Comentário: Essa frase cai como uma luva para descrever o que estou sentindo... "Nesse período, é comum a mãe começar a ficar ansiosa para o término da gravidez." Não quero, obviamente, que o Rafinha venha "antes da hora", mas que gostaria de acelerar o relógio nesse período, gostaria e explico por que:
- Estou com muita dor nas costas;
- Não sei mais o que é ter uma noite inteira de sono;
- Quando sento no chão para brincar com o Matheus, preciso de um guindaste para me levantar;
- Tenho tido crises constantes de enxaqueca com aura, o que digamos não é nada legal!
Enfim, filhote, te amo demais, mas final de gravidez é jogo duro...
8º mês lunar - 29ª semana - Minha Gravidez Semana a Semana
O comprimento do bebê esta semana é de 26cm e seu peso de 1250g.
O bebê muda de posição constantemente, adora brincar com o cordão umbilical. Que espuleta, já gosta de brincar! A pele enrugada já desaparece por causa da camada de gordura e está avermelhada.
Mesma situação encontra-se o sistema nervoso central, também bem desenvolvido e já permite que o bebê controle sua temperatura a partir do nascimento.
O colostro pode sair do seu peito, com uma aparência amarelada. Seus pés estão maiores. Dessa forma, use calçados confortáveis.
Nesse período, é comum a mãe começar a ficar ansiosa para o término da gravidez. Há um aumento na secreção vaginal.
Inchaço - A redução do fluxo de sangue no corpo da mamãe pode causar inchaço nas pernas e nos pés, provocando dores e varizes. Para amenizar os sintomas, é importante fazer caminhadas leves, evitar ficar em pé por muito tempo, tomar muito líquido, descansar com os pés mais elevados que os quadris e usar meias elásticas, necessárias para evitar a formação de varizes.
Se você já possui varizes, as meias devem ser postas de manhã, ainda deitada e só retiradas à noite na hora de ir para a cama. Desta forma você evita complicações durante o parto e puerpério.
ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).
Mamãe-Adri, é sempre muito gostoso acompanhar a evolução da sua gestação! E o melhor de tudo é que tem o Matheus pra acrescentar mais histórias. Amei o episódio dos Três Porquinhos!!!
ResponderExcluirbeijocas!!! Pri
Te adoooooro também Pri!
ResponderExcluir