas não muito antes disso deixa mais seqüelas na cabeça do que no corpo.
"A transformação física acontece, mas a emocional não", lembra a psicóloga Célia Horta, de São Paulo. Para piorar, a garota se sente desloca da no seu grupo de amigas e, às vezes, os próprios pais não sabem como agir. Ou seja, em casos assim os adultos também precisam de orientação. Entre outros motivos porque será praticamen te impossível evitar a exposição da criança e eles poderão ajudá-la a lidar com as informações que recebe dos colegas.
A antecipação da puberdade é mais freqüente nos países desenvolvidos e há hipóteses para isso. Nesses lugares a adolescência já chega naturalmente mais cedo por causa da alimentação. "O corpo precisa de muita proteína para entrar na puberdade", explica o hebiatra Maurício de Souza Lima, da unidade de adolescentes do Hospital das Clínicas de São Paulo. Para acelerar ainda mais o tempo pesam ou tros fatores ambientais. Um trabalho da Escola de Medicina daUniversidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, apontou que um simples cosmético poderia provocar um curto-circuito hormonal. Prova disso, segundo os pesquisadores, seria o caso de uma menina e seu irmão que exibiam pêlos pubianos em plena infância.
Tudo por culpa, garantiram os cientistas, de um creme para pele com alta concentração de testosterona, o hormônio masculino, utilizado pelo pai. O simples roçar no rosto paterno teria sido suficiente para que absorves sem a substância, responsável pela pelagem."A ingestão excessiva dos fitoestrógenos da soja e seus derivados também poderia ter esse efeito", teoriza Angela Spinola e Castro. Os temidos hormônios nos alimentos engrossariam o rol. Em 1979 ocorreu um fenômeno na Itália: os seios de centenas de meninas começaram a se desenvolver por causa da ingestão de carne bovina repleta de estrógeno, hormônio feminino que tinha sido usado na criação do gado. Outra acusada é a obesidade. "Ela faz a idade óssea avançar", salienta a endocrinologista.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!

E, no Dia das Crianças, nada como reunir algumas fotos de "baixinhos" de hoje e do passado... rs
Feliz Dia das Crianças, turminha!!!


Euzinha! 


 Mais uma da bochechuda!


O Quarteto Fantástico no final
 dos anos 70


Ah, meus 7 anos! Faz um tempinho! 


Meus heróis favoritos: Matheus e Rafael!


Se "familiarizando" com o tabuleiro
de xadrez!


Como ele era pequetito! 


Amor de irmãos! 


Cabelo pegando fogo! 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CASAMENTO DO ALTAIR E DA MARISA

Finalmente, aconteceu o casamento mais esperado do ano.

No dia 28 de setembro, o Altair e a Marisa se casaram na Igreja Santa Terezinha, em Higienópolis.

E, os pajens, não poderiam ser mais lindos (modéstia, a parte! rs): Matheus e Rafael arrasaram em sua entrada triunfal!

Lindos, caminharam lentamente rumo ao altar para levar as alianças aos noivos!

Lindo de se ver! Emocionante!

Abaixo alguns registros do momento:


Com o noivo, minutos antes da 
cerimônia começar! 


Os dois príncipes rumo
ao altar!

sábado, 28 de setembro de 2013

PAJENS NO CASAMENTO DO TIO

Hoje é casamento do meu irmão Altair com a Marisa. E os meus fofuchos serão os responsáveis por levar as alianças até o altar da igreja.
Se estou tensa? Imagina... ansiosíssima! rs E digo por que: Matheus, 7 anos, está grandinho e, acredito, que mesmo que dê um friozinho na barriga vai seguir enfrente em sua missão. Mas o Rafinha, 3 anos, é imprevisível. Diz que vai e está firme na sua decisão, mas na hora "h" tudo pode acontecer... Por enquanto resta "domar" a ansiedade e torcer pra dar tudo certo.
E, enquanto aguardamos a tão esperada hora do casamento, uma fotinho do pequeno fazendo a última prova da roupa... Detalhe: o irmão não deixou ser fotografado por que não estava com o traje completo!


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

MATHEUS APRENDENDO A LER

"Mãe, hoje aprendi na escola aquilo que você havia me ensinado outro dia... que antes de "P" e "B" usamos sempre "M". E olha só a dica que a professora deu pra gente não esquecer: que antes do B, de bebê, e do P, de papai, tem sempre um M, de mamãe, pertinho! E, mãe, na vida real também é sempre assim, né? A mamãe tá sempre juntinho!"


Imagina se fiquei emocionada, imagina... rs

domingo, 15 de setembro de 2013

MATHEUS "ZÉ" DAS MEDALHAS

Ontem foi dia de Corrida Cartoon. Matheus correu "amarrado" ao pai. É a terceira corrida do moleque que, adooooooora, ganhar uma medalha.
Abaixo, duas fotos. Uma, da corrida de ontem e outra dele com sua coleção de medalhas...
Parabéns, Matheus!


Mat puxando o papai! 



Matheus e suas medalhas! 

domingo, 8 de setembro de 2013

RAFA APRENDEU A ANDAR DE BICICLETA

Há algum tempo ele olhava pra bicicleta do irmão com olhinhos de "quero uma pra mim". Mas como ele ainda usa o seu carro vermelho de pedal, nunca reclamou muito.

Até que finalmente conseguimos comprar uma bike pra ele.

Claro que não foi tá rápido assim. Primeiro, achávamos que teria que ser uma aro 12, mas, qual não foi nossa surpresa quando encontramos uma e... ficou pequena demais. O difícil foi convencer o moleque a sair de cima da bicicleta por que estava pequena. Ele dizia: "Não, mãe. Está boa essa. Vamos levar essa mesmo!". rs

E, o pior. A Aro 16, igual a do Matheus, ainda é grande, ele fica muito alto e com medo. Restava, então, encontrarmos uma aro 14. Mas, cadê a aro 14? Por onde ela anda? Não encontrávamos.

Pesquisa daqui, procura dalí, descobrimos que a Caloi não fabrica mais aro 14. Em bicicletarias do bairro também nos disseram que era difícil encontrá-la. Restava procurar os locais de venda da Brinquedos Bandeirante. E foi o que aconteceu.

Compramos pela internet essa aí. Quando chegou em casa, toda desmontada, o "bichinho" queria subir na magrela mesmo desmontada... Foram alguns minuto de desespero... mas o paizão conseguiu concluir o "seu trabalho" e, no dia seguinte, já que era noite, descemos pro primeiro passeio do Rafa de bicicleta.

O movimento da pedalada parecia difícil. Como assim, movimenta uma perna, depois a outra... Coisas que depois que aprendemos fica tão fácil, não?

Mas a vontade do pequeno em pedalar e o incentivo do irmão, que ficou presente o tempo todo e o chamado pra brincar falaram mais alto. Rafa aprendeu muuuuuito rápido a andar de bicicleta. Não passou de 30 minutos de incentivo!

Parabéns, Rafa! Estamos todos orgulhosos de você!






Rafa e sua bike! 

domingo, 1 de setembro de 2013

RAFA NA NATAÇÃO

A "estréia" do Rafinha na natação, finalmente, aconteceu! Desde meados de agosto nosso pequeno também se tornou um peixinho, assim como o irmão mais velho.

Rafa nunca foi muito fã de água... é do tipo que brinca mais na areia do que no mar, que prefere a borda da piscina do que a água em si.

Massss gosta de "imitar" o irmão em tudo e, portanto, surgiu o pedido para nadar. Aproveitamos rapidinho o pedido, já que o pequeno tem um certo medinho de água. Não gosta de lavar os cabelos e tem muita aflição de água nos olhos.

No primeiro dia de aula, Rafa, embora estivesse empolgado, chorou um pouco. Disse que não queria mais. Conversei com ele, disse que ele não era obrigado a entrar na piscina, mas que deveríamos ir, para ele decidir na hora. E, graças à Deus, ele adorou. Simpatizou logo de cara com o professor, o tio Moisés (que ele insiste em chamar de Tio Moisésis!)

Agora ele está virando um peixinho... ainda não quer afundar a cabeça na água, mas está se achando todo importante por causa da natação.

É marrudinho... quando alguma criança bate as pernas e joga água nele, fica bravo. Dia desses disse assim: "Não goto daquela menina. Ela jogou água em mim!". Figuraça, esse meu peixinho lindo!

domingo, 18 de agosto de 2013

REI LEÃO - PROGRAMA DE AFILHADO E PADRINHO

O padrinho do Matheus, queria assistir ao espetáculo do Rei Leão. Mas achava que o afilhado não toparia ir só com ele. Eu, desde o início sabia que o moleque ia pirar. Eis que faço a consulta:

Eu - "Matheus, o dindo quer te levar no teatro, pra assistir o Rei Leão. Você topa?"
Matheus: "E você vai, mãe?"
Eu: "Não filho... dessa vez só vocês dois... "
Matheus: " (faz cara de pensativo...)
Eu: "Por que, você não quer ir?"
Matheus: (dá um sorrisão e diz...): "Oba, quero sim, quero sim. Só eu e o Dindo!"

Conclusão: Meu filhote de 7 anos está achando o máximo sair sem a mãe! hahaha

E, hoje, é o dia do tão esperado passeio!


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

RAFA ATACANDO ATÉ COMIDA CHINESA

"Mãeeeee eu estou DESESPERADO pra comer comida chinesa!"

Foi assim, exatamente assim, que meu pequeno me pediu ontem pra comer comida chinesa.

Detalhe (vergonhoso): Até hoje, meus 35 anos de idade, nunca tive a menor vontade e curiosidade de comer comida chinesa.

Mas, graças à Deus, o Rafa é diferente da mãe. E, por que não dizer, um presente que Deus me mandou. Afinal, há 7 anos penamos aqui em casa pra convencer o Matheus, irmão mais velho do Rafa, a comer coisas simples, do dia a dia. Matheus é o oposto do Rafa. Se "acha" que não vai gostar, não prova. Se "acha" a comida feia, acha que vai ser ruim e não quer, de jeito nenhum provar o sabor.

Rafael é diferente. É curioso em todos os aspectos, mas no quesito GASTRONÔMICO é encantador. Não importa se a comida é bonita ou feia. Ele quer provar. Em geral gosta, mas, claro, já teve algumas rejeições. Ele não gosta, por exemplo, de pudim de leite! Mas, por outro lado, adora o azedinho do limão, o gostinho cítrico da mexerica, o doce do chocolate.

Bom, voltando à comida chinesa... eis que nosso jantar de ontem, foi um Yakisoba clássico. Rafa ficou encantado de comer o macarrão do potinho, como ele mesmo dizia. Comeu uma, duas, três garfadas e disse "GOTEI, MÃE, GOTEI!". Mandou ver também no rolinho primavera de queijo e no franguinho empanado. Ah, sem falar, claro no biscoitinho da sorte.

Ah, e o irmão nisso tudo... ah, o irmão adorou rolinho primavera e biscoitinho da sorte. O que para seu MEDO  de experimentar algo novo já é um sucesso.

Rafa veio para mexer com a família. Inventa, pede, dá sugestões, tem vontades, que envolve toda a família. Rafa veio para nos ensinar muitas coisas, a nos forçar a inovar, a acreditar, a sair da mesmice. O que mais escuto do meu pequeno é "Arroz e feijão de novo? Quero hoje uma panqueca!" Outro dia é macarrão, depois omelete e, assim, ele vai ajudando a definir o cardápio da semana.

Rafa vai também pra cozinha. Dia desses me convenceu a colocar nozes na massa de um bolo e, pra minha surpresa, não é que ficou delicioso. Ele tem um toque gastronômico. Curte a magia da culinária, gosta de misturar (ou MITURÁ, como ele diz) ingredientes, de ver a cor surgindo na batedeira em funcionamento.

Acredito que não é por acaso que esse anjo caiu em nossas vidas... Rafa é irmão de um menino lindo que tem transtorno alimentar, que sofre para provar, para mastigar, para aceitar novidades, no quesito alimentação. E o pequeno, com seus poucos 3 anos, incentiva o mais velho diariamente: "Come, Mat, é gotoso, você vai gostar!". Outras vezes, diz assim: "Mat, é assim que vc deve comer essa fruta. Pega assim, agora tira a casca, cospe o caroço". E por aí vai... ensinando e ajudando o irmão a vencer suas aflições... e, como uma mágica, ele tem ajudado muito o seu irmãozão. Matheus tem melhorado muito, tem tido muitas novas conquistas e também está feliz com a nova fase.

Parabéns, Rafa, meu comilão! Obrigada por trazer tantas alegrias para nossa família!

sábado, 13 de julho de 2013

DICIONÁRIO DO RAFA

Certa vez, quando o Matheus tinha 1 ano e meio, mais ou menos, meu pai, desesperado por que o moleque não falava praticamente nada, disse assim: "Procura uma fono! Esse menino deve ter algum problema. E ele vai perder aquela fase tão engraçada dos bebês de falarem errado... ". De fato, o velhinho acertou em uma questão: mais tarde o Matheus precisaria de fono, que aliás o acompanha até hoje! Mas claro que não "perdeu" a fase de falar errado, afinal até hoje ainda precisa de algumas correções... Aliás ele tem "curtido" até demais essa fase looooonga... rs
Agora é a vez do Rafa. Assim com o irmão mais velho começou a falar tarde. Antes dos dois anos não saia do "papai-mamãe" Hoje, " fala mais que a boca", como dizem. Mas, tem um jeitinho bem próprio, digamos assim. Vamos ao vocabulário do Rafa, afinal, ele merece compartilhar disso no futuro...

PICOCA - pipoca
EOISA - Eloisa (a amiga!)
BINIBINHA - biribinha
MUCA - música
FÃBI - furby (o brinquedo "do momento")
TIBÁ - Jequitibá (a escola do irmão)
BÓIS - Bóris (o cachorro do amigo)
BINCÁ - brincar (o que ele mais quer)
DUMÍ - dormir (o que ele nunca quer)
PAPAI DO CÉU (umas 10 x)... AMÉM - essa é a loooonga reza dele de todas as noites
MIGOS - amigos (em geral, os amigos dos irmãos)




segunda-feira, 10 de junho de 2013

CIRCO - MEDO DE PALHAÇO?!

Rafinha está numa fase cheia de medinhos e medões. Tem medo de barulho de fogos de artifício, medo de barulhos em geral, medo quando alguém grita ou fala mais alto perto dele. Medo de cachorro grande, medo de palhaço e por aí vai. Outro dia tivemos um "papo cabeça" sobre medos, aí, meu pequeno solta a seguinte frase: "Mãe, me leva pro circo. Preciso perder o medo de palhaço". Pedido feito. Pedido atendido. Ontem fomos ao Circo dos Sonhos. Na hora de entrar no picadeiro, Rafinha amarelou e pediu pra sair. Lá fora, só nós dois, tivemos mais um papinho sobre medo: "Rafa, quando eu era pequena e tinha medo eu dava a mão pra minha mãe e pro meu pai e me sentia confiante. Assim, eu conseguia entrar no circo". E, pra minha surpresa, ele respondeu: "Tá bem mãe. Vou pegar sua mão, mas primeiro vamos assistir só pelo buraquinho da cortina". Sim, claro. E, da cortina, fomos pra a última fileira de cadeiras, depois fomos nos aproximando e, finalmente, sentamos novamente com o restante da família. Rafa assistiu o espetáculo lá na frente do palco. Todo lindo. Todo feliz, por que conseguiu ficar cara a cara com o palhaço... Lindo!



sexta-feira, 7 de junho de 2013

O CLIMA DE ARRAIÁ CHEGOU POR AQUI...

Amanhã meu grandão dança na Festa Junina do colégio. O tema é água... por isso a camisa azul e os retalhos da calça em formato de gota d´água! Agora é só aguardar (ansiosa, sempre) pra ver o lindão arrasando na dança com seus amigos!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

MATHEUS COMEÇANDO A LER...

Matheus está passando por uma nova fase da sua vida: está descobrindo verdadeiramente o mundo das letras! E, nós todos, estamos encantados com suas descobertas. Passada a fase mais tensa, de pressa, de ansiedade em juntar as sílabas, ele agora finalmente está mais leve e aprendendo com mais facilidade. 

E confesso, é uma fase deliciosa. "Mãe, alí está escrito ME-CA-NI-CA!", dia desses ouvi enquanto estava parada aguardando um semáforo abrir. Outro dia: "Mãeeeeeeee", ele gritava do chuveiro. Corri pra ver o que estava acontecendo e ele estava todo molhado e sorridente: "No seu creme de cabelo está escrito NOVO". 

As lições de casa também têm sido mais gostosas. Ele começa a ler o enunciado da lição, preenche com facilidade o cabeçalho e, muitas vezes, diz que não precisa de ajuda pra resolver a questão pedida. Está mais livre, mais solto, mais confiante e, consequentemente, com mais autonomia. 

Parabéns, filhote. Com sua idade eu estava ingressando na escola... O mundo mudou, só não tenha pressa de crescer e nunca perca essa vontade de descobrir coisas novas, sempre. Com seu sorriso e suas conquistas você alegra nossas almas e deixa nossos dias muito mais leves. 

Amo você, Mat! 

PÉROLAS DO RAFA - continua!

Na semana passada, eu e o Rafa (no auge dos seus 3 anos) jogando xadrez. Detalhe: eu não sei jogar também! O Matheus era o "orientador" da dupla, coitado. Aí começou o diálogo:

Matheus - "Rafa, você deu um cheque mate na mamãe!"
Rafa - "Nãooooo. Eu dei um RAFA MATE"
Matheus - "Não existe Rafa Mate, Rafinha. Só cheque mate"
Rafa - "Nãoooo. Quando você joga é um CHEQUE MATE. Quando eu jogo é um RAFA MATE. Se a mamãe ganhar é um MAMÃE MATE. Entendeu, Matheus?"

Nos últimos dias, o meu caçulinha está impossível. Tem soltado frases do tipo:

1 - "O que é beijo fatal no jogo de xadrez?"
2 - "Mamãe, o Mário Kart vai chegar em primeiro. Tô ficando bom!"
3 - "Comi todo o doce. Sobrou pra você só o guardanapo. Hahaha"
4 - "Quero jogar futebol num campo de areia. A quadra do prédio não serve!"
5 - "Ah, arroz com feijão de novo? Queria PAQUECA" Sem o "n" mesmo...

Seguuuuura esse menino!

terça-feira, 9 de abril de 2013

PÉROLA DO RAFA

Rafinha, que está prestes a completar 3 anos no fim do mês, é um serelepe de carteirinha. Danado, sem vergonha, bagunceiro, ele faz arte por onde passa com a maior cara lavada.
Dia desses, depois de muito bagunçar e "soltar" algumas frases engraçadinhas, eu pergunto a ele: "Filho, cadê o juízo?". E, pra minha surpresa, ele responde: "O juízo do futebol, mãe?".

É Rafinha, definitivamente o único "juízo" que você conhece é do futebol, né filho?

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

RAFINHA "ACHANDO" QUE JOGA X-BOX

Um dia ele vai crescer e descobrir o que o irmão fazia com ele para conseguir jogar X-Box: um controle "falso" para o pequeno "pensar" que estava também jogando video-game. Ôhhhh dó...




Lucas, Rafa e Matheus: uns jogando e outro pensando
que joga!